quinta-feira, 24 de março de 2022

Ansião acolheu comemorações do Dia Meteorológico Mundial


O Auditório Municipal de Ansião recebeu, no dia 23 de março, a sessão comemorativa do Dia Meteorológico Mundial, instituído pela Organização Mundial de Meteorologia.
Organizada pela Associação Portuguesa de Meteorologia e Geofísica, com o apoio do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e do Município de Ansião, a sessão desenvolveu-se em torno da temática “Avisos precoces e ações precoces” (“Early Warning & Early Action”), tendo contado com a presença de especialistas de diversas entidades.

No momento de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, agradeceu a escolha de Ansião para a realização do evento e ressalvou a importância do clima e o seu impacto na vida das populações e na sustentabilidade ambiental. Já os representantes da Associação Portuguesa de Meteorologia e Geofísica, Lourdes Bogalho e Luís Pessanha, salientaram as consequências das alterações climáticas como tema de uma necessária reflexão e a importância da informação prestada às populações através dos avisos meteorológicos.

Depois de Carlos da Câmara, da Universidade de Lisboa, ter feito um enquadramento histórico da meteorologia em Portugal e do serviço nacional de meteorologia, enaltecendo os contributos de José Pinto Peixoto, um dos grandes climatologistas portugueses do séc. XX, André Fernandes, da ANEPC – Associação Nacional de Emergência e Proteção Civil, enfatizou a importância para a segurança da população dos avisos e alertas meteorológicos emitidos a partir de informação recebida pelo IPMA.

Este organismo marcou presença neste encontro através das intervenções de Vanda Cabrinha, que se pronunciou acerca da seca meteorológica no nosso país e do contínuo aumento da temperatura do ar; João Jacinto, que trouxe uma análise aos acidentes aeronáuticos causados por fatores meteorológicos; Nuno Moreira, que se referiu aos avisos meteorológicos como uma ferramenta essencial para que a informação útil chegue à população; e ainda Fernando Carrilho, que transmitiu informação relativa aos principais tsunamis que afetaram o território nacional e à importância do sistema de alerta precoce.

João Santos, piloto de helicópteros, foi o último orador, tendo salientado o efeito das alterações climáticas nos incêndios rurais e a importância da interpretação dos avisos meteorológicos para o planeamento da intervenção da aviação.

Tratou-se, pois, de uma sessão de esclarecimento e de sensibilização para assuntos tão complexos e de consequências tão diretas para a humanidade e para o planeta, como são as condições meteorológicas e as alterações climáticas, sobre os quais é fundamental a partilha de conhecimentos e experiências e o desenvolvimento da ciência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário