segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Ciência | Cientistas conseguem reverter a idade biológica de voluntários

Cientistas conseguem reverter a idade biológica de voluntários / Imagem de Mabel Amber, still incognito ...por Pixabay 
Depois de um ano tomando hormônio do crescimento e remédios para diabetes, voluntários de pesquisa rejuvenesceram em média 2,5 anos na idade biológica

Um estudo da Universidade da Califórnia Los Angeles mostrou que é possível reverter a idade biológica de seres humanos.

Durante um ano, nove voluntários saudáveis ingeriram um coquetel de três medicamentos comuns – hormônio do crescimento e dois remédios para diabetes.

Depois desse período, os cientistas constataram que os voluntários rejuvenesceram em média 2,5 anos de idade biológica, medidos pela análise de marcas nos genomas de uma pessoa. O sistema imunológico dos participantes também mostrou sinais de rejuvenescimento.

No estudo, depois que os participantes passaram um ano tomando os medicamentos, os cientistas monitoraram seus “relógios epigenéticos”. O relógio epigenético é medido pelas mudanças químicas no DNA. Conforme as pessoas envelhecem, aparecem “marcas” dessas modificações no código genético. Analisando essas marcas, é possível calcular a idade biológica de uma pessoa.

Os resultados foram uma surpresa até para os organizadores do estudo. “Eu esperava ver a desaceleração do relógio biológico, mas não uma inversão”, diz o geneticista Steve Horvath, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, que conduziu a análise epigenética. “Isso foi meio futurista”.

Mas os autores da pesquisa alertam que os resultados são preliminares, e que devem ser confirmados em estudos futuros, já que essa análise foi feita com apenas nove voluntários e não incluiu um grupo de controle.

A pesquisa foi pulicada em 5 de setembro na revista “Aging Cell”.

Fonte: Revista Planeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário