DSC_0002
A história desta casa já é bastante longa!
No início dos anos 50 do século passado, Narciso Patrão António, um simpático e muito educado cidadão recentemente falecido, abriu uma oficina de relógios em Mira, bem próximo de onde está localizada a caixa d´água.
Depois de poucos anos, instalou-se onde está, até hoje, localizada a sua loja. Na altura, ele "fazia a volta pelo país todo" em trabalho ambulante, como afirma o seu filho Hélder Patrão, ainda de uma forma sentida e saudosa, que deixa escapar quando fala do seu pai.
Hélder assumiu ao lado do pai, o negócio, fazem agora 24 anos. De lá para cá, este "comerciante que podia ter sido pediatra", segundo suas palavras, sempre trabalhou nisto e, garante, "vai ser assim até ao fim"! Apesar de todas as dificuldades inerentes à crise que, "desde 2003 fez com que o negócio decrescesse, até chegar ao ponto como está atualmente: estabilizado, mas... por baixo!".
Mas, como se não bastassem os frutos de uma crise que nunca mais passa, também os amigos do alheio têm, ao longo do tempo, feito tudo para complicar ainda mais as contas da casa... e, a mais recente foi no passado final de semana!
Este foi o terceiro assalto sofrido desde 2013. No primeiro, feito à mão armada em plena luz do dia, os ladrões nada levaram porque uma senhora vendo o que estava a acontecer, do lado de fora da loja, pediu aos bombeiros que passavam, que ligassem a sirene da ambulância! Uma astúcia que resultou, pois os bandidos trataram de fugir para não mais voltarem...
A segunda vez foi cerca de um ano depois, e aconteceu durante a noite. Naquela altura levaram joalharia de prata, num valor bastante considerável.
A terceira... bem, a terceira aconteceu entre o sábado a tarde e a madrugada de domingo para segunda-feira, pois Hélder, ao abrir a loja pela manhã para iniciar o trabalho deparou-se com uma cena que o deixou de tal forma abalado, que não foi capaz de ligar à GNR... quem o fez foi uma cliente, dado o estado de choque em que o comerciante ficou!
As dúvidas permanecem. Quem terá sido? Em qual horário os ladrões terão conseguido entrar na loja? Nada se sabe, por agora! As única certezas que existem são as de que o fizeram "entrando pela parte de trás, tendo cortado uma barra de ferro bastante forte, com maçarico", diz ele, para além lamentar o facto de terem sido roubados "duzentos e cinquenta mil euros em peças, que estavam dentro do cofre... levaram tudo o que ali havia!".
Resta agora ao proprietário, "seguir em frente, não abater-me de vez por mais este infortúnio e, quem sabe, esperar que o material roubado, ou uma parte dele, possa ser recuperado...".
Este homem de fibra, conhecido por todas as pessoas de Mira e de uma vasta região, tem pela frente um caminho difícil a percorrer... mas, quem com ele partilha, conhece-o suficientemente bem para saber que ele dará a volta por cima, mais uma vez. Hélder Patrão não vira a cara à luta e continua ali, sempre pronto para atender bem a todos os que passam pela sua loja. Este é o segredo: apesar da tristeza da perda do pai e do percalço do assalto, ele não irá se abater... continuará a fazer o seu destino como fez até agora!

Francisco Ferra