sexta-feira, 26 de agosto de 2016

360º - Rúben: o miúdo errado, no local errado, à hora errada. E mais um atentado na Turquia

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
O vice-ministro do Interior da Bolívia foi "brutalmente assassinado" quando tentava mediar um conflito com mineiros. O político foi sequestrado pelos trabalhadores em protesto e depois morto, ontem ao fim da noite. O governo boliviano está agora a tentar recuperar o corpo.

Um veículo armadilhado rebentou esta madrugada perto de um edifício da polícia em Cizre, na Turquia, junto da fronteira com a Síria. Há pelo menos oito mortos e ainda vários feridos. O Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) está a ser responsabilizado pelo ataque.

Mais novidades sobre a polémica dos estágios profissionais. O Jornal de Notícias escreve hoje que o IEFP recebeu uma denúncia em 2014. Durante sete meses, não aconteceu nada. Ontem, já se tinha sabido que havia três queixasno total.


Informação relevante
A DBRS (nota mental: a única agência de rating que nos mantém acima do lixo) tem dúvidas sobre o plano de recapitalização da Caixa. Antes de formar uma opinião sobre o seu impacto na dívida, a agência quer saber se o banco públicovai conseguir convencer os privados a comprarem  os mil milhões em dívida planeados.

Hoje de manhã, em entrevista ao Negócios, a comissária europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, diz que vem aí uma "mudança muito profunda" na Caixa, que passará, entre outras coisas, por "significativas reduções de custos" (e esse é o ponto que pode emperrar a "geringonça"). Quanto a outra grande dúvida, a de saber se a operação conta para o défice, a comissária atira para o Eurostat.

Mais uma dificuldade para a Caixa. Já é conhecida a lista dos principais credores da construtora Soares da Costa, que está em Processo Especial de Revitalização (PER), e no topo da lista aparece o banco público , com 160 milhões de euros.

No Observador, Helena Garrido escreve sobre o plano de recapitalização da Caixa e chama a atenção para as"soluções que trazem novos problemas": "Afinal a CGD vai ter menos capital público do prometido, vai envolver privados e o resto são alquimias. As soluções prometem problemas para a Caixa, para o restante sector bancário e para Portugal".

O défice está a cair. Os números divulgados ontem pelo governo mostram uma diminuição de 543 milhões de euros nos primeiros sete meses de 2016, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Uma das principais razões para isso é a subida dos impostos sobre os combustíveis e sobre o tabaco, que valeram quase 800 milhões de euros.

Depois de uma nova réplica sentida ontem à noite, foi hoje feito um ponto da situação do sismo em Itália: 267 mortos e 387 feridos. Apesar da tragédia, há histórias inspiradoras. Como a da criança de dez anos que conseguiu sobreviver durante 17 horas debaixo dos escombros; ou as dos milhares de voluntários que, nas palavras do primeiro-ministro italiano, "escavaram com as mãos" para salvar vidas.
Ontem, foi possível ter três visões muito diferentes sobre as consequências do terramoto. Um vídeo feito por um drone mostra a cidade que já não existe. Uma simulação em 3D permite ver as ondas do sismo. E um mapa divulgado pelo Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia mostra o medo sentido pelos italianos.

Ainda a guerra do burkini. Em Londres, um grupo de mulheres manifestou-se em frente da embaixada francesa contra a proibição. A Amnistia Internacional defendeu que a medida  é "discriminatória" e um ataque à liberdade religiosa. No Observador, Pedro Vaz Patto, presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, escreve sobre "o burkini e os nossos valores".

O Sporting não podia pedir um sorteio pior na Liga dos Campeões: vai defrontar o Real e o Dortmund. O Benfica defronta o Nápoles. E o FC Porto apanhou o campeão inglês, o Leicester. É assim que o Tiago Palma resume o que vai acontecer às equipas portuguesas. Ou, sendo mais resumido ainda: "Sporting azarado, Benfica assim-assim e FC Porto 'pé quente".

A RTP vai transmitir a Taça da Liga nos próximos dois anos, que corresponde a oito jogos. Valor total, segundo oExpresso1,6 milhões de euros.

Era o passo seguinte e inevitável (e merecido): o nadador americano Ryan Lochte foi hoje indiciado por “falsa comunicação de crime” no Brasil. Agora, deve seguir uma carta rogatória para os Estados Unidos.
 

Os nossos Especiais para ler no verão
É benfiquista, apaixonado por motocross e um craque no snooker, mas tem "falta de empenho" na escola - e foi o miúdo errado, no local errado, à hora errada. O Miguel Santos foi a Ponte de Sor tentar perceber um pouco melhor quem é Rúben Cavaco, que ficou no centro de uma polémica diplomática depois de ser agredido pelos filhos do embaixador iraquiano.

Notícias surpreendentes

Chamava-se Maria Eugénia Pinto do Amaral, mas ninguém a conhecia por esse nome. A "menina da rádio"morreu ontem, aos 89 anos. A atriz ficou famosa, precisamente, pelo filme "A Menina da Rádio", realizado por Arthur Duarte, que protagonizou quando tinha apenas 17 anos.

Depois da lista das mulheres, a dos homens: a Forbes divulgou os valores dos atores mais bem pagos de Hollywood. Em primeiro lugar ficou Dwayne "The Rock" Johnson, com 57 milhões de euros. Chamem a comissão para a igualdade entre os géneros: se a lista fosse mista, a atriz mais bem paga (Jennifer Lawrence, 40 milhões) ficaria apenas em quinto lugar. O top 20 masculino está aqui.

É difícil de acreditar, mas juramos que é verdade: ainda há fotos inéditas de Marilyn Monroe. James Collins, que quando ainda era adolescente costumava seguir a atriz em Nova Iorque, mostrou agora as imagens que tirou em 1955 e 1956.Nunca vimos Marilyn tão natural como nesta fotogaleria.

Hoje sai um novo álbum de Britney Spears, mas isso não interessa nada (OK, para quem quer mesmo saber, chama-seGlory). Como explica Susana Romana, a cantora já não precisa da música para ser uma das estrelas da pop. Perceba porquê neste texto.

Se tem um iPhone, atualize o software. Não, não pode esperar até acabar o café - faça isso já. A Apple descobriu uma falha de segurança (na realidade, são três) que pode dar acesso a todos os conteúdos do seu telemóvel.

Ainda tem uns dias de férias mas o subsídio já quase desapareceu? Então a Marta Leite Ferreira tem uma lista ideal para si. São as 20 cidades mais baratas para passar uns dias a descansar.

E agora que vem aí o fim de semana fique com as nossassugestões para um sábado e domingo em cheio. Há música, teatro, cinema e comida.

Enquanto a sexta-feira não acaba, vá passando peloObservador. Já sabe que estão aqui todas as notícias.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

 ________________________
INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário