A 1ª fase da requalificação do Rossio de S. Brás foi aprovada por unanimidade na reunião pública de Câmara. Trata-se da renovação de uma infraestrutura que marcará uma nova centralidade na cidade e ficará, enquanto espaço multiusos a céu aberto, como uma grande referência material associada à Capital Europeia da Cultura, comunicou Carlos Zorrinho, o Presidente da Câmara Municipal de Évora.
O ponto foi ilustrado com uma breve apresentação feita pelo Chefe da Divisão de Ordenamento e Reabilitação Urbana da Câmara Municipal, Pedro Fogaça.
Esta requalificação dotará de condições dignas aquele espaço nobre da cidade, para funcionar como parque de estacionamento, recinto de feiras mensais, da Feira de S. João e acolhimento de diversos eventos relacionados com a Capital Europeia da Cultura.
Será melhorada a infraestrutura de drenagem do terreno, retiradas da superfície as infraestruturas elétricas, bem como os armários existentes e construídas instalações sanitárias públicas com condições funcionais e higiénicas.
São pressupostos da intervenção: Manter o caráter original de Terreiro; Viabilizar uma melhor e mais segura acessibilidade; Tornar a paisagem urbana mais limpa e agradável; Constituir um espaço multifuncional novo e convidativo; e Não inviabilizar futuras intervenções no Rossio.
De igual modo, dar-se-á continuidade ao Projeto de Requalificação do Interface Modal no Rossio de São Brás, tendo também em conta o respeito e valorização do enquadramento dos elementos patrimoniais existentes (Ermida de São Brás, Chafariz do Rossio de S. Brás, Cerca-Nova, Monumento aos Mortos da Grande Guerra, Jardim Público, Porta do Rossio).
Apontam-se como principais intervenções o reperfilamento da Rua Rossio Ocidental; a retirada das lajes existentes; a modelação do terreno; a remodelação das infraestruturas elétricas existentes; a elaboração de acessos pedonais e para automóveis e a repavimentação.
Uma reunião em que foi também aprovado por unanimidade o Concurso Público por Empreitada para Reabilitação da Unidade de Saúde Pública de Évora, Rua D. Manuel da Conceição Santos n.º 62, 7005-451 | Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
De destacar ainda a aprovação unânime da Proposta de Plano de Atividades da Ludoteca e a Gestão e Programação do Espaço Educativo do Alto de S. Bento.
Foram aprovados por unanimidade votos de solidariedade, propostos pelo PS, referentes às intempéries e à forma como os 14 municípios do Alentejo Central se uniram no apoio aos concelhos afetados no País, bem como à eleição de Francisco Brito, Presidente da União de Freguesias do Centro Histórico, para presidir a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).
Mereceu também aprovação unânime o voto solidariedade relativo às intempéries, proposto pelo PSD, assim como como dois votos de saudação deste, referentes ao 25 aniversário da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Évora (CPCJ) e ao 10º aniversário da Associação Ser Mulher, com referência particular a Ana Beatriz Cardoso, a sua Presidente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário