quarta-feira, 24 de outubro de 2018

360º - Centeno tentou explicar-se aos deputados (sem sucesso). "Gralhas" no currículo da candidata à JS. Entrevista: a esquerda e o "lobby hoteleiro"

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Foi no minuto 92. O Benfica perdeu por 1-0 frente ao Ajax, na fase de grupos da Liga dos Campeões, quando o encontro estava mesmo a acabar. Na crónica do jogo, a Mariana Fernandes escreve que "o Benfica foi vítima da frieza dos holandeses". Além disso, "Pizzi esteve apagado e Rafa não é Pizzi".

No final, Rui Vitória falou em “minuto cruel”, em “minuto de tristeza” e em “balde de água fria”. Mas continua a achar que o Benfica pode passar.

Em Manchester, o United perdeu por 1-0 com a Juventus. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve que toda a gente esteve a olhar para o relógio de Ronaldo (da gama Caviar Tourbillon, da marca Jacob & Co, avaliado em dois milhões de euros) quando era a hora de outra Jóia — Dybala

O jogo teve uma invasão de campo a abrir e duas a fechar. Mas Ronaldo não se importou. Disse “It’s ok, it’s ok” e ainda tirou uma selfie com um dos fãs mais empolgados que entraram no relvado.

Antes do encontro, José Mourinho deixou o autocarro da equipa e foi a pé para o estádio. Como estava um trânsito caótico, queria evitar que o Manchester United fosse multado por chegar atrasado: "Os jogadores estão no autocarro há 45 minutos, mas eu vim pelo meio dos adeptos e ninguém me reconheceu. Demorei dois minutos".

O Observador esteve em Manchester a assistir ao jogo e percebeu que já ninguém quer José Mourinho e que Ronaldo consegue ser ídolo e tabu. Leia aqui a reportagem do Diogo Lopes.

Em Roma, perto de 20 adeptos do CSKA ficaram feridos, um dos quais com gravidade, depois de umas escadas rolantes cederem no metro.


Mais informação importante

O ministro das Finanças foi ontem ao Parlamento tentar explicar o mistério do défice para 2019. Afinal, é de 0,2%, como diz o Governou, ou de 0,5%, como alertam os técnicos da Assembleia? Mário Centeno achou que as capacidades dos deputados ficam muito abaixo das suas e não se conseguiu fazer entender.

O relatório da comissão parlamentar de Economia deu ontem um parecer desfavorável à nomeação do deputado socialista Carlos Pereira para a ERSE, que regula o sector da Energia. O nome deve ser chumbado definitivamente hoje.

A Bragaparques quer comprar terrenos da Feira Popular depois de pedir 240 milhões em indemnizações por não os ter. A notícia é do Rui Pedro Antunes.

Uma das principais candidatas a líder da JS, Maria Begonha, que também é deputada municipal em Lisboa e assessora do vice-presidente da Câmara, acumula problemas no seu currículo. Reacção da candidata? Foram apenas "gralhas":
  • Declarou que tinha um mestrado em Ciência Política, mas não o concluiu;
  • Apresentou-se como tendo sido presidente da Associação de Estudantes da Universidade Nova, sendo que foi apenas presidente da Mesa;
  • Deu uma data de nascimento errada, quando na verdade está a apenas algumas semanas de atingir o limite de idade da JS.

O ministro da Administração Interna garante ao Observador que "não" conhecia o encobrimento de Tancos. Eduardo Cabrita chegou ao ministério três dias depois de a PJ Militar recuperar o material roubado com ajuda da GNR.

Continua a guerra de fotos na PSP. Ontem, o sindicato que divulgou imagens dos assaltantes algemados fez um post com uma fotografia de um polícia no hospital. E escreveu: “Espera-se uma reação do sr. ministro”.

Durante a tarde, o comandante da PSP/Porto emitiu um comunicado a elogiar “todos os agentes” envolvidos na detenção dos três condenados que fugiram do tribunal (e que foram mais tarde fotografados depois da captura).

Carlos César, presidente do PS, criticou as revelações de Cavaco Silva no seu novo livro, acusando-o de ter uma “infeliz falta de sentido de Estado” e uma atitude de "devassa", ao "zurzir no carácter de pessoas com quem privou" em Belém.

Santana Lopes é visado em infrações financeiras na Santa Casa. O Tribunal de Contas aponta a irregularidades por negligência ao antigo provedor e à sua equipa e pretende aplicar duas multas de 2.500 euros cada, escreve o Público.

Uma operação da PJ e da Autoridade Tributária do Porto terá desmantelado uma rede suspeita de fuga ao fisco e de enviar 60 milhões de euros para a China. A notícia é do JN.

Foi um chumbo inédito: a Comissão Europeia recusou o orçamento de ItáliaEm resposta, o vice primeiro-ministro italiano pediu “respeito pelo povo e governo” e disse que o Orçamento foi “escrito em Roma, não em Bruxelas”. Como chegámos aqui? E o que se segue? O Nuno Vinha responde às perguntas mais importantes.

No Brasil, Fernando Haddad deu voz às acusações de um músico que disse ter sido torturado por Hamilton Mourão, vice de Bolsonaro. Mas era engano. O músico pediu desculpa, mas o candidato do PT não.

Nas eleições brasileiras, os vices são ainda mais polémicos e extremos do que os candidatos. Há um problema com isso: eles podem tornar-se presidentes em caso de impeachment. Se está com coragem, saiba mais sobre eles aqui.

Depois de o Presidente turco ter revelado mais detalhessobre a morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi, e depois de os seus restos mortais terem sido encontrados em Istambul, Donald Trump fez um comentário ácido sobre o papel da Arábia Saudita neste processo: “Foi o pior encobrimento de sempre”.


Os nossos Especiais

No alojamento local, “as propostas da esquerda encaixaram perfeitamente nos interesses da hotelaria”.Em entrevista, Eduardo Miranda, presidente da Associação de Alojamento Local de Portugal, comenta a nova lei e a forma de funcionamento daquilo que diz ser "a cartilha do lobby hoteleiro".

Há razões para proibir medicamentos contra a hiperatividade, como a ritalina, nas crianças? O PAN leva hoje o tema ao parlamento e a Vera Novais fez um Fact Check.


A nossa Opinião

Maria João Avillez escreve "Sinais": "Espanta este visceral complexo de afirmação perante um passado que provavelmente incomoda mais António Costa e os seus pares do que recomendaria a racionalidade política".

Luís Aguiar-Conraria escreve "Troféus de caça": "É indigno ver polícias a comportarem-se como rufias com pessoas que, por mais criminosas que sejam, estão num especial momento de vulnerabilidade".

Maria João Marques escreve "Fatura sem papel e sem juízo": "Vivemos num país de gente que gosta de ser vasculhada e não se incomoda de dar ao Fisco informação de onde almoça, em que supermercado compra o leite, com que regularidade vai ao cabeleireiro, etc".

André Abrantes Amaral escreve "Salvar Lisboa": "Claro que PS, PCP e BE não querem destruir Lisboa. O que pretendem é apenas garantir votos com um discurso político que, por acaso, destrói a cidade".

Víctor Reis escreve "Arrendamento: estragaram em 33 meses o trabalho de 33 anos": "Decorridos três anos em que se sucederam anúncios e proclamações em matéria de habitação, o fracasso é evidente, os resultados são aterradores e as primeiras vítimas desta política são os mais frágeis".


Notícias surpreendentes

José Neves, fundador da Farfetch, o primeiro unicórnio de origem portuguesa, está nomeado para os Fashion Awards. Aparece na categoria "Líder de Negócio", ao lado dos CEO da Gucci, da Burberry e da Louis Vuitton.

O Organii Eco Market cresceu e mudou-se para Marvila. A terceira edição do mercado mais ecológico de Lisboa chega já no próximo fim de semana com cerca de 100 marcas, dezenas de atividades e uma estação de água.

“Halloween”, de John Carpenter, faz 40 anos e, por isso, o cinema de terror está de parabéns. Ana Markl recomenda sete filmes para ver com medo e sem preconceitos.


Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário