sexta-feira, 16 de março de 2018

360º- Especial Observador: O inferno de quem sai das Testemunhas da Jeová; e 8 pontos que explicam a engenharia contabilística da dona do Montepio

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... apesar de existir muita informação matinal para lhe dar, começo por lhe destacar um trabalho especial do Observador:

O inferno de quem deixa as Testemunhas de Jeová e as regras rígidas dos que seguem a religião? A Tânia Pereirinha entrou no culto que muitos querem banir em Portugal com petições na Assembleia da República e contou histórias por detrás das imposições e da doutrina dos seus fiéis. Num formato especial criado pelo Alex Santos com ilustrações da Raquel Martins, o que mais impressiona contudo são os relatos de quem saiu: quatro pessoas revelam como foram ostracizadas, perderam os amigos e até os pais os abandonaram

Passo agora às notícias mais recentes:

Um ponte pedonal em Miami colapsou e fez pelo menos quatro mortos e vários feridos, já que ainda há carros soterradosTinha sido construída há uma semana e era suposto durar 100 anos e suportar furacões de categoria 5.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte fez uma visita surpresa à Suécia. Segundo a BBC, que dá a notícia, terá ido preparar o encontro entre Kim Jon-un e Donald Trump previsto para maio. E serão os suecos a mediar esta cimeira histórica.

Trump que foi intimado a entregar os documentos sobre a Rússia à JustiçaA ordem veio de Robert S. Mueller, o procurador especial que está a investigar as influências russas nas eleições presidenciais dos EUA e os negócios do presidente norte-americano. Enquanto isso, há mas saídas na Casa Branca -- a última demissão é a do Conselheiro de Segurança, H. R. McMaster, avança o Washington Post. E há também um divórcio na família presidencial: o de Donald Trump Jr..

A EDP pagou mais 20 milhões a construtoras envolvidas em operações Marquês e Lava-Jato. A notícia faz a manchete do Público de hoje, que diz que os bónus estão relacionados com a Barragem do Baixo Sabor e foram negociados pelos advogados da EDP, da Odebrecht e do grupo Lena.

Já foi desencalhado o navio que estava preso no Bugio, na foz do Tejo. Mas só depois de uma inspecção completa, o "Betanzos" pode partir para o próximo porto.

Depois de um penálti falhado por Bas Dost aos 90 minutos, foi um golo de Bataglia no prolongamento que pôs o Sporting nos quartos de final da Liga EuropaO jogo contra o Viktoria Plzen mostrou que há mais "Migueis Garcias", diz o Tiago Palma na crónica, mas o sorteio de hoje não será fácilA equipa leonina está entre sete adversários de sete países e os mais acessíveis trazem as piores recordações, como lembra o Bruno Roseiro.




Outra informação relevante

As contas do Montepio marcaram o debate quinzenal. O Governo foi atacado por todos os partidos, com o PSD a falar mesmo em "números martelados", mas António Costa ou remeteu responsabilidades para o Banco de Portugal ou ficou em silêncio. Mas afinal que engenharia contabilística foi esta que permitiu à Associação Mutualista passar de prejuízos a lucros? A Ana Suspiro explica tudo em 8 pontos.


Sobre a limpeza das matas houve contudo novidades. Marcelo promulgou o diploma que flexibiliza os prazos que terminavam ontem e Costa anunciou que as multas só serão aplicadas a partir de junho. Presidente e primeiro-ministro vão mesmo participar numa iniciativa conjunta para incentivar os proprietários (e dar belas fotografias).

Já sobre o sarampo não páram de aumentar os casos confirmadosSão já 21 as pessoas com a doença, segundo a DGS, todas no Norte do País. Nestas nove perguntas e respostas tem tudo o que deve saber sobre o vírus.

Do sempre pessimista Conselho de Finanças Públicas vieram boas novas. O CFP estima um défice de 1%, em 2017, e de 0,7%, em 2018, abaixo dos previstos pelo Governo. Se assim for, Portugal terá um saldo orçamental positivo já em 2020.

No caso que marca a diplomacia mundial, EUA, Alemanha e França fizeram uma declaração conjunta de apoio ao Reino Unido responsabilizando a Rússia pelo envenenamento do seu ex-espião em solo inglês. Mas o Kremlin promete retaliar e expulsar também diplomatas britânicos.



Em Espanha, a madrasta da criança assassinada ficou em prisão preventiva. Um dia depois do funeral de Gabriel, ficaram duas declarações fortes. Do pai: "Quem sabe se ele não me salvou a vida a mim?”. E da mãe: "Se serviu para parar a bruxa, serve-nos de consolo".





Os nossos Especiais

Nos 25 anos da morte de Natália Correia, A Ponto de Fuga reeditou "Descobri que era Europeia"Do livro fazem parte inéditos, entre eles um diário escrito nos EUA em 1983. É esse o capítulo que pré-publicamos. 

A Batalha de La Lys faz 100 anos e foi o tema desta semana do Conversas à Quinta. José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto debatem aquele março de 1918 em que a Alemanha faz a paz com a Rússia em Brest-Litovsk e, um mês depois, com os soldados vindos da frente Leste, iniciou a sua última ofensiva a Ocidente. Onde destroçou o contigente português.




A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve, ou melhor, pergunta "Quem tem medo de Passos Coelho?": "Na história portuguesa, Passos Coelho foi o primeiro chefe de governo que, num ajustamento, não pôde dissimular os cortes com desvalorizações monetárias. Governou com a verdade".
  • João Cândido da Silva escreve sobre a descentralização: "Deslocalizar as sedes de instituições que estão em Lisboa e despejar responsabilidades sobre os autarcas. A descentralização de António Costa e Rui Rio ameaça ser feita de muita parra e pouca uva". 
  • Rute Agulhas escreve sobre o abuso sexual cometido por mulheres: "Em Portugal, e em muitos outros países, o abuso sexual cometido por mulheres é ainda um assunto tabu. Faz de conta que não existe. É um 'não assunto'. Mas existe e tem repercussões significativas".


 
Notícias surpreendentes
Como o fim de semana está à porta e a chuva está para ficar, ficam muitas (e boas) sugestões de comida que serve sempre de consolo. A nova Cantina do Avillez já abriu e até tem cozido à portuguesa; o Medfest pretende celebrar a dieta mediterrânica ao longo de 547 km, entre Lisboa e Tavira, com boa comida, experiências, produtos e artesanato; e o Peixe em Lisboa é já no início de Abril, portanto o melhor é conhecer as novidades.

Da comida para a bebida, ou melhor para arte, ou melhor, para as duas coisas. Isso mesmo. Chama-se Drink & Draw, é um conceito que acaba de aterrar em Lisboa, e consiste em desenhar e beber ao mesmo tempo. O Mauro Gonçalves foi assistir e diz que até Picasso teria ficado surpreendido com o nível.

E agora livros, ou quem os escreveEleanor Catton tinha 28 anos quando venceu o Man Booker Prize com o romance mais extenso. Agora vai lançar um novo livro e falou dele e de outras coisas com a Rita Cipriano.


Está eleito o país mais feliz do Mundo de 2018 e volta a estar perto do polo Norte... Depois da Noruega em 2017 e da Dinamarca em 2016, este ano o vencedor do ranking foi a Finlândia. Dos 156 países analisados, Portugal ficou em 77.º (não é assim tão mau, subimos 12 lugares).

Passe pelo Observador para ficar sempre a par de toda a actualidade e, além das últimas notícias, ler também histórias e sugestões que o deixem mais feliz e ajudem Portugal a subir neste ranking 

Boa sexta e bom fim de semana
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário