sexta-feira, 16 de março de 2018

Mamas & Badanas, um livro irónico de crítica livre e frontal


Em Mamas & Badanas, João Pedro George reúne, nas suas próprias palavras e não sem ironia, «duas análises profundamente complexas da Literatura Portuguesa», resultado de uma investigação independente, que vai directa ao âmago das coisas.Mamas & Badanas entra na literatura portuguesa como uma broca num dente cariado e inaugura um género absolutamente novo em que sátira, niilismo e tragicomédia se medem frente a frente e se entrelaçam em cadências variadas. É assim, na badana e na contracapa, que autor e editora apresentam este livro. Esta desconcertante obra chega às livrarias a 20 de Março. A sessão de apresentação decorre a 28 de Março, às 18h30, na Bertrand Picoas Plaza, em Lisboa.

A forma como as mamas atraem os escritores portugueses aliada, num livro único, à fertilidade de textos assombrosos – escritos pelos autores? escritos pelos editores? - que preenchem as badanas e contracapas das obras nacionais resulta na mais surpreendente obra do nosso tempo – não, não é hipérbole.

Mamas & Badanas é um livro único que explora o mais profundo do imaginário e das motivações secretas dos escritores portugueses. Começa por esquartejar as badanas e contracapas dos livros, analisando depois em profundidade a devoção contemporânea pelos peitos das senhoras, apresentados ostensivamente como um par de mamas descomunais, feitas à medida da mania das grandezas e da mentira dos desejos.

«Desprezadas, desvalorizadas ou votadas ao ostracismo, o certo é que as badanas são férteis em instantes capazes de ombrear com os mais belos parágrafos da literatura portuguesa», realça João Pedro George, que tanto se debruça sobre livros de Margarida Rebelo Pinto e Pedro Chagas Freitas, como faz a apreciação das badanas de autores como Bruno Vieira do Amaral, José Rodrigues dos Santos, Rodrigo Moita de Deus, Valter Hugo Mãe ou José Luís Peixoto, mas também Jorge de Sena, Lídia Jorge, Lobo Antunes ou Saramago. Nomes que se repetem na sempre certa ciência das mamas na literatura. «Os escritores portugueses são doidos por mamas (se não soubermos isto sobre a nossa literatura, é porque não a conhecemos de todo)», afirma o autor deste Mamas & Badanas, que não faz distinção de género e inclui, nesta investigação, tanto nomes como Francisco Moita Flores e José Rodrigues dos Santos, como a insuspeita Agustina Bessa-Luís, Gonçalo M. Tavares ou Isabela Figueiredo. Porque, como conclui o autor, «acerca das mamas querer-se-á sempre saber tudo».

MAMAS & BADANAS
João Pedro George
15x23
216 páginas
16,50 €
Não Ficção/Ensaio
Nas livrarias a 20 de Março
Guerra e Paz Editores

R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário