terça-feira, 25 de junho de 2019

Centro | Filarmónica União Taveirense vai receber Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra

O executivo da Câmara Municipal  de Coimbra (CMC) aprovou por unanimidade, na reunião deste dia 24 de junho, a atribuição da Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra à Filarmónica União Taveirense, por ocasião dos seus 150 anos. 
A proposta partiu da vereadora da Cultura e Turismo da CMC, Carina Gomes. A medalha deverá ser entregue a 4 de julho, Dia da Ciadade.
“Considerando a relevância cultural da Filarmónica União Taveirense, o seu trabalho em prol da comunidade e do território envolvente, o seu contributo para a educação musical, o seu empenho na valorização e promoção da música, a sua colaboração ativa com o Município de Coimbra e os seus 150 anos de vida e atividade, tenho a honra de propor a atribuição da Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra à Filarmónica União Taveirense”, escreve Carina Gomes, na proposta que vai ser analisada na próxima reunião da Câmara Municipal.
Fundada a 21 de abril de 1869, na Vila de Taveiro, pelo Padre João Pessoa Godinho e D. Duarte Mello (conde de Taveiro), a Filarmónica União Taveirense é uma das mais antigas do país, celebrando, em 2019, 150 anos de atividade contínua.
A vereadora da Cultura destaca alguns momentos da longa vida da Filarmónica, nomeadamente, em abril de 2016, a colaboração com a Câmara Municipal de Coimbra no espetáculo de abertura ao público do requalificado Convento São Francisco, tendo participado com diversas formações na peça “Dos Bichos”, inspirada na obra de Miguel Torga e protagonizada pela Companhia O Bando.
“Atualmente, a Banda dispõe de um potencial humano e artístico bastante rico, na sua maioria jovem e com grande formação e curriculum musical, que lhe permite apresentar trabalhos bem elaborados e exigentes em várias salas do país, como a Casa da Música, o Convento São Francisco e o Teatro da Trindade”, salienta Carina Gomes.
Ao longo dos últimos anos a Filarmónica União Taveirense tem recebido vários prémios e distinções, como a Comenda de Ordem de Benemerência, pela Presidência da República em 1969; a Medalha de Mérito Cultural, pela CMC a em 1995; e a Declaração como Instituição de Utilidade Pública, em 1997.
NDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário