sábado, 4 de maio de 2019

O Município de Águeda volta uma vez mais a mostrar uma forte preocupação com a segurança dos peregrinos.


A segurança dos peregrinos que percorrem o concelho de Águeda é uma preocupação da Câmara Municipal. Desta forma, foi criado um percurso devidamente sinalizado para o efeito, que reúne o trajeto mais rápido, mais seguro e mais agradável, e foram efetuados uma série de outros trabalhos, nomeadamente a recolha de lixos, a limpeza, manutenção e beneficiação de caminhos e acessos onde os peregrinos vão passar, a supressão de vias - em articulação com a IP – Infraestruturas de Portugal, a colocação de 13 recetáculos de lixo com a devida sinalética e a instalação de 3 wc’s, que se situam no Parque do Marnel em Lamas do Vouga, na Zona dos Abadinhos em Águeda, e na Landiosa, em Aguada de Baixo. De mencionar também que o serviço municipal de Proteção Civil estará na rua para dar todo o apoio que possa ser necessário. 

O Município tem ao longo dos anos efetuado um trabalho nesta área e este ano dá mais um passo no sentido de melhorar as condições que proporciona aos peregrinos que todos os anos passam no concelho. 
Desde o lugar da Cavada Nova a norte, até Aguada de Baixo a sul, o Município de Águeda colocou sinais orientadores, dando conta do percurso mais seguro e mais curto, na passagem ao longo da EN1/IC2 na área do concelho de Águeda. Desta forma, pretende-se desviar os  peregrinos da variante do IC2, uma via que tem mais movimento e, consequentemente, mais perigo para os peões, ao mesmo tempo que lhes proporciona uma breve visita pelo centro da Cidade de Águeda. 
Recorde-se que em 2007, o Município de Águeda delimitou um trajecto específico para os peregrinos que passam no concelho rumo a Fátima. Esse percurso encontra-se sinalizado com uma sinalética característica, que é exclusiva do Concelho de Águeda, e para a qual o painel pretende chamar à atenção. Com o lema “Pelos Caminhos de Águeda até Fátima”, esta iniciativa pretende auxiliar os peregrinos, ao facultar-lhes o acesso a um percurso mais rápido, seguro e, ao mesmo tempo, mais agradável de percorrer. 
É também intenção da Autarquia valorizar esta Rota de Peregrinação através da sinalização adequada, manter os parques e áreas de descanso devidamente limpos e preparados para prestar o apoio necessário.
Jorge Almeida, Presidente do Município, referiu sobre este assunto: “Ano após ano temos em mente a segurança dos peregrinos que passam em Águeda na sua jornada rumo a Fátima. Temos implementado algumas medidas que visam sobretudo tornar o percurso mais seguro e agradável, este ano demos mais um passo nesse sentido com a colocação dos wc’s para utilização dos peregrinos. Desejo a todos uma peregrinação segura e um bom regresso a casa, e espero que possam visitar Águeda num futuro próximo e conheçam tudo o que o concelho tem para oferecer.”







Nenhum comentário:

Postar um comentário