Os nomes dos vencedores do concurso da 16.ª edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, organizada pela Câmara Municipal de Aveiro, foram dados a conhecer no sábado, 28 de outubro tendo sido também inaugurada a exposição principal no Museu de Aveiro / Santa Joana.A artista Paula Bastiaansen, dos Países Baixos, foi a vencedora do 1.º Prémio com a obra “Balance in red”, o 2.º Prémio foi atribuído a Hidemi Tokutake, do Japão, com a obra “Grow”; e o 3.º Prémio coube a Ming-Miao Ko, de Taiwan, com a obra “Handle with care”.
As vencedoras Paula Bastiaansen e Ming-Miao-Ko estiveram presentes na cerimónia de entrega de prémios, pelo que tiveram a oportunidade de apresentarem as suas obras numa sessão que contou ainda com a visita à exposição principal e às restantes mostras instaladas no Museu de Aveiro / Santa Joana, Galeria Morgados da Pedricosa, ATLAS Aveiro, Claustros da Misericórdia, Galeria da Antiga Capitania, Museu da Cidade, Museu Arte Nova e no edifício da Antiga Estação.
Para além destes prémios, foram atribuídas seis menções honrosas:
Chisato Yasui [JP] – Profile 6; Profile 10
Jiao Meng [CN] – We are all Alice
Lisa Barbosa [PT] – Que nasçam flores
María Oriza Pérez [ES] – Hipatia
Ricus Sebes [DE] – The other side of the light; Amphora [2 peças]
Shao Lei [CN] – Slow-moving shadow
A edição de 2023 da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, que teve início no passado sábado e vai decorrer até 28 de janeiro, regista a maior participação de sempre. Do concurso internacional resultou a seleção de 84 obras que correspondem a 104 peças de artistas de 37 nacionalidades. Estas obras foram selecionadas num universo de 915 peças, de 565 artistas representando 62 nacionalidades.
Durante três meses será possível ainda assistir a várias iniciativas na Cidade: exposições, instalações, workshops e ateliers, programa para famílias e visitas guiadas, que podem ser consultadas em www.bienalceramicaaveiro.pt.
A Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, que se enquadra no programa de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024, é uma referência internacional neste setor cultural e artístico desde 1989. A iniciativa contribui para a produção de cerâmica artística contemporânea através do estímulo à experimentação e à criatividade, assumindo-se como um polo de prestígio das novas tendências da arte cerâmica.
1º prémio - Paula Bastiaansen
Link download:
2º prémio - Hidemi Tokutake
Link download:
3º prémio - Ming-Mao Ko
Link download:
Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]
Nenhum comentário:
Postar um comentário