quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Atualização dos critérios de elegibilidade para a dádiva de sangue


Caros Dadores
É com gosto que o Conselho Diretivo do IPST,IP informa que entrou em vigor a 5 de janeiro de 2026 uma nova atualização ao Manual de Triagem das Pessoas Candidatas à Dádiva de Sangue.

Tal como nas anteriores edições, o atual documento reflete as melhores recomendações, suportadas na melhor evidência médica e científica disponível, na legislação e regulamentação normativa publicada, adotando, sempre que necessário, os pressupostos de consenso associados ao princípio da precaução.
O IPST,IP informa que tiveram lugar várias alterações em relação aos critérios de seleção de dadores de sangue. Estas alterações seguem as orientações europeias e visam reforçar a sustentabilidade dos serviços de sangue do país.

Assim, o limite de idade para a primeira dádiva que até agora era de 60 anos, deixa de existir, passando a aprovação para a dádiva a depender de critério do médico do serviço de sangue. Os Dadores regulares e saudáveis poderão continuar a dar sangue até aos 70 anos de idade, desde que sejam submetidos a avaliação médica individual.

No âmbito das suspensões temporárias, deixa de existir o período de suspensão para o Vírus do Nilo Ocidental (WNV), pela disponibilização de TAN (Teste de Ácidos Nucleicos) individual por parte do IPST, e sempre que realizado este teste de sangue que deteta diretamente o material genético (RNA) do vírus.

Mantém-se necessidade de o dador não estar em jejum quando dá sangue, mas deixa de ser impeditivo para a dádiva, a ingestão de qualquer refeição leve, não sendo obrigatório aguardar a digestão, desde que não exista sensação de enfartamento após a refeição.

Há ainda alterações substanciais em relação a várias situações que impediam definitivamente a dádiva, nomeadamente: ter residido no Reino Unido entre 1980 e 1996 e ter recebido uma transfusão sanguínea depois de 1980.

Agradecemos a vossa atenção e esperamos poder continuar a contar com todos neste objetivo comum de Dar vida à Vida.

*Eunice Aleixo
Secretária | Conselho Diretivo

NB: Considerando o interesse público destes novos critérios, para os interessados em aderir à dádiva de sangue, achámos por bem divulgámos no Boletim InfoADASCA, é para isso que ele existe.
Leiam o texto completo pelo link http://www.adasca.pt/node/2078

Nenhum comentário:

Postar um comentário