O Secretário de Estado da Energia, Jean Barroca, deslocou‑se esta terça‑feira, 3 de fevereiro, a Vieira de Leiria, para acompanhar no terreno a evolução dos trabalhos de restabelecimento de energia, abastecimento de água e resposta operacional às fortes intempéries que afetaram o concelho da Marinha Grande.
A visita integrou uma reunião de coordenação que juntou o representante do Governo, o Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, E‑Redes e Proteção Civil.
Durante a reunião, o Secretário de Estado sublinhou a importância da concentração de esforços neste período crítico. O governante recordou que, em situações de emergência, a E‑Redes segue critérios técnicos que priorizam o restabelecimento de energia aos clientes domésticos, antes das empresas, por se tratarem de necessidades básicas da população.
Os representantes da E‑Redes informaram que, na manhã de 2 de fevereiro, 53% dos clientes do concelho da Marinha Grande estavam sem energia. A 3 de fevereiro, esse número vai baixar para 29%, o que corresponde a cerca de 7300 clientes sem energia.
Na freguesia de Vieira de Leiria, fortemente afetada pela tempestade, entre as ações já executadas destacam‑se:
Instalação de duas centrais móveis uma na Praia da Vieira e outra em Vieira de Leiria;
Instalação de um gerador no PT junto à Junta de Freguesia de Vieira de Leiria que se prevê entre em funcionamento;
Trabalhos de recuperação na subestação, considerada crítica para a zona.
As entidades envolvidas garantiram que todos os meios disponíveis estão mobilizados e que os esforços continuarão ao longo da próxima semana, mantendo como prioridade a reposição de energia, água e comunicações.
*Gabinete de Comunicação e Imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário