sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Eu, Psicóloga | 14 coisas para não dizer em seu relacionamento



Tudo que é falado em um relacionamento tem consequências. Aprenda a evitar o impacto negativo de frases tóxicas


Em momentos de insatisfação, nós podemos dizer coisas que não queremos de verdade. Mas, mesmo sem intenção, essas frases tóxicas podem ter impacto negativo no relacionamento. Confira abaixo a lista de algumas delas e como evitá-las.

1 Não ameace se separar

Você pode se arrepender depois ao ameaçar se separar. “Isso mostra que você não acredita que o casamento possa durar, o que faz com que seu parceiro não se sinta seguro em amar você”, diz Tracey Steinberg, especialista em relacionamentos. Assim que é dito, o estrago está feito, mesmo sendo uma ameaça vazia. É uma mensagem que diz que você está prestes a sair da relação.

2 Não diga que ele/ela está mentindo

“Confiança é muito importante para um relacionamento bem-sucedido” diz Antonia Hall, psicóloga. Se você acha que seu parceiro está mentindo, dizer isso diretamente será um tiro pela culatra. Ao invés disso, diga “não acho que você está me contando tudo.” É menos inquisidor e agressivo.

Prefira perguntar sobre um evento isolado para iniciar a conversa. “A ideia é ouvir em vez de disparar acusações duras, diz Stacey Laura Lloyd, especialista em relacionamentos. “Juntar todos os fatos primeiro fará você entender a posição do seu parceiro e também reagir apropriadamente.”

3 Não diga a seu parceiro como reagir

O mesmo vale para “Calma” e “Você está exagerando.” Algumas vezes, as pessoas falam isso para acalmar o parceiro, mas pode ser que ele sinta que suas emoções não têm sentido. “Você deseja que seu parceiro não tenha medo de expressar seus medos e inseguranças”, diz Laurel House, coach de relacionamentos. “Se a sua intenção ao dizer frases como essas é acalmá-lo, você terá uma reação exatamente oposta”, diz Lloyd. “Essas frases são percebidas como menosprezo, e degradam os sentimentos de seu parceiro.” E ele responderá com raiva, hostilidade e inconstância. “Em vez de dizer ao seu parceiro como se sentir, deixe-o falar e ouça o que ele tem a dizer”, diz Lloyd.

4 Não seja passivo-agressivo

Se é óbvio que algo está errado e você diz o contrário, você está sendo passivo-agressivo. Isso também mostra que você tem medo de dizer algo que pode começar uma discussão. Por isso, você encoraja seu parceiro a começar primeiro. “Discussões podem ser um lado saudável de um relacionamento a longo prazo”, diz Andrea Syrtash, especialista em relacionamento. “Não é pelo que você discute, mas como discute. Não se preocupe em discordar”, diz Syrtash.

“Quando o casal expõe suas diferenças – e elas são ouvidas –, estará mais apto a achar pontos em comum.” Mas, quando a briga é evitada, costuma ser pior. “Ser capaz de comunicar o que está sentindo é a única maneira de passar por conflitos com o seu parceiro”, diz Hall.

5 Não menospreze sentimentos

Quando você diz “tanto faz”, pode parecer que está minimizando os sentimentos do seu parceiro. “Não há nada positivo em dizer ‘tanto faz'”, conta Julie Spira, coach e especialista em relacionamento. “Essa frase geralmente é dita com um tom de desapontamento. Qualquer que seja o problema, pode sumir com um abraço ou um sorriso. Quando seu parceiro estiver pronto para dizer o que está errado, ele dirá.”

6 Não seja extremista

“Você está sempre atrasado”, “Você não serve para nada”. Estas frases dificilmente são verdadeiras, mas podem machucar bastante. Com elas, você diz ao seu parceiro que ele não faz nada da forma correta e não acredita que ele possa mudar. “Com estas frases, você está assassinando o caráter do seu parceiro”, diz Syrtash. Alguns estudos dizem que, quando você duvida do caráter do seu parceiro, estará mais perto do divórcio.”

7 Não teste o amor do seu parceiro

“Se você realmente me amasse…” É uma forma passivo-agressiva e pouco eficaz de comunicar os seus desejos.

“Quando você fala assim, seu parceiro fica na defensiva”, afirma Syrtash. Seu parceiro não deve se sentir pressionado a provar o seu amor ou fazer algo que ele não queira. Em vez disso, peça diretamente e sem conflitos.

8 Não insulte seu parceiro

Em uma relação de amor, você não deve achar que precisa conquistar o respeito do outro. Ele deve estar presente desde o começo. É por isso que frases como “Eu vou fazer isso de qualquer forma, não me importo com o que diz”, “Você ganhou peso” ou “Você fica ridículo com essa roupa” são ofensivas. O cônjuge pode pensar que não é bom o suficiente. “Você estará apenas estimulando insegurança, ressentimento e raiva”, argumenta House.

9 Não o faça se sentir idiota

“Eu te avisei.” Esse é um exemplo clássico do que você não deve dizer. Ninguém gosta de ouvir que é burro ou ser menosprezado. “A mensagem que você passa é a de que você é mais esperto do que o outro”, diz Lloyd. Quando as coisas acontecem como você previa em vez de como seu parceiro esperava, ele sabe o que você vai pensar. Mas não precisa que você o lembre disso.

10: Evite sarcasmo exagerado

“A louça não será lavada sozinha.” ou “Eu pareço um GPS?” Sarcasmo pode ser inofensivo no início, mas comunica ao seu par a sua frustração por uma expectativa não atendida. “Comentários sarcásticos podem minar a sua relação e frustram o outro”, aconselha Hall.

11 Não seja o maior crítico do outro

“Mesmo que ‘burro’ não seja um palavrão, pode machucar”, April Masini especialista em relacionamento e etiqueta. “Costuma ser pior do que qualquer outra palavra.” O mesmo vale para “Qual o seu problema?”, “Que tipo de pai/mãe faz isso?” e “É uma ideia idiota.” Seu par quer que você torça por ele, e não que fique contra. Você não deveria ser o seu pior crítico, mas seu maior fã.

12 Evite cobranças

Samantha Burns, especialista no assunto, sugere um “elogio sanduíche”, em que você exalta um esforço do passado ou do presente, diz a ele o que pode melhorar ou do que você precisa e no final faz outro elogio positivo. Algo como: “Eu adorei quando a gente saiu semana passada. Preciso de mais tempo com você.”

13 Não mencione o ex

Quando você está nervoso ou desapontado com seu parceiro, pode ser fácil comparar. “Nunca compare seu atual com relações passadas”, aconselha Mark Goldstein, coach de encontros. Concentre-se em um diálogo produtivo, dizendo algo como: “Eu ficaria muito feliz se você fizesse…”

“Neste momento de insatisfação, você minimiza os aspectos que ama em seu parceiro para dar lugar a uma versão idealizada do seu ex”, diz Burns.

14 Não faça comentários depreciativos sobre a família do seu par

Você pode odiar alguém da família do seu cônjuge, “mas não toque nesse assunto a não ser que esteja querendo problemas”, diz Masini. Fale deles apenas de maneira respeitosa e seja construtivo ao falar dos problemas. Em vez de dizer que a casa deles é muito quente, diga “Quem sabe não possamos comprar um ar-condicionado?”. “O mesmo vale para crianças de casamentos anteriores”, diz Masini.





Nenhum comentário:

Postar um comentário