segunda-feira, 22 de julho de 2019

Associação das Corgas entrega donativo aos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova



A Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Corgas entregou à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova um donativo no valor de 720 euros, resultantes da venda do livro “Caminhos da fé e do pão”, uma obra em homenagem ao Padre Joaquim Martins Castanheira editada em dezembro de 2018 com o apoio do Município. A entrega do donativo aconteceu no dia 16 de julho, data em que se comemora a padroeira da aldeia e em que a associação promoveu mais um Encontro Temático com o título Saúde, Prevenção e Segurança. 

Nesta iniciativa foi enfatizado o espírito de comunidade e partilha que a comunidade corguense se orgulha em manter e esta iniciativa “adequa-se no dia de Nossa Senhora do Carmo porque é a quem fazemos as nossas preces em momento de aflição e recebemos a sua proteção”, explica Libânio Martins, acrescentando que “temos de ter em mente que há sempre alguém ao lado que precisa de nós. “Este sentido de solidariedade é essencial para a sobrevivência das nossas aldeias e comunidades”. O presidente da autarquia, João Lobo, naquela que foi a sua intervenção, referiu a importância da segurança e do apoio que o Município presta já através da Unidade Móvel de Saúde e da Bibliomóvel e acrescentou que “a tendência é para os serviços se deslocarem às pessoas e não o contrário e, portanto, o espírito de comunidade e solidariedade entre vizinhos é cada vez mais importante”. 

Numa altura em que estamos na fase mais crítica dos incêndios florestais, João Lobo reforçou a importância da limpeza dos aglomerados populacionais e o trabalho promovido pelo Município na divulgação do projeto Aldeia Segura, Pessoas Seguras, concluindo que “cabe a cada um de nós, enquanto cidadãos, evitar os comportamentos de risco”. Tiago Marques, comandante dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova, aproveitou a ocasião também para sensibilizar os corguenses da necessidade de existir “um local de abrigo para, em caso de necessidade, retirar as pessoas ou prestar auxílio de forma mais eficaz e rápida e de uma pessoa oficial de segurança que será o interlocutor entre as forças de segurança e a comunidade”. Libânio Martins aceitou o desafio deixado pelas entidades e ficou a promessa de o projeto integrar o próximo plano de atividades da associação. 

Neste encontro foram ainda promovidas ações de sensibilização sobre hábitos de saúde e hábitos alimentares dinamizados por duas enfermeiras com raízes familiares à aldeia que falaram sobre redução do consumo de sal e açúcar e o aumento da ingestão de água e exercício físico essencial para o bem-estar de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário