domingo, 30 de dezembro de 2018

Já decidiu onde vai de férias em 2019? Nós damos uma ajuda

P
Fugas
  Alexandra Prado Coelho  
É um clássico mas é incontornável. Chega um novo ano e com ele as sugestões dos destinos a visitar. A Andreia Marques Pereira juntou uma série de ideias, para um ano de efemérides e de muita história. Vamos a cidades medievais e a cidades futuristas, ao campo e à praia, pela estrada fora. Começa assim na Fugas uma viagem, para já virtual, que passa pelos Estados Unidos (que ficará mais próximo, cortesia das novas rotas da TAP), por Macau e o Delta do Rio das Pérolas (sim, já passaram 20 anos desde que Macau passou para a China), Matera, em Itália, o Egipto, Normandia, em França, Novi Sad, na Sérvia, o Panamá, Plovdiv, na Bulgária, a Polónia, a magnífica cidade de Samarcanda, no Uzbequistão, Singapura ou Vevey, na Suíça. Para saber o que é que todos estes destinos oferecem de especial em 2019 o melhor será ler o que diz a Andreia sobre cada um deles. Depois, é só decidir, o que não será fácil porque a lista não é pequena.
E depois de uma volta tão grande pelo mundo, fazemos um zoom a uma região que continua a ser especial, hoje e sempre: BordéusQuem andou por lá foi a Maria José Santana, entrando e saindo de châteaux e descobrindo em cada um uma história, que passa pelo vinho mas também por "barões, condessas e monges". Aliás, ela diz, logo no início, que para partir à descoberta das grandes vinícolas não é preciso ser-se um entendido na matéria nem conhecer de cor todas as castas. É só preciso ter curiosidade.  
Já para fazer a visita guiada Crimes de Lisboa é preciso ter curiosidade e alguma coragemConta o Sebastião Almeida (e mostra, nas fotos, o Nuno Ferreira Santos) que há uma Lisboa "manchada de sangue", com a memória de mulheres esventradas pelo estripador nunca descoberto, autos-de-fé e carrascos. A descobrir. 
E se as histórias de terror lhe abrirem o apetite, há também uma Lisboa asiática a descobrir nos novos restaurantes que abriram no Mercado Oriental, no Martim Moniz. Fui até lá e conversei com André Magalhães, o criador de três deles, que me explicou porque é que considera a cozinha de Macau como a primeira de fusão do mundo e que papel os portugueses tiveram nesta história. Para comer, há baos, katsu sando e petiscos macaenses. 
Para dormir, a nossa sugestão esta semana é um regresso ao Sublime Comporta Country House Retreat. Foi isso que fez a Carla B. Ribeiro, descobrindo que o Sublime "cresceu e, além de excepcional, tornou-se monumental". Mas isso não o fez perder aquilo que o singulariza: o lado intimista a e capacidade para nos fazer sentir longe de tudo (por falar nisso, há até um programa de duas noites para a passagem de ano). 
Ainda lhe contamos a história de Rui Cardosocampeão dos caminhos off-road e o nosso protagonista esta semana. E deixamos, como habitualmente, sugestões de vinhos e a história de João Póvoa, "um 'ourives' da Bairrada", contada pelo Pedro Garcias. Quando ao Miguel Esteves Cardoso, tem uma ideia para os produtores de Porto vintage. A descobrir aqui
E pronto, voltamos a encontrarmo-nos em 2019! Boas entradas e boas Fugas. 

_______________

Emblemas bordados da ADASCA para as capas universitárias. Além da aposta num marketing diferente, visa também angariação de fundos como forma de fazer face às despesas diárias com a promoção para a dádiva de sangue. Valor unitário: 2,50€, ao comprar está a ajudar!
Podem ser adquiridos nos decorrer das sessões de colheitas de sangue no Posto Fixo da ADASCA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário