quinta-feira, 14 de março de 2019

LINHAS DE TORRES VEDRAS DECLARADAS MONUMENTO NACIONAL


Fonte oficial do Governo confirmou que a proposta de classificação das Linhas de Torres Vedras como monumento nacional, apresentada há um ano pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), foi hoje aprovada em Conselho de Ministros.

A candidatura integrou 128 estruturas militares, como fortes e estradas militares, das primeira e segunda linhas defensivas, dos quais 114 foram classificados, tendo 15 ficado de fora por se encontrarem degradados ou destruídos.

Além da classificação como património nacional, vai ser criada uma zona especial de proteção em volta de cada uma das estruturas.

Há vários anos que a Rota Histórica das Linhas de Torres - Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras, que integra os municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, tem insistido na salvaguarda deste património.

A Rota Histórica das Linhas de Torres – Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras, presidida por José Alberto Quintino e com sede em Sobral de Monte Agraço, tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentado do território, através da salvaguarda, conservação e valorização do património das Linhas de Torres e da sua promoção enquanto produto turístico e cultural.

Em 2012, o Turismo de Portugal atribuiu à Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT) o Prémio de Melhor Projeto Público de Requalificação, considerando que contribuía para a qualificação do turismo nacional e para a notoriedade de Portugal como destino turístico de excelência.

Em 2014, foi a vez da União Europeia e da Rede Europa Nostra distinguirem o trabalho realizado pela RHLT, com o prémio Conservação. O projeto foi selecionando entre 169 candidaturas aceites, provenientes de 31 países e representada pela vice-presidente da RHLT, Ana Umbelino na "The Best in Heritage", uma conferência anual onde são apresentados e divulgados projetos premiados, quer a nível nacional quer internacional.

No mesmo ano, a Assembleia da República deliberou, por unanimidade, instituir o dia 20 de outubro como o Dia Nacional das Linhas de Torres, numa justa homenagem à memória e resistência do povo português aliada à estratégia e engenharia militar.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/  

Nenhum comentário:

Postar um comentário