quinta-feira, 28 de junho de 2018

360º- A viagem de Lisboa a Roma com o novo cardeal português; o aperto de mão e Ronaldo no encontro Marcelo-Trump; e o guia para a cimeira europeia

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... D. António Marto vai tornar-se estar tarde o segundo cardeal português. Quase 200 anos depois, o país volta a ter dois homens que podem ser eleitos Papa. Mas não é nisso que fala o ainda bispo de Leiria-Fátima no voo entre Lisboa e Roma. O João Francisco Roma e o João Porfírio foram ao seu lado: esta é a conversa com o homem que vai guardar as vestes luxuosas que vai receber na mala, as fotos do pároco que não aceitou o convite para mudar para executiva e o vídeo de uma viagem para recordar.
D. Carlos Azevedo, único bispo português na Cúria Romana, no Vaticano, diz que a nomeação de D. António Marto para cardeal não tem a ver com FátimaO Papa Francisco escolheu-o pelas suas posições sobre a Igreja.
No outro lado do mundo, não estranhe, mas Ronaldo foi o tema central do encontro entre Marcelo e Trump. O presidente norte americano foi questionado quase só sobre problemas internos, Putin e o Mundial vieram à liça, e facilmente se chegou ao melhor jogador do mundo. Trump tentou então ser engraçado, e perguntou se "Christian" se ia candidatar contra Marcelo. Marcelo sorriu, inclinou-se, e respondeu-lhe: "Portugal não é os EUA". Apenas não lhe disse que Ronaldo foi baptizado em honra de um ex-presidente dos EUA.

Não foi o único chega-para-lá de Marcelo a Trump. Antes de lhe dar uma lição de história, à chegada à Casa Branca o presidente português mostrou que ia preparado para os apertos de mão peculiares do norte americano. E foi ele o protagonista, como mostra o vídeo. Há também muitas fotos do encontro presidencial.

No Mundial de futebol... 

... foi o fim de uma máxima com muitos, muitos anos. No futebol já não são onze contra onze e no fim ganha a Alemanha. Quem ganhou foi a Coreia do Sul, quem passou foi o México e a Suécia e a campeã do Mundo ficou ficou fora do Mundial pela primeira na fase de grupos (há 40 anos que nunca tinha sido eliminada da competição tão cedo). O descalabro germânico gerou dezenas de piadas na internet e a crónica do Bruno Vieira Amaral.

No outro grupo, o Brasil riu-se até antes de jogar por sentir que estava vingada a goleada de 2014. E depois festejou ainda mais com a vitória frente à Sérvia que lhe permitiu continuar a sonhar com o hexa. A Suíça também se qualificou.

Na equipa portuguesa, o dia ficou marcado pelo bate-boca feio, muito feio, de Carlos Queroiz com Ricardo Quaresma. Depois das críticas do jogador, o seleccionador do Irão não manteve a serenidade e respondeu-lhe e depois continuaram a insultar-se com palavras como "burro" e "coices".
Hoje jogam-se os últimos quatro jogos da fase de grupos, com a Colômbia a disputar com o Senegal e o Japão a passagem aos oitavos. O liveblog do dia já está aberto.


Outra informação relevante 
Um Conselho Europeu que pode ser explosivo arranca esta tarde em Bruxelas. São muitos temas, um mais complexo que o outro, das migrações ao Brexit, da defesa à Rússia, passando pela moeda única. O Pedro Raínho deixa-lhe o guia para os dois dias de discussões muito complexas.
O financiamento partidário ilícito esteve ontem na base da operação em larga escala com mais de 70 buscas a câmaras, juntas de freguesia, escritórios de advogados, sociedades e instalações partidárias em todo o país e nas ilhas. A Operação Tutti Frutti investiga alegados fluxos financeiros ilegais em campanhas eleitorais do PSD. Mas também esteve no gabinete de Fernando Medina e de vários vereadores socialistas da câmara de Lisboa.
Esta operação tem em mira alguns dos principais caciques do PSDEstão em causa adjudicações superiores a um milhão de euros de juntas de freguesia de Lisboa a militantes sociais-democratas, que cruzam com o caso Huawei, numa história que o Rui Pedro Antunes tinha contado no Observador e a que agora o Luís Rosa acrescenta novos dados. Entre eles o facto de o PS também estar na mira do Ministério Público.
Numa outra investigação, arrancou ontem a comissão de inquérito às rendas da energia. Sampaio Nunes, autor da queixa contra as ajudas de Estado à EDP, disse que Bruxelas foi conivente com as rendas ilegais da eletricidade em Portugal. O secretário de Estado da Energia defende que as incompatibilidades entre políticos e gestores deve ser discutida. Mas o importante mesmo é perceber quanto estamos a pagar na fatura da eletricidade, algo que a Ana Suspiro explica.
Santana Lopes anunciou (outra vez) que vai deixar o PSD e que prepara (outra vez) um novo partido. A revelação do antigo primeiro-ministro, derrotado por Rui Rio nas eleições para a liderança social-democrata, está numa entrevista à Visão.

Rui Rio, esse, antecipou-se a António Costa e vai encontrar-se com o presidente angolano João Lourenço já esta quinta-feira

Pelo meio, o PSD levou (ou tentou levar) ao Parlamento o debate sobre políticas de incentivo à natalidadeMas só discutiu quem é que teve primeiro a ideia. E em que comissão ou grupo o assunto deve ter discutido.
Na Educação, a Fenprof vai avançar com um recursopara o Tribunal Central Administrativo sobre a obrigação de serviços mínimos na avaliação
 
Já os manuais escolares podem chegar este ano tarde às livrarias por causa do atraso na definição dos preços entre Governo e editoras, escreve o JN.


Um homem sujeito a prisão preventiva, escapou ao agente que devia conduzi-lo à Prisão de Caxias e esteve 24 horas fugitivo. 

Uma jovem colombiana disse ao JN ter sido vítima de racismo e agressões no Porto por um segurança.

Dois dos coronéis suspensos temporariamente na investigação a Tancos foram agora propostos para generais, noticia o Público.

A Presidente da Associação Zoófila Portuguesa é acusada de abuso de confiança. Segundo o DN, a deputada municipal do PAN de Odivelas, fazia negócios com a sua própria empresa.


Apesar do acordo entre Kim Jon-un e Donald Trump, a Coreia do Norte continua a expandir o seu principal complexo nuclear. Imagens de satélite analisadas por três especialistas e reveladas pela CNN não deixam muitas dúvidas.

 Os nossos Especiais 

O último espetáculo do Teatro Maria Matos antes da privatização é encenado por Marco Martins e estreia-se esta semana. Mote para uma conversa do Bruno Horta com o criador português: “Não é política. O meu ponto de partida é emocionar-me com a vida de alguém", diz ele.

A nossa opinião

  • José Manuel Fernandes escreve sobre o debate da imigração em Portugal: "Não somos bem como os outros europeus e não há melhor exemplo que a atitude perante a imigração. Mas não nos iludamos: não somos mais gentis nem mais solidários. Estamos apenas mais longe do problema".
  • Helena Garrido escreve sobre a comissão de inquérito às rendas da energia: "Já se percebeu que os erros políticos do passado explicam o peso da nossa factura eléctrica e que nada vai mudar. Esperemos que a comissão parlamentar de inquérito não seja só uma manobra de diversão".
  • Paulo Tunhas escreve sobre política, futebol e televisão: "Marcelo confessou o seu sofrimento perante a incerteza do resultado, mas, disse, “um Presidente da República é eleito para sofrer”. O sofrimento não lhe roubou, refira-se, as suas virtudes analíticas".
 
Notícias surpreendentes 
A histórica pastelaria Suíça, na Baixa de Lisboa, bem como a Joalharia Correia e a loja de decoração Ana Salgueiro vão fechar portas. O conjunto de prédios foi comprado por um  fundo de investimento no qual o tenista Rafael Nadal tem uma participação minoritária, noticiou o Público.

Não sei se alguma vez a Suíça as teve. Mas a Bistro, a cadeira emblemática de Paris, já faz 129 anos, a idade da Torre Eiffel. Um dos símbolos da cidade parisiense chega agora a Lisboa em 24 cores quando vai desaparecer um dos símbolos da capital. 

Hoje é dia de estreias no cinema e o destaque vai para a animação da Pixar e de Brad Bird14 anos depois (sim!), chega 'The Incredibles 2: Os Super-Heróis', e o Eurico de Barros dá-lhe 5 estrelas. Em alternativa, tem sempre estas outras opções.

Não é o cruzar de pernas mais famoso do cinema, mas é um cruzar de pernas que está a dar que falar na realeza. Meghan Markle, a mulher do príncipe Harry, cometeu um dos mais graves erros de etiqueta em pleno Palácio de Buckingham e não se fala de outra coisa no Reino Unido.

A elevação a cardeal de D. António Marto vai ser seguida em direto no Observador a partir das 15h00, mas não lhe faltará toda a outra informação, com destaque também para a cimeira europeiaE não deixe de conhecer o nosso novo programa de assinaturas, o Observador Premium

Uma quinta-feira feliz e produtiva
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário