Informa-se que, devido à aproximação e passagem de ondulação frontal com corrente de oeste, se prevê, de acordo com o IPMA, a manutenção de condições meteorológicas ainda algo adversas, com chuva persistente, vento forte e agitação marítima, sobretudo entre o final da tarde de hoje, dia 13/02, e o dia de amanhã, dia 14/02, pelo que se espera a continuidade das situações de cheia/inundação atualmente existentes nos municípios da Região de Aveiro, embora com algum desagravamento, que será mais expressivo a partir da tarde do dia 14.
Mantém-se, desta forma, ativo preventivamente o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Aveiro, desde 101800FEV26, embora se verifique, de forma geral uma descida dos níveis hidrométricos, permitindo, embora com cautela, algum regresso à normalidade nas zonas inundadas.
Continuam ainda ativos todos os Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil referenciados no comunicado 01/26, de 10 de fevereiro. As ocorrências mais relevantes nas últimas horas são sobretudo quedas de árvores ou abates preventivos, alguns cortes de via e danos em algumas habitações ou estruturas, por cheia/inundação e, em alguns casos pontuais, movimentos de massa/derrocadas.
Continuam os trabalhos de reparação e recuperação dos danos, bem assim como as ações de vigilância e acompanhamento permanente de todas as situações, pelos Serviços Municipais de Proteção Civil, agentes de proteção civil e organismos de apoio dos vários patamares.
Mantem-se o Estado de Prontidão Especial (EPE), para o Dispositivo Integrado de Operações de Proteção e Socorro (DIOPS) no nível IV (máximo), até 142359FEV26, para a Região de Aveiro, no sentido da garantia do permanente acompanhamento das ocorrências, através do respetivos Comandos Sub regionais e de um aumento das ações de monitorização e prontidão.
Assim sendo, recomenda-se mais uma vez à população que siga as orientações das Autoridades e que evite a circulação e permanência em locais próximos das zonas afetadas pelas inundações/cheias/deslizamentos. Atendendo ao corte dinâmico de várias vias rodoviárias na Região de Aveiro, pela evolução da situação hidrológica, continua a apelar-se aos cidadãos para que não circulem nas referidas vias, dado o risco envolvido.
Pede-se mais uma vez, à população, especial atenção às medidas de autoproteção já oportunamente divulgadas através dos avisos da ANEPC/SMPC e agentes de proteção civil, e que sejam tidas em conta as ordens das autoridades territorialmente competentes, mantendo-se atento ao desenvolvimento da situação.
Data: 13/02/2026
Hora: 17:00
Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil O Comandante Sub-regional António Ribeiro (assinado no original)
.png)
Nenhum comentário:
Postar um comentário