segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Exposição alerta para tráfico de seres humanos na Galeria Municipal





A exposição “Mercadoria Humana - Fotografia e Artes Plásticas” é inaugurada no dia 6 novembro (terça-feira), pelas 12h00, na Galeria Municipal da Marinha Grande, situada no Edifício dos Arcos, frente ao Jardim Stephens.

Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal, no âmbito de um protocolo de cooperação celebrado com a Saúde em Português, no âmbito do Mercadoria Humana 3 - Projeto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos, financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, através da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Para a presidente da Câmara, “esta é uma exposição que nos alerta para um crime contra a liberdade pessoal que, em pleno século XXI ainda afeta tantos milhares de cidadãos em todo o mundo””.

A iniciativa resulta de uma parceria da Câmara Municipal com o projeto Saúde em Português e “pretende alertar para questões como violência, exploração sexual, rapto, abuso de autoridade, escravidão, aproveitamento de incapacidade física ou vulnerabilidade, exploração laboral, entre outras áreas de elevada preocupação”, continua Cidália Ferreira.

Além da exposição, “vamos realizar sessões de sensibilização e informação, para alertar a população para esta temática e, deste modo, tentarmos prevenir  a ocorrência de situações que se configuram como tráfico de seres humanos”.

A exposição “Mercadoria Humana - Fotografia e Artes Plásticas” contempla fotografias e sete obras em fibra de vidro (manequins) sobre as quais foram realizadas intervenções plásticas, de modo a promover à comunidade local a sua visualização, sensibilizando e informando para o tráfico de seres humanos.

Ainda no âmbito do protocolo com a Saúde em Português, são realizadas ações de sensibilização, prevenção e informação junto de grupos estratégicos e públicos mais vulneráveis para o Tráfico de Seres Humanos, em particular para a exploração laboral, bem como responsabilizar e alertar para os seus direitos cívicos enquanto crime público.

Estão  agendadas as seguintes ações de sensibilização:

6 de novembro . 14h00 às 17h00
Associação Novo Olhar II (Antigo Edifício da Ivima)
Sessão de sensibilização para profissionais da área social, saúde, educação e emprego

13 de novembro . 10h30 às 12h00
Associação Novo Olhar II (Antigo Edifício da Ivima)
Sessão de sensibilização dirigida a desempregados, desempregados de longa duração e beneficiários de prestações sociais

13 de novembro . 14h00 às 17h00
Auditório da Resinagem
Sessão de sensibilização  para estudantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário