sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Instituto do Sangue apela à dádiva de sangue mais raro

Tem sangue 0- e A-? Então vá fazer uma doação
VÍTOR RIOS/GLOBAL IMAGENS
Apelo é do presidente do Instituto Português do Sangue e Transplantação

O presidente do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), Helder Trindade, apelou hoje aos portugueses com tipo de sangue 0- e A- para fazerem as suas dádivas, contribuindo para que doentes e hospitais tenham um verão tranquilo.

Helder Trindade ressalvou que, "neste momento, quer em termos nacionais, quer em termos do IPST", as reservas de sangue estão "estáveis" e "são confortáveis", com "mais de sete a dez dias, para a maior parte dos grupos" sanguíneos.

Contudo, como "o mês de agosto é complicado para a colheita", "aproveito para deixar este alerta aos dadores que são A- e 0-", que são os dois grupos problemáticos, disse Helder Trindade aos jornalistas, no final de uma visita ao centro de transplantação do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, onde acompanhou o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado.

O apelo aos dadores não regulares, para que "aproveitem esta época de verão para fazer as suas dádivas, permitirá que os doentes tenham o verão com a sua doença, mas sem correr mais riscos, [e] o ISPT esteja tranquilo", assim como os hospitais, sublinhou.

"Diria que estamos bem - acrescentou Helder Trindade -, mas, no sangue, temos de manter sistematicamente este alerta e, sobretudo, em relação a estes dois grupos", concluiu.
_____________________

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!



Nenhum comentário:

Postar um comentário