terça-feira, 23 de janeiro de 2018

360º - PS prefere a esquerda ao PSD; o 2º episódio de SuperNanny visto à lupa; Forbes põe 4 portugueses entre os jovens "mais brilhantes"

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
A segunda sessão do caso Manuel Vicente começa já daqui a nada, por isso convém perceber o que se passouontem em tribunal:

  • O procurador Orlando Figueira justificou parte do dinheiro que recebeu como sendo um "empréstimo" e descreveu o encontro numa suite do Ritz que o levou a trabalhar com angolanos;
  • O tribunal decidiu separar o julgamento de Manuel Vicente num processo à parte pela simples razão de que ainda não o conseguiu notificar, o que agradou ao ex-vice-Presidente de Angola;
  • Os magistrados admitiram vir a extrair uma certidão para investigar indícios que surjam na sequência das acusações de Orlando Figueira a Carlos Silva e a Daniel Proença de Carvalho.

Na frente diplomática, uma novidade: António Costa vai encontrar-se com o Presidente angolano, João Lourenço, em Davos. A reunião acontece hoje.

O governo americano já está outra vez a funcionar - mas só até 8 de fevereiro. O Senado aprovou o financiamento temporário do orçamento federal, o que permite voltar a pagar salários. Mas as negociações têm de continuar. Segundo a análise do The New York Times, os democratas arrependeram-se de ter provocado o "shutdown" por causa da legalização dos chamados "dreamers" (os imigrantes ilegais que chegaram ao país quando eram crianças).

Carles Puigdemont foi à Dinamarca participar numa conferência mas o seu problema não foi com a polícia, ao contrário do que pensava - foi com uma politóloga que lhe fez perguntas difíceis: “Quer uma limpeza étnica?", "Diz que quer negociar com Rajoy, mas não acha que está a ser muito provocador?", "A democracia para si é só fazer referendos e votar ou inclui também o respeito pela lei e pela Constituição?”. Os jornais espanhóis não falam de outra coisa esta manhã.


Mais informação importante
Depois de um pequeno momento Bloco Central, veio a clarificação do PS. Carlos César diz que os “parceiros preferenciais” dos socialistas estão à esquerda. O líder da bancada do PS deu boleia à Rita Tavares e ao João Porfírio entre Penacova e Coimbra, durante as jornadas parlamentares do partido, e falou sobre o efeito da nova liderança do PSD: ela só provocará mudanças se o PCP e o BE "alterarem" o seu posicionamento ou caírem na "irrelevância parlamentar".

Ontem à noite, perante os deputados do PS, António Costa disse a mesma coisa, manifestando vontade e empenho em reeditar a "geringonça": "Quando se está bem acompanhado não se muda de companhia".

Depois do suspense, das dúvidas e das especulações, Rui Rio anunciou que Hugo Soares vai continuar a ser o líder parlamentar do PSD - por mais uns dias. Não haverá mudanças até ao congresso, mas convém notar que o congresso é já a 16 de fevereiro.

Mário Centeno estreou-se ontem como presidente do Eurogrupo a anunciar “boas notícias” para a Grécia: Atenas vai receber mais dinheiro.

No final da reunião, o comissário francês Pierre Moscovici deu os parabéns ao português com a já tradicional metáfora futebolística: "Todos aqui sabem como chamamos ao Mário: dizemos que é o Ronaldo da economia portuguesa, e acontece que logo na sua primeira prestação, no seu primeiro jogo, marcou um belo golo".

A Câmara de Lisboa anunciou ontem que quer devolver a Taxa Municipal de Proteção Civil (que foi indevidamente cobrada, por ser inconstitucional) na segunda quinzena de fevereiro. Como é que o vai fazer? Parece que ainda não sabe.

A revista Forbes divulgou a sua lista dos 30 jovens “mais brilhantes” da Europa e escolheu quatro portugueses: Francisco Rodrigues dos Santos, presidente da Juventude Popular, na categoria “Direito e Política”; o bailarino Marcelino Sambé, na categoria “Arte e Cultura”; e a dupla Filipa Neto e Lara Vidreiro, fundadoras da Chic By Choice, na categoria “Retalho e Comércio Eletrónico”.

Nos jornais de hoje, há três notícias que vale a pena reter:
O segundo episódio do SuperNanny foi visto à lupa por três especialistas, a pedido do Observador. Além da exposição dos menores, há críticas à falta de profundidade da psicóloga e até às técnicas utilizadas: “Aquele happy ending é uma mentira”.

Ontem, soube-se que o programa perdeu o seu patrocinador principal, a marca Corine de Farme. E houve mais uma crítica: a Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados considera "inadmissível" a exposição das crianças.

Na "casa dos horrores", mais novidades assustadoras:
última vítima de Larry Nassar, o antigo médico da seleção de ginástica norte-americana, falou ontem em julgamento. Emma Ann Miller tem apenas 15 anos. Ao mesmo tempo, já começou a haver consequências para quem durante anos não fez nada para o parar.


Os nossos Especiais
 
“Fiquei preso na gruta de Mira de Aire. Parece que estamos sepultados vivos”. Carlos Fiolhais, físico e divulgador de ciência, dá uma entrevista de vida e fala sobre viagens, livros e Einstein.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "A hora mais trágica": "Ao contrário do que sugere o filme 'A Hora Mais Negra', a decisão britânica de continuar a guerra em 1940 não foi o resultado de sondagens de opinião, mas de uma liderança que 'caminhava com o destino'".

Laurinda Alves escreve "SuperNanny, a nova Casa dos Horrores": "A SIC aposta nesta mulher e nos seus supostos conselhos porque sabe muito bem os frutos que quer colher. E o que quer é aproveitar-se das fraquezas humanas para a devassa da vida privada".

Nuno Crato escreve "Eles hoje aprendem de maneira diferente… Ah é?!": "Os estudos mostram que 'a presença ubíqua da tecnologia entre os jovens não lhes traz como resultado uma melhoria na coleta de informação, na procura de informação nem nas capacidades de avaliação'”.

Paulo Trigo Pereira escreve uma "Carta Aberta a Rui Rio": "Na próxima legislatura, que será ainda muito exigente em termos financeiros (em particular em 2021) há acordos estruturais que terão forçosamente de incluir os dois grandes partidos nacionais".

Manuel Villaverde Cabral escreve "Os paradoxos do envelhecimento": "O número de mulheres em idade fértil residentes em Portugal nas próximas décadas já faz com que não haja forma de inverter o desfasamento cada vez maior que existe entre óbitos e nascimentos".

Paulo Sande escreve "A peste": "A partir de agora, o Mundo do Big Brother do Ministério da Verdade (mesmo a Verdade da Mentira, vulgo fake news) e o Mundo confortável e colorido do “soma” (uma droga amável) de Huxley juntam num só".


Notícias surpreendentes

Neil Diamond cancelou a tournée que tinha prevista para março após lhe ter sido diagnosticada a doença de Parkinson. "Foi uma honra", escreveu o cantor no comunicado onde anunciou a decisão.

Era a lista que faltava. Vasco Mendonça explica quais são os 17 nomes do hip hop e do R&B que vamos fixar em 2018 (há portugueses).

As botas Ugg estão de volta. E maiores. Reapareceram naspasserelles de Paris numa versão perna inteira.

Cinco atrizes pornográficas morreram nos últimos três meses. É uma coincidência ou algo que podia ter sido evitado? 

Em 15 anos de trabalho, só trabalhou 18 meses - mas continuou sempre a receber salário. Os espanhóis ficaram agora a conhecer a cara e o nome do auxiliar médico que descobriu como enganar o sistema.

São as “desastrosas” 14 fotos (e um vídeo) da primeira expedição da National Geographic ao Polo Norte. A organização celebra 130 anos em 2018 e decidiu mostrar o que correu mal.

O Observador está a organizar os Prémios Auto 2017. Trata-se do primeiro concurso nesta área com uma votação exclusivamente online e onde quem decide são os leitores e não um júri de especialistas ou convidados. Serão eleitos modelos em 13 categorias. Para votar, venha aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário