quarta-feira, 23 de maio de 2018

360º- Temos mesmo o melhor SNS do mundo? A resposta em mais um Ensaio do Observador. As mortes de Philip Roth e Júlio Pomar. E ainda o Sporting

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... morreu Philip Roth, um dos escritores norte-americanos mais marcantes do século XX. Numa das últimas entrevistas, o eterno candidato a Nobel, autor de "A Pastoral Americana", “O Complexo de Portnoy” ou a “A Mancha Humana”, contou que passava os dias a ler, mais do que a escrever.

Outra informação relevante 
Um dia depois da morte de António Arnaut, faz mais do que nunca sentido perguntar se temos mesmo o melhor Serviço Nacional de Saúde do mundo? É uma das principais ideias feitas do debate público em Portugal, mas os números mostram uma realidade diferente, como está demonstrado por Mário Amorim Lopes em mais um Ensaio do Observador.

O SNS e a eutanásia foram os temas que Assunção Cristas elegeu para fechar as jornadas parlamentares do CDS. E foi muito dura sobre as mudanças na lei que serão votadas terça-feira, com o voto contra dos centristas. "É executar morte", justificou. 

Na política europeia, o CDS não esconde que é mais próximo de Passos do que de Rio. Em entrevista à Rita Dinis, Nuno Melo criticou Costa por querer ser "o Macron dos pequeninos" e disse que o fenómeno Cristas é "repetível".

No Governo, há uma nova polémica, com o mesmo protagonista, Siza Vieira. Depois das dúvidas sobre o seu papel na OPA à EDP, o ECO revelou que o ministro Adjunto do Primeiro-Ministro abriu uma empresa imobiliária um dia antes de tomar posse e acumulou funções de ministro com a sua gerência, quando a lei das incompatibilidades proíbe tal prática.

Pinto Monteiro deu uma entrevista à RTP3 que passou quase despercebida. É verdade que o ex-PGR não fez novas revelações, mas deu justificações... interessantes. Como esta: “Eu fui o homem que não prendeu Sócrates. Com o que havia, não prendi nem prenderia"; ou esta: "Se Sócrates sabia [que ia ser preso] nunca me devia ter convidado para almoçar".

Na Justiça há uma grande discussão sobre o pagamento de perícias à PJO juiz do caso Fizz recusou fazê-lo. E não é caso único, como conta a Sónia Simões.

Ainda na Justiça, Porto, Coimbra e Lisboa vão ter megatribunais. A ideia faz parte do plano de requalificação de tribunais por todo o país e envolve um investimento de quase 300 milhões de euros, segundo o JN.

Na Educação, o Conselho de Escolas 'chumba' os novos currículos do básico e do secundário. Considera desnecessária a alteração no número de disciplinas e critica o caráter obrigatório destas mudanças, avança o Público.

Mark Zuckerberg esteve em Bruxelas a responder sobre o escândalo da apropriação de dados do Facebook. No final, os eurodeputados queixaram-se que houve poucas respostas para muitas questões. Em 4 citações, leia o que aconteceu.

Outro escândalo, este envolvendo um tema já recorrente: falsa informação sobre a formação académica dos políticos. Giuseppe Conte, o nome indicado para primeiro-ministro de Itália, diz no currículo que tirou uma especialização na Universidade de Nova Iorque. Mas a instituição garante que o seu nome não aparece nos registos.

Nos EUA, já é o próprio Trump que diz ter muitas dúvidas sobre a realização da cimeira com a Coreia do Norte dia 12 de junho. As dúvidas foram verbalizadas no encontro na Casa Branca com o presidente sul-coreano, mediador do conflito. Hoje a Coreia do Norte devia começar a desmantelar a sua primeira base nuclear.  
 

Os nossos Especiais 
As maiores preocupações dos pais estão no novo livro de Daniel Sampaio: pornografia, sexo, álcool e saídas à noite. Mas em entrevista à Ana Kotowicz, o psiquiatra e professor pede aos adultos que repensem a forma de comunicar com os filhos adolescentes. Porque agora "vivemos uma espécie de Big Brother familiar, todos a vigiarem-se uns aos outros".

Há outra entrevista que vale a pena ler. Miguel Raposo, conhecido como "o agente dos YouTubers", é o homem por detrás de figuras como Wuant, Sir Kazzio, D4rkframe ou Windo. Ao Manuel Pestana Machado revela que um vídeo deles com “um milhão de visualizações pode dar entre 500 e mil euros".

A nossa opinião

  • Miguel Pinheiro escreve sobre os debates de futebol na televisão: "Os nossos aspirantes a censores querem calar os debates sobre futebol na TV. Só há um problema: segundo as autoridades, os comentadores que andam há anos a falar em golos roubados tinham razão".
  • Luís Aguiar-Conraria escreve sobre a estratégia comercial dos preços dos produtos: "Não tenha problemas em comprar o produto mais barato. A maioria das vezes, está apenas a não ceder a técnicas de marketing que têm como único fito garantir que o vendedor se apropria do seu excedente".
  • Maria João Marques escreve sobre o simbolismo do casamento de Meghan e Harry: "É um regalo ver estas instituições conservadoras atualizando-se (mesmo se em ritmo glaciar) e mostrando que, sem comprometer a raiz, procuram oferecer respostas para o mundo no ano da graça de 2018".
  • Eu escrevo sobre os negócios imobiliários de António Costa e Pablo Iglesias: "Costa fez negócios de especulação imobiliária com idosos que tanto criticou. Iglesias comprou um chalet de luxo e violou o código de ética que impôs no Podemos. É a hipocrisia moralista da esquerda".
  • Miguel Villaverde Cabral escreve sobre a cada vez maior falta de confiança dos eleitores: "Por todo o lado são cada vez mais os eleitores que se abstêm ou que se viram para os «populistas» que tudo prometem e, até agora, não conseguem mais do que piorar as coisas, aumentando a instabilidade".
Notícias surpreendentes
As estreias no cinema são só amanhã, mas se é fã de Star Wars seguramente já tem bilhete para o segundo filme da série autónoma "Star Wars Anthology". O Eurico de Barros já viu. Chama-lhe “Han Solo”: um filme de "cowboys" no espaço sem espaço para a novidade, e dá-lhe 3 estrelas.

Porque é que os holandeses adoram Cristina Branco? A resposta está no texto do Gonçalo Correia que passou um dia com a fadista em Amesterdão. E também no vídeo dos bastidores da nossa rúbrica "Na Estrada com...".

Um milionário artista espanhol organizou um baile de máscaras secreto num palácio de Lisboa. José María Cano convidou 200 pessoas e ofereceu-lhes bossa nova, comida portuguesa e uma festa que durou até ao nascer do sol.

Ainda o casamento real, porque os noivos ainda não foram de lua-de-mel. Fizeram a sua primeira aparição pública após a boda numa homenagem ao príncipe Carlos, mas todos os olhos estiveram postos no que levava vestido a sua nora Meghan.

Cem especialistas escolheram para a BBC os 100 livros mais influentes de sempreNão há portugueses na lista, onde os autores mais populares são Shakespeare, Virginia Wolf e Kafka.

Talvez não tenha reparado no meio das polémicas do Sporting, mas houve um truque de magia no início da Taça de PortugalMário Daniel fez flutuar a bola até ao árbitro e nega todas as teorias que já surgiram para explicar a sua ilusão.

Vamos ter um dia muito movimentado no Parlamento, com várias audições e debate quinzenal para seguir em directo no Observador. Nas bancas tem a revista que comemora o nosso 4º. aniversário. E  desafio-o a conhecer também o Observador Premium, o nosso novo programa de assinaturas.
Boa quarta-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário