segunda-feira, 22 de julho de 2019

Judiciária já recolheu elementos de natureza criminosa sobre fogo da Sertã. Chamas continuam perto de várias aldeias

Resultado de imagem para Judiciária já recolheu elementos de natureza criminosa sobre fogo da Sertã. Chamas continuam perto de várias aldeias
Sapo
O incêndio de Vila de Rei, que deflagrou este sábado, continua ativo, mobilizando mais de oito centenas de operacionais, duzentas viaturas e quinze meios aéreos. Trinta pessoas precisaram de assistência do INEM, das quais apenas nove foram transportadas a unidades hospitalares. Há um ferido grave.

Castelo Branco e Santarém

  • Quinze aldeias das 23 existentes na freguesia de Cardigos, Mação, estavam esta tarde em perigo devido às chamas que lavram naquele concelho do distrito de Santarém, disse à Lusa o vice-presidente da autarquia.
  • Várias habitações no centro da freguesia de Cardigos, freguesia do concelho de Mação, estão em risco devido à rápida propagação das chamas que já queimou alguns quintais, sendo que a rápida atuação dos bombeiros está a evitar danos maiores.
  • A RTP dava conta de que pelo menos duas habitações arderam em Sarnadas, Mação. Mais tarde, o comandante do Agrupamento Centro Sul, Belo Costa, confirmava que o incêndio de Vila de Rei e Mação já atingiu algumas habitações sem que neste momento haja um número quantificado, segundo a proteção civil.
  • Às 20:20, o INEM informava ter havido 30 assistências, das quais apenas nove necessitaram de assistência hospitalar. Deste nove, oito ficaram feridos ontem: são sete ligeiros e um ferido grave, que ficou queimado neste sábado, tendo sido transportado para Lisboa.
  • À mesma hora, a Proteção Civil adiantou ainda que estiveram mobilizados 14 meios aéreos para combater as chamas durante o período de máximo empenhamento e que, neste momento, no incêndio de Vila de Rei (Castelo Branco) e Mação (Santarém) estão no terreno 839 operacionais da proteção civil apoiados por 296 viaturas.
  • Entretanto, a Polícia Judiciária já recolheu indícios e elementos de natureza criminosasobre o incêndio que deflagrou no sábado no concelho da Sertã, distrito de Castelo Branco, disse hoje à Lusa fonte oficial.
  • Já o vice-presidente da câmara municipal de Vila de Rei, Paulo César, disse que existe no concelho uma frente de fogo "descontrolada" na fronteira com os municípios da Sertã e Mação mas as habitações têm sido defendidas das chamas.
  • Pelas 13h deste domingo, cerca de 85% do fogo de Vila de Rei encontrava-se "dominado", mantendo-se pequenos fragmentos da frente de incêndio, afirmou o comandante do Agrupamento Centro Sul, realçando que a tarde ia pôr os meios à prova.
  • A GNR mandou evacuar na tarde de hoje a praia fluvial de Cardigos, freguesia do concelho de Mação, distrito de Santarém, devido à rápida aproximação das chamas ao local e ao centro da localidade.
  • O incêndio no concelho da Sertã reacendeu hoje à tarde depois de sido dado como dominado durante a madrugada;
  • O presidente da câmara municipal de Proença-a-Nova disse hoje que o município tem meios em prevenção para a eventualidade do incêndio que deflagrou em Vila deRei atingir aquele concelho do distrito de Castelo Branco.
  • O ministro da Administração Interna disse que os órgãos de polícia criminal estão a investigar as causas dos incêndios, manifestando “estranheza” por terem começado “separados por poucos minutos”.
  • As Forças Armadas reforçaram esta manhã o apoio à Proteção Civil no combate aos incêndios, tendo deslocado para Vila de Rei uma cozinha de campanha do Exército e alimentos para assegurar refeições a pelo menos 600 pessoas. As Forças Armadas já tinham enviado quatro máquinas de rasto no sábado.
  • O vice-presidente da Câmara de Mação disse que as chamas já consumiram três mil hectares de floresta e que está em risco de desaparecer o que sobrou dos incêndios de 2017.
  • Resultado de imagem para Judiciária já recolheu elementos de natureza criminosa sobre fogo da Sertã. Chamas continuam perto de várias aldeias

Viseu

Reações

Madremedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário