quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Sensibilizar para prevenir incêndios





No dia 1 de março, pelas 21h00, no Grupo Desportivo e Recreativo das Figueiras, tem lugar mais uma ação de sensibilização no âmbito da defesa da floresta contra incêndios.

A iniciativa insere-se num conjunto de ações de informação e sensibilização promovidas pela Câmara Municipal da Marinha Grande, através do Serviço Municipal da Proteção Civil, pelas Juntas de Freguesia, pela Guarda Nacional Republicana e pela Polícia de Segurança Pública.

No passado dia 15 de fevereiro, o Auditório da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, recebeu uma reunião com a população, na qual estiveram presentes a presidente da Câmara, Cidália Ferreira; o comandante da GNR do Posto Territorial de Vieira de Leiria, Tiago Nazaré; o 1º Sargento do Núcleo de Proteção Ambiental da GNR, Ricardo Nogueira; e o engenheiro florestal da Proteção Civil municipal, Vasco Vernandes.

A presidente da Câmara, Cidália Ferreira, apelou “à população para evitar comportamentos de risco que potenciem a ocorrência de incêndios e para proceder à obrigatória limpeza de terrenos até 15 de março”. “Sensibilizar, formar e prevenir são os objetivos destas ações que estamos a desenvolver em parceria com a GNR e PSP e para as quais apelamos à participação de todos os munícipes”.

Na ação de sensibilização foram o prestados esclarecimentos acerca da gestão de combustível e do uso do fogo, nomeadamente como, quando e onde fazer queimadas e queimas de sobrantes da limpeza de terrenos (fogueiras).

Foi recordado que nos espaços florestais, os proprietários são obrigados a proceder à gestão de combustível numa faixa de 50 metros à volta das edificações. Nos aglomerados populacionais, em espaços habitacionais confinantes com espaços florestais, é obrigatória uma faixa de proteção de 100 metros.

Devido às recentes alterações legislativas, a realização de queimas e queimadas passou a ter de ser comunicada previamente à autarquia.

A queima de sobrantes, fora do período critico e quando o índice de risco de incêndio não seja de níveis muito elevado ou máximo, está sujeita a uma comunicação prévia à Câmara Municipal de Marinha Grande.

A queimada, fora do período critico e quando o índice de risco de incêndio não seja de níveis muito elevado ou máximo, está sujeita a autorização da Câmara Municipal de Marinha Grande.

Para efetuar a comunicação prévia à Câmara Municipal de Marinha Grande deve preencher o respetivo formulário, disponível em www.cm-mgrande.pt, e remete-lo por e-mail para o correio eletrónico proteccao.civil@cm-mgrande.pt ou dirigir-se presencialmente à Câmara Municipal.

As próximas ações a realizar são as seguintes:

1 de março, às 21h00, no Grupo Desportivo e Recreativo das Figueiras;
2 de março, às 15h00, no Grupo Desportivo Moitense;
- 8 de março, às 21h00, na Sociedade Desportiva e Recreativa Garciense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário