segunda-feira, 22 de outubro de 2018

360º- As heranças de João Galamba na energia; um governo compatível com incompatibilidades; e as fotos falsas com que a PSP respondeu ao ministro

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... a Arábia Saudita diz agora que a morte do jornalista Jamal Khashoggi foi um "erro tremendo" que aconteceu durante uma operação não autorizada. Numa entrevista à Fox News, o ministro dos Negócios Estrangeiros saudita realçou a detenção dos 18 suspeitos e o facto de o seu governo desconhecer o paradeiro do corpoA namorada do jornalista foi entretanto colocada sob protecção policial.

Alheios às novas explicações sauditas, vários países começam a retaliar. A Alemanha decidiu mesmo suspender a venda de armas ao país e o Canadá admite fazer o mesmo. Há vários mais líderes a exigir esclarecimentos. Só Trump parece aceitar as justificações sauditas.

Trump cuja administração está a estudar excluir pessoas transgénero da lei federal. O memorando, divulgado pelo The New York Timesimplica a revisão da definição de ''género'.

Ainda na América, milhares de migrantes hondurenhos, continuam a caminho dos EUA, tendo já entrado no sul do MéxicoTrump também já garantiu que tudo foi feito para deter esta “Marcha dos Migrantes”.


Outra informação relevante 
Depois da escolha de um deputado socialista para a ERSE, a eleição de João Galamba para a secretaria de Estado da Energia foi a maior surpresa da remodelação governamental. A Ana Suspiro foi fazer o levantamento dos dossiers que Galamba vai herdar: desde validar os cortes nas rendas da EDP e nas renováveis já anunciados, a decidir o furo de petróleo na costa algarvia até à tal polémica nomeação para a reguladora.

Esta foi a semana das incompatibilidades do governo. Apesar de pedir escusa do setor elétrico, que teve de passar para a tutela do Ambiente, Siza Vieira, o agora ministro da Economia, ainda tem mais um problema para resolver porque continuou a coordenar grupo sobre impostos na energia. Além disso, teve de admitir que não pode decidir sobre casos que envolvam a associação dirigida pela mulher: Cristina Siza Vieira é presidente executiva da Associação de Hotelaria de Portugal


Contudo, segundo Marques Mendes, o Constitucional poupará Siza Vieira. O comentador disse na SIC que o TC arquivará o caso de eventual incompatibilidade porque ministro mudou de cargo.

A PSP não gostou das críticas do ministro da Administração Interna à divulgação da foto da detenção dos fugitivos do Tribunal de Instrução Criminal do Porto e respondeu-lheReagiu e publicou a mesma fotografia dos três amarrados no chão ao lado de fotos de rostos de idosos severamente agredidos. Mas não eram imagens das vítimas reais destes criminosos, mas sim de vítimas estrangeiras recolhidas da Internet. O MAI abriu um inquérito e a polémica está para durar.

O ministro é também criticado pela Inspeção-geral da Administração Interna devido à alteração sobre a lei da Segurança Privada. A possibilidade de “revistas intrusivas por palpação” no acesso a recintos desportivos, culturais, aeroportos e portos levanta dúvidas sobre direitos constitucionais, escreve o DN.

O Governo anunciou 2.300 novos empregos nas regiões atingidas pelos fogosSão pelo menos 111 novos projetos empresariais, segundo disse o ministro do Planeamento e das Infraestruturas à TSF.

12 casas de pobres da Igreja estão a ser erradamente tributadas com imposto de luxo. A notícia é avançada pelo JN e refere-se às casas do padre Américo da Fábrica da Igreja Paroquial de Penafiel, que passaram a pagar o 'imposto Mortágua'.
 
Os rastreios do cancro falharam as metas no último ano. De acordo com o Público, os testes oncológicos de mama, colo do útero, cólon e reto registaram problemas na maioria do país.

Volto a Trump que anunciou que os EUA vão sair do acordo de redução de mísseis nucleares com a Rússia. Uma decisão que os russos consideraram um “passo perigoso”. Gorbachev criticou mesmo a “falta de sabedoria” do presidente norte-americano.

Jair Bolsonaro decidiu faltar aos dois debates com Fernando Haddad: o previsto para esta madrugada e o da próxima sexta-feira. Alegou razões médicas, mas como a Cátia Bruno ouviu de vários especialistas, há muito mais em jogo: à frente nas sondagens para as presidenciais brasileiras do próximo domingo, expor-se podia trazer-lhe mais prejuízos que benefícios.


Se Bolsonaro for eleito (como tudo indica), há um “plano B” no Brasil: “fugir” para Portugal. O número de pedidos de nacionalidade e solicitações de vistos disparou 34% só entre janeiro e setembro.

O ministério da Saúde francês está a investigar um caso raro de nascimentos de bebés sem braçosNa região de Ain foram registados sete casos entre 2009 e 2017. “Não podemos ficar satisfeitos ao dizer que não encontrámos qualquer causa”, disse a ministra.

Marc Márquez foi penta no motociclismo, enquanto na Fórmula 1, a entrega do título foi adiada para o Grande Prémio do México depois de uma corrida absolutamente louca nos EUARäikkönen passou para a frente, Vettel fez um pião e Verstappen subiu 16 lugares. Por isso Hamilton vai ter de esperar.


Os nossos Especiais
A poucas semanas de iniciar uma tour por Portugal com um espectáculo de stand-up, Bruno Nogueira deu uma grande entrevista de vida. Ao André Almeida Santos (com fotos do João Porfírio), falou sobre a carreira, a cultura em Portugal, a série "Sara", que escreveu, e a paixão pela jardinagem. E lembrou a frase que mais ouve: “A primeira coisa que me dizem sempre é ‘epá, não há muito dinheiro'”


A nossa opinião
  • Luís Rosa escreve "Onde está Marcelo?": "A popularidade de 80% está a cegar politicamente Marcelo. Mais do que uma muleta, tem sido uma espécie de cúmplice ativo da governação do PS. Não eram essas as expectativas da sua base social de apoio".
  • Alexandre Homem Cristo escreve "O baixo investimento na Educação": "Ao optar por aumentos salariais, o governo decidiu manter o sufoco sobre os serviços públicos. Daqui a alguns anos, talvez se perceba a ironia de ter sido a geringonça a sacrificar o Estado Social".
  • Manuel Villaverde Cabral escreve "Prognósticos só no fim": "Em vez de poupar nas despesas do Estado, aumentam-se as receitas, isto é, os impostos e, destes, sobretudo os indirectos. Eis o carácter cada vez mais inigualitário de uma fiscalidade dita de esquerda".
  • João Marques de Almeida escreve "O Bloco de Esquerda contra os doentes": "As parcerias público-privadas de Braga e de Cascais ajudam a diminuir as despesas do SNS e aumentam a qualidade dos serviços prestados aos doentes. É isso que o Bloco quer esconder custe o que custar".
  • Helena Matos escreve "O casamento do ministro e a união de facto do Governo": "Abstenho-me de me pronunciar sobre o casamento do senhor ministro da Economia mas o Governo de que faz parte protege ferozmente a actividade hoteleira da concorrência do Alojamento Local".
  • José Augusto Filho escreve "A agonia da esquerda brasileira": "O colapso do lulopetismo levará para o limbo boa parte do sistema político brasileiro, organizado a partir das posições de um PT que nas últimas décadas foi a principal força de esquerda no continente".
  • P. Gonçalo Portocarrero de Almada escreve "O Cardeal Cerejeira e o nazismo": "Faça-se a justiça de dizer a verdade: a Igreja Católica sempre declarou a absoluta incompatibilidade entre a fé cristã e a ideologia nacional-socialista". 

Notícias surpreendentes 
A 22 de outubro de 1983 'O Tal Canal'.  aterrava na televisão portuguesa uma espécie de OVNI do entretenimentoJá foi há 35 anos, mas Herman José recorda-se de todos os detalhes. E contou-os ao Pedro Vieira.

Outra efeméride. Amadeo de Souza-Cardoso morreu há 100 anosParte da sua vida está por estudar e apenas um grande museu guarda as melhores obras dele, longe de leilões e da crítica. O Bruno Horta questiona se o pintor sobreviverá ao entusiasmo que hoje o rodeia?

As conclusões do novo livro do pediatra Pedro Strecht são assustadoras. Um miúdo até aos 10 anos passa diariamente 8 horas na escola, duas horas e meia ao ecrã e 37 minutos a interagir com os pais. Por isso ele faz uma comparação terrível na entrevista à Ana Cristina Marques: a de que “uma criança passa menos tempo ao ar livre do que um recluso”.


Já sabe que o Observadoreleito o jornal generalista do ano, tem toda a restante informação de que precisa. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa segunda-feira, boa semana
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário