sábado, 2 de abril de 2022

Tropas russas “estão a encher de minas o território” ucraniano à medida que se retiram, afirma Zelensky

O Presidente ucraniano diz que as forças russas estão a deixar minas em casas, equipamentos e até em corpos de pessoas que morreram.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alerta que apesar de as forças russas se estarem a retirar de algumas zonas ucranianas, estão a deixar minas em “todo o território”.

Após a retirada, a situação é catastrófica e há muito perigo.”

Mais de 3.000 pessoas conseguiram fugir de Mariupol nas últimas 24 horas em autocarros e viaturas particulares, disseram as autoridades ucranianas, enquanto a Cruz Vermelha prepara nova tentativa para retirar civis da cidade sitiada.

Os corredores humanitários trabalharam em três regiões: Donetsk, Lugansk e Zaporozhie. Conseguimos salvar 6.266 pessoas, incluindo 3.071 de Mariupol”, disse ainda o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no vídeo divulgado na sexta-feira à noite.

Para este sábado, o Governo ucraniano anunciou que sete corredores humanitários estarão a funcionar para a retirada de civis de cidades onde ocorrem combates nas regiões de Donetsk e Lugansk.

A vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuck, anunciou, através da rede social Telegram, que um dos corredores se destina a permitir a retirada de civis em automóveis particulares de Mariupol, no sul do país, para a cidade de Zaporijia, sob controlo ucraniano.

Outro corredor será aberto de Berdyansk, ocupado por tropas russas, também para Zaporijia, em autocarros e veículos particulares.

As outras cidades das quais se pretende retirar civis são Rubizhne, Nishnye, Severodonetsk, Popasna e Lysychansk, em todos os casos com destino a Bakhmut, na região de Donetsk.

SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário