quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Eu, Psicóloga | 10 dicas para ajudar o seu relacionamento amoroso dar certo



Não para quem está vivendo o início de um romance onde tudo é lindo, mas para quem já está no namoro ou no casamento há um tempo e as adversidades da vida fizeram com que o relacionamento, de certa forma, perdesse o brilho, o que é normal.

Dizem os estudiosos, que a paixão dura de 18 meses a 3 anos e depois disso o relacionamento cai em conveniência e surgem as brigas e desentendimentos.

O fato é que viver com uma pessoa, dividir a sua vida e o seu espaço com alguém, não é uma tarefa tão fácil. Porque somos seres humanos, temos defeitos, obrigações; temos humores e nunca um relacionamento vai ser um mar de rosas depois que a paixão esfria.
  1. Companheirismo e cumplicidade

As pessoas acham que ser um casal é somente serem amantes, mas vai muito além disso. Ser um casal, construir uma vida com alguém, exige amizade, companheirismo e cumplicidade.

Um bom exemplo de cumplicidade é apoiar e ser apoiado, desabafar quando precisar e buscar forças nessa pessoa quando for conveniente.

2. Esqueça o passado

Um grande problema que eu noto em todas as pessoas que me pedem conselhos de relacionamento, é que elas não conseguem esquecer o passado.

Se você escolheu estar com a pessoa com quem está hoje, obrigatoriamente você terá que esquecer todo seu passado, mesmo que seja difícil. Deixando o passado de lado, você evita que se crie emoções ruins no seu relacionamento.

3. A grama do vizinho não é mais verde

Uma das partes mais podres do comportamento humano é olhar e desejar a grama do vizinho porque ela sempre parece mais verde. Os casais têm uma tendência a sempre olhar os defeitos um do outro ao mesmo tempo em que eles admiram as qualidades da grama do vizinho.

Não há nada mais frustrante do que você se sentir comparado ou comparar alguém com outra pessoa. Por isso, não compare o seu parceiro com outra pessoa nem por pensamento. Todo mundo tem defeitos, você terá que aceitar isso.

4. Esqueça o placar

Outra mania ridícula que destrói relacionamentos é agir como se estivesse em um jogo, é fazer coisas negativas para seu parceiro só porque ele fez algo que te enfureceu. É revidar com frieza caso ele(a) teve algum comportamento frio também.

Por exemplo: 
Teu parceiro teve um comportamento frio com você: 1 a 0
Você vai lá e tem um comportamento frio com ele: 1 a 1
Teu parceiro te fez um elogio e disse que te ama: 2 a 1
Por obrigação você faz um elogio a ele(a) e também diz que o(a) ama: 2 a 2

Inconscientemente nós mantemos esse embate porque temos o instinto de preservar o nosso orgulho. Eu quero que você esqueça esses joguinhos e esse placar.

5. Vá na frente

Para complementar o tópico anterior, se você quiser que seu parceiro te trate bem, primeiro você precisa tratar ele(a) bem. Faça coisas boas sem esperar nada em troca que automaticamente você vai receber muitas coisas boas.

A gente colhe o que planta nos relacionamento também.

6. Ele(a) não é um saco de pancadas

Evite descontar as coisas ruins em cima da pessoa que te escolheu para construir uma vida como casal. Eu sei que as pessoas ficam de mal-humor e se estressam por causa do trabalho, mas evite descontar isso nas pessoas e evite também reclamar do teu trabalho e de sua vida.

Existe muita diferença em dividir os seus problemas e ficar reclamando sobre tudo e fazendo seu parceiro se sentir um saco de pancadas emocional.

7. Não meça oportunidades de expressar o amor

Primeiro: As pessoas expressam o amor de várias formas. Nem sempre alguém vai dizer “eu te amo” como uma forma de expressar o amor ao seu parceiro.
Segundo: Se você sentir vontade de expressar o seu amor, faça isso sem pensar naquele placar que eu citei no tópico 4. Sem pensar se vai ser retribuído ou não.
Terceiro: Se você mulher que está lendo esse artigo, saiba que nem sempre o seu namorado/marido irá expressar o amor de forma verbal.

8. Seu parceiro não é vidente

Como dito no início, dividir o próprio espaço e a própria vida com alguém é uma tarefa desafiadora e exige muita adaptação.

Por isso, quando seu parceiro fizer algo que você realmente não gostar, não fique emburrado(a) num canto esperando ele(a) adivinhar o motivo pelo qual você tá estranho(a).
Chega para ele(a) e fala de modo maduro e com bom senso que algo está errado e que precisa mudar.

9. Saiba ouvir

Sabe qual a coisa mais irritante dentro de um relacionamento? É quando a outra pessoa não sabe ouvir.
É quando essa pessoa só quer falar e te interrompe quando você está falando, não te ouve quando é a sua vez de falar e só fica olhando para o teto esperando a vez dela falar de novo. Isso é algo extremamente irritante e desrespeitoso.
Eu te afirmo com toda certeza de que aprender a ouvir é algo simples, mas irá trazer muito resultado positivo no seu relacionamento.

10. Seja responsável por sua própria felicidade

Não espere absorver felicidade pelo simples fato de estar na companhia do seu parceiro. Ter um relacionamento, ainda mais um relacionamento a longo prazo, é apenas um pilar na sua vida. Sua vida deve ter vários pilares.

A verdadeira felicidade deve vir de dentro e deve ser criada por você também quando estiver sozinho(a) ou praticando seus hobbies com seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário