domingo, 30 de dezembro de 2018

Hora de Fecho: Como os nazis inventaram o Concerto de Ano Novo /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A amável tradição do Concerto de Ano Novo, que irradiou de Viena para o resto do mundo, nasceu há 80 anos como uma campanha de solidariedade que acabou por contribuir para o esforço de guerra nazi.
O Presidente da República não se compromete com uma recandidatura em 2020. Marcelo diz que está mudado desde a operação à hérnia. "Isto é muito solitário", confessa ao Diário de Notícias.
Mário Nogueira reagiu ao pedido de Marcelo ao Governo para um diploma mais criativo. Docentes vão concentrar-se na residência do primeiro-ministro a 3 de janeiro, primeiro dia do 2º período de aulas.
António Anselmo sabia que a DREA estava preocupada com a estrada 255, mas nunca reuniram porque "entretanto passou". Achou que se "houvesse perigo" tinha sido "avisado novamente".
Jair Bolsonaro vai tomar posse a 1 de janeiro e já prometeu legalizar a posse de arma por decreto logo no início do mandato. Promessa foi feita durante a campanha. E a confirmação chegou pelo Twitter.
Guimarães organiza o Festival Internacional de Dança Contemporânea. Marco da Silva Ferreira estreia um espetáculo no Porto. João Botelho faz teatro no CCB. E Zé Manel Taxista anda em digressão.
O avançado português marcou os dois golos do vitória da Juventus frente à Sampdoria (2-1), mas ficou a um dos 50 em 2018. É a primeira vez desde 2011 que Ronaldo marca menos de 50 golos num ano.
Foi um ano de grandes perdas, da política à gastronomia, da arte aos negócios. Bourdain, Hawking, Aretha, Roth, Helena Almeida, Aznavour, Júlio Pomar e João Semedo foram alguns dos que morreram.
Revisitámos os maiores concursos de fotografia do mundo e encontrámos as melhores imagens do ano. Há espécies à beira da morte, protestos a ferro e fogo, ataques terroristas e crise humanitária. Veja.
Entrevistada pela BBC Radio 4, Angelina Jolie admite que pode entrar no mundo da política, se considerarem que é precisa. Mas, por enquanto, prefere ficar nos trabalhos humanitários das Nações Unidas.
Quem antecipava que Elon Musk iria ‘padecer’ com o controlo dos novos administradores independentes da Tesla pode ter uma surpresa desagradável. Um deles é grande fã e visto como “um clone” como CEO. 
Opinião

Luís Reis
Sou um utente frequente do SNS onde sou submetido mensalmente a uma intervenção que implica a utilização de uma pequena peça que custará 10 a 15 cêntimos. Mas já aconteceu as peças estarem "esgotadas"
Sebastião Bugalho
Ninguém pergunta até onde é normal o MNE russo ser recebido em Lisboa oito meses depois de o governo subscrever as conclusões do Conselho Europeu que culparam a Rússia pelo atentado em Inglaterra?
José Manuel Fernandes
De repente Costa omitiu a palavra-fetiche: austeridade. E até descobriu que passámos "anos difíceis". É um sinal de que o blá-blá da "reposição de rendimentos" se tornou a bomba-relógio da geringonça.
José Milhazes
Quase todos os dirigentes da Igreja Ortodoxa Russa colaboraram com os serviços secretos soviéticos, incluindo Alexis II, o antigo Patriarca, e Kirill, o actual, que tinha o pseudónimo de “Mikhailov”.
Fernando Leal da Costa
No caso do ex-ministro da Saúde louva-se a passagem de “somos todos Centeno” para “falta investimento” na Saúde. Todos os que passámos pela governação ficámos mais lúcidos depois de abandonar funções.
MAGG

Marta Cerqueira
O voo entre Portugal e o Brasil foi o primeiro de quatro sem descartáveis a bordo. No total, foram evitados 350 kg de plástico.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário