A nova estrutura organizacional dos serviços e o mapa de pessoal da Câmara Municipal da Marinha Grande entrou em vigor esta sexta-feira, 1 de abril, na sequência da sua aprovação pelos órgãos executivo e deliberativo no Município.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e os vereadores Ana Alves Monteiro, João Brito, Ana Laura Baridó e Antonio Fragoso, fizeram o acolhimento aos dirigentes da nova orgânica, numa reunião realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Para o presidente Aurélio Ferreira “a nova estrutura concretiza um dos objetivos a que nos propusemos no início do mandato, no eixo da nova governação, referente à reorganização interna dos serviços municipais, apostando na valorização dos trabalhadores e agilizando procedimentos, de modo a que o Município seja visto como uma instituição amiga dos cidadãos e das empresas”.
“Atendemos à realidade atual da administração local, com desafios de elevada complexidade e relevância pública, designadamente todo o processo de transferência de competências, para implementar uma estrutura com maior coordenação, eficácia e operacionalidade, procurando descentralizar áreas funcionais, que estavam demasiado concentradas em algumas das divisões”, acrescenta o presidente.
No novo modelo de funcionamento dos serviços é assumida a pretensão de “uma gestão autárquica com vista ao reconhecimento do Município como um referencial na área do desenvolvimento económico e na criação de bem-estar para a população, tendo por missão a implementação de políticas centradas nas pessoas, nos desafios da competitividade, da coesão social e do bem-estar, do planeamento, ambiente e sustentabilidade e da nova governação, no quadro de uma organização pública moderna”.
A estrutura dos serviços está organizada em quatro gabinetes (Gabinete de Apoio aos Órgãos de Gestão, Gabinete de Comunicação e Imagem, Gabinete de Proteção Civil e Segurança e Gabinete de Qualidade e Auditoria); e 17 divisões (Divisão Administrativa e de Recursos Humanos; Divisão Jurídica; Divisão de Sistemas de Informação e Inovação; Divisão de Gestão Financeira; Divisão de Contratação Pública; Divisão de Desenvolvimento Económico e Apoio ao Cidadão; Divisão de Obras Públicas; Divisão de Ambiente, Alterações Climáticas, Sustentabilidade; Divisão de Águas, Saneamento e Resíduos; Divisão de Equipamentos Municipais e Energia; Divisão de Planeamento Estratégico, Mobilidade e Transportes; Divisão de Gestão Urbanística; Divisão de Educação; Divisão de Cultura, Património Cultural e Turismo; Divisão de Assuntos Sociais; Divisão de Saúde e Bem- Estar; Divisão de Desporto, Juventude e Associativismo).
A Divisão Administrativa e de Recursos Humanos detém a Secção de Recursos Humanos e a Secção Administrativa e de Expediente Geral; a Secção de Contabilidade está dependente da Divisão de Gestão Financeira; a Secção de Apoio à Contratação Pública está afeta à Divisão de Contratação Pública; e a Divisão de Gestão Urbanística tem sob a sua dependência a Secção Administrativa de Gestão Urbanística.
A Divisão de Desenvolvimento Económico e Apoio ao Cidadão abrange o Serviço de Apoio ao Cidadão e o Serviço de Gestão Administrativa e Comercial das Águas, Saneamento e Resíduos; a Divisão de Gestão Urbanística integra o Serviço de Estudos e Projetos; e da Divisão de Ambiente, Alterações Climáticas, Sustentabilidade faz parte o Serviço Médico-Veterinário.
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