quinta-feira, 28 de junho de 2018

Sábado, 30 de junho Marchas populares de Cantanhede celebram S. Pedro, padroeiro da cidade




Cumprindo uma tradição de muitos anos, as marchas populares regressam a Cantanhede na noite do próximo sábado, 30 de junho, com o desfile em honra de S. Pedro, padroeiro da cidade. Promovido pela Câmara Municipal, o evento conta com a participação de 628 marchantes, um número recorde que evidencia a forte mobilização popular para a realização de um ritual de acentuada componente lúdica e festiva em torno de referências marcantes do quotidiano das comunidades locais.
A abrir o cortejo deste ano estará a Marcha Infantil da Gira Sol – Associação de Desenvolvimento de Febres, cujo tema é Pensar com o Coração, seguindo-se uma sequência de outras coregrafias variadas e sugestivas sobre Dias de Romaria (Vilamar), Luar de S. João (Febres), Casa de Cantanhede Marialva (Cantanhede), A São Tomé (Ançã), A Música (Murtede), A Pedra (Portunhos), O Mercado (Tocha) e Banco dos Namorados (Arrôtas).
O desfile começa às 21h30, no Mercado Municipal, a partir de onde cumprirá um itinerário com passagem pela Rua dos Bombeiros Voluntários, Largo Pedro Teixeira e Rua dos Namorados seguindo-se exibições no Largo D. João Crisóstomo de Amorim Pessoa (Largo do Agueiro), a anteceder a grande exibição final na Praça Marquês de Marialva, onde haverá uma bancada para acomodar a assistência.
As Marchas Populares de Cantanhede em honra de S. Pedro ocorrem uma semana depois do desfile de S. João realizado na Praia da Tocha, também organizado pela Câmara Municipal, neste caso em parceria com a Junta de Freguesia da Tocha e a Associação Recreativa e Cultural 1.º de Maio.
À semelhança de edições anteriores, os eventos contam mais uma vez este ano com a extrema dedicação e o entusiasmo com que os grupos intervenientes festejam os Santos Populares em ambiente de cor, luz e alegria, com os seus primorosos trajes, as inventivas quadras cantadas ao despique e as danças e coreografias ensaiadas com todo o rigor.
A realização das marchas populares é subsidiada pela Câmara Municipal, que para o efeito atribui às entidades envolvidas uma verba pecuniária destinada a fazer face aos custos com a elaboração dos trajes, adereços, caracterização e outras despesas inerentes à preparação das representações.
Além das marchas de Cantanhede e Tocha, o Município apoia ainda outros desfiles locais, nomeadamente em Febres, na próxima sexta-feira, 29 de junho, promovido pela Junta de Freguesia, em Ançã, também na sexta-feira, organizado pela Junta de Freguesia de Ançã e integrado na programação do Mês da Cultura, da Saúde e do Desporto da vila histórica, bem como o já realizado na Pocariça em 23 de junho, por iniciativa da Comissão da Marcha das Arrôtas, em parceria com a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça.

MARCHA DO JARDIM DE INFÂNCIA DA GIRA SOL
Tema: Pensar com o Coração
Comissão Organizadora: Educadoras de Infância da Gira Sol
Ensaiadora: Educadoras de infância da Gira Sol
Autora da Letra: Educadoras de Infância Gira sol
Colaboradores: Equipa Educativa
Estilista: Educadoras de Infância da Gira Sol
Costureira: Ilda Faustino
Descrição dos trajes
Meninos: Casaco vermelho, camisa branca, calças brancas e chapéu branco
Meninas: Vestido branco e vermelho com sapato vermelho
Músicos: Luís Loureiro, Fernando Heleno, José Batista, Leandro Loureiro e José Luís Silva
Breve Historial:
Apelar ao coração para o Mundo melhor. Perante a responsabilidade dos Homens do amanhã que serão, assumem a necessidade de alterar comportamentos de forma a construir esse “Mundo Melhor” que tem por palavras mestres Amizade, gratidão, respeito e compreensão.
Esta marcha é composta por 20 pares marchantes de crianças, constituindo um grupo de 41 participantes.

MARCHA DE VILAMAR
Tema: Dias de Romaria
Comissão Organizadora: Núcleo da Marcha de Vilamar
Ensaiadora e autora da coreografia: Andreia Domingues
Autora da Letra: Donzília Alves
Arranjo da música: Francisco Gomes
Padrinhos: Luís Silva e Andreia Domingues
Colaboradores: Núcleo da Marcha de Vilamar e seus marchantes
Costureira: Ilda Faustino e Rosa
Descrição dos trajes
Homens: Calça laranja, camisa amarela, colete de flores debruado a laranja, chapéu amarelo.
Senhoras: Lacinho amarelo no cabelo, vestido catita amarelo adornado com flores, gola debruada a laranja, manga em balão com folhos, avental de flores debruado a laranja, sapato prata.
Músicos: Kelly Santos, Miguel Costa, Nuno Barreto, Rui Alves, André Pereira, Francisco Gomes e Marisa
Breve Historial: Com “Dias de Romaria” a Marcha de Vilamar que pretende enaltecer os valores tradicionais e as práticas socias vivenciadas em dias de festa pelo povo de Vilamar.
Tão importante como o cumprir das promessas “para se agradar ao santo”, é a felicidade vivida pela família ao redor da “cestinha com a doce merenda a caprichar”.
Mas romaria não é romaria se não houver amor, romance e paixão… e muita festa, porque “em dias de romaria, com alegria, dança Vilamar”.
A marcha é composta por 22 pares marchantes com um total de 65 participantes.

MARCHA DE FEBRES
Tema: Luar São João
Comissão organizadora: Marina Melo, Beatriz Tomé, Celeste Preguiça, António Taipina, Eliseu Pessoa, Miguel Carvalheiro e Silvie Manata.
Ensaiador e autor da coreografia: José Manuel Figueiredo
Autora da letra: Anabela Rocha e Fernando Rocha
Autora da música: Anabela Rocha
Padrinhos: Marina Melo e Carlos Alves
Colaboradores: Emanuel Carvalheiro (na confeção dos arcos), Margarida Mateus (pintura da saia da madrinha), IP carpintaria, Casa Taipina; Taipina Confeções, Odete Cardoso, Escola de condução Febres e Marialvas e Freguesia de febres.
Estilista: comissão organizadora
Costureiros: Céu Catarino e Fernando Neto Santos
Descrição dos trajes
Homens: Colete Azul, camisa branca, calça cinza com aplicação cinza brilhante.
Senhoras: vestido meia perna com corpete azul, saia branca com tira brilhante e folho.
Músicos: Ricardo, João, Márcio, Jorge, Tiago, Francisco e Ricardo.
Breve Historial:
Os festejos dos Santos Populares eram sempre motivo de festa no seio de cada comunidade. Em tempos antigos, em noites de São João, já depois dos bailaricos findados iam os mais afoitos tirar as carroças aos donos, mesmo que estivessem nas arrecadações, e juntavam-nas todas nos adros das capelas locais e nas igrejas, a que acorriam no dia seguinte os seus proprietários para as resgatar.
Esta marcha é composta por 16 pares marchantes com um total de 70 participantes.

MARCHA DE CANTANHEDE
Tema: A “casa de Cantanhede Marialva”
Comissão organizadora: Maria Dulce Sancho, Sónia Silva, Amândio Pinto, Clara Gregório, Adelina Maduro, Arminda Pedro.
Ensaiadora: Maria Dulce Sancho, coadjuvada por Luís Martinho, Sónia Silva e Tomás Almeida na marcha dos adultos; Clara Neves e Sónia Silva, nas crianças.
Responsável pela Marcha de crianças: Joana Seabra
Autoras das Coreografias: Maria Dulce Sancho, na marcha dos adultos, e Clara Neves na marcha das crianças
Autora da letra: Maria Dulce Sancho
Autor da Música: Fernando Vidal
Padrinhos: Sofia Pedro e Rui Saramago
Colaboradores: Fernando José Maduro, Álvaro Salgueiro, António Gregório e demais participantes
Estilista: Comissão Organizadora
Costureira: Paula Laranjeira
Descrição dos trajes:
Homens: Fato de calção e casaca, conforme o usado pelos nobres no século XVII.
Senhoras: vestidos compridos conforme o usado na alta nobreza no século XVII.
Músicos: Francisco Silva; José Luís Silva; Luís Loureiro; José Batista; Leandro Loureiro e Fernando Heleno.
Breve historial:
Com este tema pretende a Marcha de Cantanhede lembrar os nobres de Cantanhede, a casa de Marialva e o quanto Cantanhede deve a homens como D. António Luís de Meneses e muitos outros que elevaram e dignificaram o nome de Cantanhede e de Portugal.
Esta Marcha é composta por 22 pares marchantes com um total de 85 participantes e dela faz parte também um grupo bonito de crianças constituído por 22 elementos organizado em 3 trios e 6 pares.

MARCHA DE ANÇÃ
Tema: A São Tomé
Comissão Organizadora: Grupo Típico de Ançã e Phylarmónica Ançanense
Ensaiador e autor da coreografia: José Marques
Autora da letra: Francisco Manuel Relva Pereira
Autor da música: Francisco Manuel Relva Pereira
Padrinhos: Manuel de Jesus e Sara Vaz
Colaboradores: Ana Coutinho, Susete Coutinho, Mariana Pratas, Ana Leitão, Raquel Leitão, Jorge Leitão, José Luís Vaz, Isolete pratas, e restantes elementos da Direção de ambas as associações.
Estilista: Beleza Leitão
Costureira: Mercês Coutinho
Descrição dos trajes
Homens: Camisa branca, calças de cetim bordeaux, colete de fantasia e faixa de cetim preto.
Senhoras: Blusa de cetim branco com guarnições douradas, saia de fantasia com barra de cetim preto, faixa de cetim dourado com laço atrás, xaile de cetim bordeaux com franja e guarnição de fantasia.
Músicos: Phylarmónica Ançanense
Breve historial:
A vetusta Vila de Anzana desde tempos imemoráveis e de uma forma genérica teve sempre uma conotação bastante cristã, visível através dos seus inúmeros edifícios de carácter religioso, convivendo diariamente com os diversos cruzeiros, nichos, grutas, salões, ermidas, capelas e a sua imponente Igreja Matriz.
Para além da afluência durante todo o ano dos devotos a São Bento, santo que dá nome à capela, ou a São Tomé ou até a ambos, a romaria a São Tomé é desde tempos antigos uma das mais representativas festas da Vila de Ançã. Homenageando a romaria a São Tomé que junta milhares de devotos no dia 25 de julho, existem associadas a ela ancestrais tradições. É esse corrupio profano-religioso que se popularizou que faz com que este arraial tenha predicados, elementos diferenciadores. Desde o levantamento e entrega da Bandeira ao novo juiz, as piquetas oferecidas a toda a comunidade, as cavalhadas, o cortejo e a vivência em torno da Capela, são clichés que ficam na retina de quem celebra e de quem visita e participa nesta romaria.
Esta Marcha é composta por 20 pares com um total de 65 participantes

MARCHA DE MURTEDE
Tema: A Música
Comissão Organizadora: Centro Desportivo e Cultural de Murtede – Secção Marchas
Ensaiadora e autora da coreografia: Rosário Oliveira
Autora da Letra: Conceição Vilanova e Joana Oliveira
Autor da música: Paulo Paredes
Padrinhos: Valdemar Cordeiro e Ana Marques
Colaboradores: Todos os elementos das marchas
Estilita: Fátima Simões e Ana Paula Gonçalves
Costureira: Fátima Simões e Ana Paula Gonçalves
Descrição dos trajes:
Homens: Calças pretas, camisa branca e colete com alguns acessórios.
Senhoras: Saia vermelha com aplicações e blusa estampada.
Músicos: 5 músicos com instrumentos, mais 3 cantoras
Breve Historial:
Murtede homenageia na presente edição das Marchas Populares a Música, pela linguagem e expressão universal que se concretiza artisticamente nos mais variados géneros, registos e composições.
A marcha é composta por 20 pares marchantes com um total de 65 participantes e dela faz parte também 8 grupos bonitos de crianças alegres.

MARCHA DO PEDRA RIJA DE PORTUNHOS
Tema: “A Pedra”
Comissão Organizadora: Direção da ACDR Pedra Rija
Autor da Coreografia: Miguel Santos
Ensaiadora: Liliana Patrícia
Autoras da letra: Diamantina Laranjeira e Maria de Lurdes Nobre dos santos
Autores da música: Eduardo Nobre e Fernando Melo
Padrinhos: Liliana Santos e António Reis
Colaboradores: José Eduardo, Mário Marques, Filipe Pessoa
trajes (da autoria da Associação de Pesca da Praia de Mira)
Descrição dos Trajes
Homens: Camisa de cetim verde com apliques dourados, colete creme e calça creme com uma fita dourada. Na cabeça um chapéu verde.
Senhoras: Corpete de alça em creme com debruado dourado e saia rodada em tons de creme, dourado e verde. Na cabeça um chapéu dourado.
Músicos: Adriano Mendes, Fernando Melo, Mateus, Edgar Lindinho, Vítor Mendes.
Breve Historial: Na primeira apresentação da marcha nestes desfiles, o tema não poderia ser outro que não a Pedra. A partir desta matéria prima que tão bem identifica esta localidade, a Marcha de Portunhos traz uma justa homenagem a todos quantos se dedicam e dedicaram ao trabalho da pedra, numa clara referência, pela letra, trajes e arcos, às pedreiras e às ferramentas necessárias para esta atividade.
Esta marcha é composta por 16 pares marchantes com um total de 42 participantes.

MARCHA DA TOCHA
Tema: O Mercado
Comissão Organizadora: Conceição Nogueira. Ana Marques
Ensaiador e autor da coreografia: Fernando Balsas
Autor da letra: Eduardo Mouco
Autor da música: Edgar Freitas
Padrinhos: Licínia Santos e Arnaldo Ribeiro
Estilistas e costureiras: Anabela Ribeiro e Idália Lourenço
Descrição dos trajes
Senhoras: Vestidos em tons de rosa e prateado com acessórios alusivos ao tema
Breve Historial:
O Mercado da Tocha é um dos maiores da região, onde a população das freguesias limítrofes também se dirige para fazer as suas compras. Aí podem comprar-se desde os produtos agrícolas, vendidos diretamente pelos produtores, aos artigos básicos do dia a dia e onde não falta a barraca do frango assado e o traçadinho a acompanhar. O Mercado da Tocha é ponto de encontro da comunidade e uma oportunidade também para se abordar os temas do dia a dia.
Esta Marcha é composta por 24 pares marchantes com um total de 70 participantes.

MARCHA DAS ARRÔTAS
Tema: Banco dos Namorados
Comissão Organizadora: Ana Rita Figueiredo, Daniel Calhabéu, Delmira Almeida Santos, Sandra Caldeira, Catarina Cruz e Tânia Silva
Ensaiadora e autora da coreografia: Rosário Oliveira
Autora da Letra: Maria da Conceição Vilanova e Joana Oliveira
Autora da Música: Joana Batista
Padrinhos: Hugo Calhabéu e Margarida Ângela
Colaboradores: Carlota Moreira, Maria de Jesus Batista e Maria da Conceição Vilanova
Estilista e costureira: Zulmira Batista
Descrição dos trajes:
Homens: Boné preto, calça preta, camisa branca, colete vermelho com coração estampado nas costas e lenço dos namorados
Senhora: Saia de cetim branca estampada com corações dos namorados, blusa branca, colete vermelho e sapato vermelho
Breve Historial: Embora seja um tema transversal a todos os lugares do nosso Portugal, as Arrôtas vem este ano celebrar o amor dos namorados, com toda a jovialidade e alegria que os amores juvenis se apresentam. Nas Arrôtas há ainda um cantinho, “o banco do amor”, que era ponto de encontro para muitos jovens namorados, onde trocavam juras de amor, particularmente nas noites quentes de verão.
Esta marcha é composta por 30 pares marchantes com um total de 110 participantes e dela faz parte também um bonito grupo de crianças constituído por 14 pares.




Nenhum comentário:

Postar um comentário