terça-feira, 2 de abril de 2019

Ministra encerra eHealth Summit

Ministra da Saúde reitera prioridade na inovação tecnológica.
A Ministra da Saúde, Marta Temido , participou no encerramento da terceira edição da Portugal eHealth Summit 2019, que decorreu a 22 de março, na Altice Arena.
Marta Temido reiterou a posição do Programa do Governo de dar prioridade à inovação para que o País «seja capaz de responder, com inteligência e sucesso, aos desafios sociais, económicos e ambientais, atuais e futuros, assumindo uma posição de vanguarda no espaço europeu».
A crescer de ano para ano, «Portugal eHealth Summit» contou com a presença de mais de 15 mil pessoas na edição de 2019.
Foram 4 dias de muito trabalho, conhecimento, workshops, partilha de experiências e projetos. Dezenas de especialistas, muitos internacionais, e uma multiplicidade de temas que juntaram a tecnologia e a saúde dando lugar, também, ao debate de temáticas transversais a toda a sociedade, como a saúde pública, a violência doméstica, o testamento vital, a inteligência artificial e muitos outros. Startups e empresas apresentaram as suas soluções inovadoras na área de exposições na Sala Tejo.
Na ocasião, a Ministra da Saúde salientou que «Os serviços de saúde do séc. XXI têm que se desmaterializar, acompanhar as pessoas, os utentes e os profissionais». O Portal do SNS, a telesaúde, o registo eletrónico de saúde, a prescrição eletrónica e o MySNS Carteira foram dados como exemplos de inovação tecnológica.
Marta Temido afirmou que «estes avanços têm contribuído para reduzir a desigualdade no acesso à saúde e para reforçar o poder do cidadão no sistema», sublinhando a obrigação de continuar a estimular a inovação e o desenvolvimento tecnológico e digital.
Esta iniciativa diferenciadora e transversal a todas as áreas da sociedade foi promovida pelo Ministério da Saúde, através dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde – SPMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário