quinta-feira, 2 de junho de 2016

360º - Barrigas de aluguer: vem aí o primeiro veto de Marcelo?

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaA Uber tem um novo investidor (e não é poupado). A Arábia Saudita acaba de pôr 3.100 milhões de euros na empresa tecnológica que faz concorrência aos táxis. Como lembra o Edgar Caetano, a Uber já vale mais do que toda a Bolsa portuguesa.

É a nova defesa contra eventuais sanções da Comissão Europeia. Depois da ida do Presidente a Berlim, o PS vai apresentar uma resolução no parlamento e quer que todos os partidos rejeitem a possibilidade de uma punição vinda de Bruxelas. A notícia é do Público.

Benjamin Clementine deu ontem à noite um concerto em Lisboa e Alexandre Borges viu e ouviu tudo. Nesta crítica, escreve sobre "aquele miúdo grande de 27 anos e um metro e 85, descalço e de fato preto, como de costume".

Informação relevanteVem aí o primeiro veto de Marcelo? O projeto de lei sobre barrigas de aluguer foi aprovado pelo parlamento e segue agora para Belém - mas pode não passar do palácio. O Presidente tem muitas dúvidas "técnicas" sobre o diploma. A Rita Dinis explica quais: o que acontece se a gestante decidir não entregar o bebé aos pais? E se quiser abortar? E se uma das duas partes mudar de ideias? E quem se responsabiliza se for detetada alguma deficiência no feto?

Com veto ou sem veto, não há dramas. Nos Estados Unidos, Barack Obama gostava de ser conhecido como "No drama Obama". Agora, em Portugal, existe um "No drama Marcelo". Sobre as últimas revisões em baixa das previsões económicas, o Presidente da República veio dizer que se o governo precisar de fazer um Orçamento rectificativo não há "drama".

Hoje são votadas no parlamento as 19 propostas do CDS para o envelhecimento ativo e proteção dos idosos. Os centristas pediram o apoio do PS, para evitar que seja tudo chumbado.

Também hoje temos no parlamento a votação final global do regresso às 35 horas na função pública. Mas, afinal, quantas horas trabalham os portugueses? A Margarida Peixoto foi fazer a pergunta em várias áreas de atividade e trouxe a resposta definitiva: trabalham 35 horas. Ou 37,5. Ou 40. Ou 42. Ou as que forem precisas.

Na sua habitual análise ao tema orçamental no Observador, Luís Teles Morais e Henrique Lopes Valença escrevem: "Pode haver um desvio, no fim do ano, de mais de 600 milhões de euros nos salários. Com a pressão adicional que poderá advir do regresso das 35 horas, este é o principal risco da execução orçamental".

Está a ser discutido o futuro da ADSE. Algumas daspropostas em debate passam por um modelo de mutualização, com uma gestão autónoma do governo, e por abrir o sistema a todos os trabalhadores do Estado, incluindo contratos a termo superiores de seis meses.

Há mais um desmentido sobre a existência de um pacto de não agressão entre PS e PCP para as eleições autárquicas. Em entrevista à Antena Um, Ana Catarina Mendes, secretária-geral-adjunta dos socialistas, garante que o PS quer ganhar tudo o que conseguir.

Há 200 milhões de euros a reembolsar até ao fim de julho aos detentores das obrigações de retalho que a antiga PT vendeu a pequenos investidores em 2012. Mas, como explica a Ana Suspiro, a renegociação da dívida pela brasileira Oi pode provocar um corte no valor a pagar, um prolongamento do prazo de pagamento - ou as duas coisas.

Depois de duas demissões no seu Governo, o Presidente interino do Brasil, Michel Temer, fez ontem um discurso curto, de apenas cinco minutos, cheio de recados, de contra-ataques e de alertas. O descodificador do que ele quis dizer estáaqui.

Quatro das cidades mais poluídas do mundo ficam no mesmo país: na Nigéria. A pior é Onitsha, uma cidade portuária no sul. São os resultados de um estudo feito pela Organização Mundial de Saúde.

"Voltei a casa para ganhar, para vencer. É o meu destino". Foi assim que Nuno Espírito Santo, o novo treinador do FC Porto, se apresentou no estádio do Dragão. Mas, afinal, de onde é que ele vem? O Tiago Palma escreveu o seu perfil.

Os nossos Especiais

Há dias, o gorila Harambe foi abatido no zoo de Cincinatti para proteger uma criança que tinha caído na zona dos animais. Depois da polémica sobre essa medida extrema, restava a pergunta: continua a ser seguro visitar um jardim zoológico? A Vera Novais falou com especialistas sobre os planos de segurança que existem em Portugal e explica o que é que acontece quando alguma coisa corre mal.

Vítor Baía lembra o golo de Poborsky em 1996, que afastou Portugal de um Europeu. E o de Zidane que fez o mesmo em 2000. Na primeira de 11 entrevistas que o Observador publica até ao Euro de França, o antigo guarda-redes da seleção fala sobre os bons e maus momentos da sua carreira. E até sobre os berros que costumava dar.

Notícias surpreendentes

Steve McCurry, o fotógrafo que captou uma das imagens mais icónicas de sempre, a de uma rapariga afegã de olhos claros, está a ser atacado por razões éticas: é acusado de usar o Photoshop para manipular várias fotografias. McCurry defendeu-se dizendo que já não é um fotojornalista, mas "um contador de histórias visuais".

São 300 mil fotografias de atrizes, cantoras, modelos e ícones culturais que nunca foram vistas. Nos arquivos das revistas "Vogue" e "Vanity Fair", entre outras, há imagens que, não sendo publicadas, acabaram nos arquivos. Agora, estão finalmente disponíveis. A Marta Leite Ferreira escolheu as 52 mais interessantes.

Um concurso internacional de arquitetura está à procura do edifício mais bonito do mundo. Entre prédios invisíveis e museus em pirâmide, escolha o seu preferido.

Mary Poppins (sim, a Mary Poppins) vai voltar. Mas ainda falta um bocadinho: só a 25 de dezembro de 2018. No lugar de Julie Andrews teremos agora Emily Blunt.

A Casa da Música, no Porto, vai ter 109 concertos no verão - e mais de metade são à borla. Até 10 de setembro, há jazz, pop, eletrónica e música clássica. A Sara Otto Coelho conta-lhe tudo aqui.

Já esta semana, tem dez bons concertos para ver. Samuel Úria, Kamasi Washington, Os Mutantes e mais. Os espetáculos são um pouco por todo o país.

Há um novo restaurante de sushi em Lisboa. AronSushi, de  Aron Vargas, acaba de abrir no Mercado 31 de Janeiro, em Picoas (já há um perto da Gulbenkian). O Tiago Pais conta que tudo começou em setembro do ano passado, com uma viagem ao Japão.

Enquanto não chega a hora do sushi (ou do bitoque), vá passando pelo Observador para se manter informado. Estamos à sua espera.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário