sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

360º- Investigação: 5 empresas de militantes ganharam mais de 2 milhões em adjudicações de autarquias do PCP; e que transferências houve no futebol

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 

Lá fora, o Barcelona dominou, o PSG perdeu, e o Mónaco abriu uma nova era (com Leonardo Jardim e Adrien). O Bruno Roseiro resume as dez grandes ilações a retirar desta janela de contratações.

O frio polar que mantém partes dos EUA congeladas já matou pelo menos 20 pessoas. E vão surgindo relatos impressionantes: um jovem de 18 anos foi encontrado congelado na Universidade de Iowa e um homem de Milwaukee caiu inanimado ao limpar a neve à frente da garagem. As fotos e os vídeos são reveladores. E a boa vontade de alguns também.

Para cá, para hoje, o mau tempo também vai marcar o diaOito distritos estão sob alerta vermelho devido à agitação marítima: as rajadas poderão atingir os 110 km/h e as ondas os oito metros devido à tempestade Helena. Há chuva, vento e neve: a temperatura vai descer e domingo poder ser o dia mais frio do ano.

Mas a maior tempestade pode vir da entrega no Parlamento da auditoria à CaixaHoras antes do banco público apresentar resultados, Paulo Macedo deixará na Assembleia a versão final do relatório do EY. Só não se sabe quais os dados foram omitidos ao abrigo do sigilo bancário.

O Estado ignorou os alertas de “risco de fraude” na CGD durante sete anos, escreve hoje o Jornal Económico. Os avisos foram feitos, mas entre 2007 e 2014 nem os diferentes governos nem a administração deram atenção ao que dizia o revisor oficial de contas do banco

Ontem à tarde PS, PSD, BE e CDS entenderam-se quanto a um texto comum sobre o âmbito da nova comissão de inquérito. Só o PCP ficou de fora, mas apesar de discordar, vai abster-se e deixar passar o documento na votação em plenário.

Outra informação relevante 
A Câmara de Loures já admite que houve dois  contratos com o genro de Jerónimo de Sousa atribuídos sem serem ouvidas outras empresas. Mas este está longe de ser um caso único. Uma investigação do Rui Pedro Antunes descobriu uma rede vermelha: cinco empresas de militantes comunistas ganharam mais de dois milhões em adjudicações de autarquias do PCP. São vários os casos:
  • Um milhão para uma seguradora que tem militantes como sócios e administradores.
  • Contratos de zero euros (com milhares em comissões que não são publicitados).
  • Uma rede comercial que tem no topo um ex-ministro de Vasco Gonçalves.
  • Meio milhão em comunicação: em que 9 dos 10 contratos públicos são com autarquias comunistas.
  • Os boletins municipais, agendas e livros que renderam 300 mil euros.
  • Letras&Sinais: os ajustes de 208.920 euros para um antigo vereador.
  • E, claro, o caso do genro de Jerónimo: em que pelo menos dois contratos foram atribuídos sem serem ouvidas concorrentes.
Na Venezuela, uma força da polícia militar ligada a Nicolás Maduro cercou e entrou na casa de Juan Guaidó onde estava a sua família, incluindo a filha de 20 meses. "Os filhos são sagrados, as esposas são sagradas. Não passem essa linha vermelha”, reagiu o autoproclamado presidente interino venezuelano aos jornalistas, já com a bebé ao colo. A seguir apresentou um plano para combater crise e fez um teste às Forças Armadas.

Guaidó continua entretanto a somar apoiosGuterres voltou a oferecer os seus "bons ofícios" como secretário-geral da ONU; a União Europeia já criou um grupo de contacto para novas eleições na Venezuela; a pressão internacional fez com que fossemlibertados alguns dos jornalistas detidos; e Portugal mantém um plano de contingência para ajudar os portugueses.

A situação na Venezuela mereceu ontem um dos mais duros ataques do PCP ao Bloco de Esquerda. Num artigo no Avante!, com o título 'Cucu', José Frazão, membro da Comissão Política do Comité Central, acusou o BE de ser "um relógio de cuco suíço do imperialismo norte-americano em matéria de política internacional". (esta é a versão curta, a longa é bem mais acutilante como pode ler)

Centeno já pôs pé no travão do optimismo crónico que partilha com o primeiro-ministro. Diz que é necessária responsabilidade política porque “ninguém descobriu o elixir do crescimento eterno”. Uma afirmação avisada no dia em que se conheceu que Itália entrou em recessão e a Europa cresceu ao ritmo mais baixo desde 2013.

E há mais uma mudança a ter em conta nas regras do IRS este anoA verificação das faturas e os cálculos das deduções do IRS têm novas datas.


O governo ainda não transferiu as verbas para o Estado pagar os apoios do ano passado a famílias carenciadas com filhos em escolas privadas. E prepara-se para repetir a falha este ano, já assumiu a Direção Geral da Administração Escolar junto dos diretores. 

Na guerra com os enfermeiros, o ministério já avançou com os “meios de reação jurídicos” que o governo poderá tomar contra a greve. Entre eles estão a avaliação da possibilidade de recurso à requisição civil e um pedido de esclarecimentos junto do Conselho Consultivo da PGR sobre “o exercício do direito à greve" e o financiamento desta por crowdfunding. Os sindicatos falam em "ameaça" e "coação"

Há outro braço-de-ferro em curso na Saúde, este sobre ter de existir consenso partidário alargado em torno da nova Lei de BasesCarlos César respondeu ao possível veto de Marcelo caso tal não aconteça, dizendo que o “Parlamento encontrará forma de reconfirmar a lei”.

Por falar em guerras, no PSD parece que se fumou (para já) um cachimbo da paz nas distritais revoltosasA demissão em Coimbra terá sido caso único e Rio não vai pedir para rolarem mais cabeças: "É um não-assunto", disse.


O Ministério Público vai investigar uma suspeita de fraude com refeições de bombeiros. Segundo o JN (sem link) e o Públicoforam cobradas à Protecção Civil milhares de refeições superiores ao número de bombeiros no terreno nos fogos de Mação. Mas a fraude será generalizada.

E quando vão ser apresentados os grandes investimentos, é bom que um deles seja mesmo na ferrovia. Ontem um comboio perdeu o motor em andamento quando se dirigia para Valença.

Duas polémicas no Brasil. O PT propôs lula para prémio Nobel (nota: o ex-presidente está preso por corrupção); e uma ministra de Bolsonaro é acusada (pela avó) de ter raptado uma criança indígena (que apresenta como sua filha adoptiva).

Outras duas nos EUA: a responsável pela gestão da imprensa da Casa Branca diz que foi "Deus que quis que Donald Trump fosse presidente”. E ele escolheu como tema para o Estado da Nação a "unidade".


Os nossos Especiais

Mayra Andrade viveu em Cabo Verde, Senegal, Angola, Alemanha e França. Em 2015 trocou Paris por Lisboa. Agora que acaba de lançar um novo disco diz em entrevista ao Gonçalo Correia que tanto carimbo no passaporte é normal: "Em Cabo Verde todos temos uma parte da família que não está".

     
A nossa opinião
  • Rui Ramos escreve "Duas ilusões sobre a Venezuela": A tirania chavista na Venezuela não é socialista? Quer dizer que nacionalizar, condicionar e subsidiar já não é socialismo? E nesse caso, porque é que tantos líderes da esquerda apoiaram Chávez?".
  • Diana Soller escreve "A Venezuela e a timidez europeia": "É um risco a Europa ter uma posição mais assertiva relativamente à Venezuela? É. Mas é mais arriscado ainda ter uma posição demasiado tímida, que não convence ninguém".
  • José Milhazes escreve "Quem tem medo da revisão da História?": "Senhor deputado, você fez-me lembrar a sua colega Rita Rato que, sendo formada em Relações Internacionais na Universidade Nova, não sabe o que foi o “Gulag” criado por Lénine, Trotski e Estaline".
  • Margarida Mano escreve "O fim das propinas foi “fake news”": "O ministro que em janeiro diz que não vale a pena reduzir as propinas é o ministro que propõe em novembro essa mesma medida e a vê aprovada, em dezembro, no Orçamento do Estado de 2019".
  • José Crespo de Carvalho escreve "Planeta ou Plástico? Porque temos de escolher": "Da produção mundial total, 380 milhões de toneladas por ano, metade é de plástico "single-use", nem sempre fácil de banir. Mas são necessários esforços redobrados para que isso mesmo venha a acontecer".
Notícias surpreendentes 
Foi descoberta uma pequena galáxia que é quase tão antiga quanto o próprio Universo. É o mais recente brilharete do telescópio Hubble e aconteceu por acaso: mal brilha, mas é um fóssil vivo dos primeiros anos da formação do nosso mundo.

A Imprensa Nacional vai publicar as obras completas de Mário Soares. A coleção é coordenada por José Manuel dos Santos e conta com a colaboração de conhecedores e personalidades próximas do ex-presidente.

Peter Jackson vai realizar um documentário inédito sobre os Beatles. O cineasta neozelandês vai analisar e editar mais de 55 horas de filmagens captadas em estúdio, no ano de 1969, quando o grupo inglês preparava o seu último álbum, "Let it Be".

O novo ano lunar começa no próximo dia 5: como é Ano do Porco, último signo do zodíaco chinês, símbolo de riqueza e prosperidade, as marcas de luxo aderiram em força. Há porcos e porquinhos em tudo o que é tendência.


Continue com toda a informação do dia no Observador. 
E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa sexta-feira e bom fim-de-semana
(e para quem gosta da final da Superbowl, pelo desporto ou pelo espectáculo, fique já a saber quem vai actuar e quem recusou estar no maior evento desportivo do mundo que acontece na madrugada de domingo para segunda)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário