quinta-feira, 24 de março de 2022

Apresentado o Festival Anadia de Paixões

 

O Município de Anadia apresentou na BTL, no passado dia 18 de março, o “Festival Anadia de Paixões” que vai decorrer entre 17 de junho e 3 de julho. Um novo conceito de evento, mais diferenciador, que pretende dar a conhecer as várias “emoções”, numa terra de “paixões” que é Anadia.

“Jantar de Adegas”, “Jornadas Técnicas”, “Feira da Vinha e do Vinho”, “Noites Baga Bairrada” e o Concurso e Encontro Nacional de Espumantes são os eventos que integram o “Festival Anadia de Paixões”. Destinado a vários públicos, tem como objetivo trazer pessoas a Anadia, envolvendo desta forma os diferentes organismos e agentes económicos ligados ao setor vitivinícola.

O Festival começa com o “Jantar das Adegas” que vai decorrer entre 17 e 19 de junho. Em cada noite, estarão presentes três produtores. O objetivo é que as pessoas jantem e convivam com o produtor, conhecendo assim melhor os seus vinhos e as suas histórias. Ao todo, estarão envolvidos nove produtores.

As “jornadas Técnicas” vão ter lugar, nos dias 20 e 21 de junho. O primeiro dia será dedicado à Vinha e o segundo ao Vinho. Estão previstas várias palestras em que os oradores apenas farão exposições técnicas.

A “Feira da Vinha e do Vinho” (FVV) conta este ano com algumas novidades. O período do certame vai ser encurtado para cinco dias, entre quarta-feira e domingo, com início a 22 e términus a 26 de junho, no Vale Santo, na cidade de Anadia. A organização do recinto vai ser todo reestruturado, bem como o modelo de stands. A programação é uma das grandes apostas, nomeadamente ao nível do palco principal. O cartaz de animação está a ser ultimado, prevendo-se a sua apresentação para dentro em breve. A FVV vai continuar a ter uma vertente online forte, com transmissão de concertos, entrevistas aos produtores e agentes económicos, entre outras iniciativas.

Outro dos eventos a realizar, no âmbito do Festival, é as “Noites Baga Bairrada” que vão decorrer entre 27 e 30 de junho. A iniciativa vai centrar-se em três unidades hoteleiras do concelho, uma por noite. O objetivo é levar os produtores à hotelaria, com masterclasses apenas sobre espumantes Baga Bairrada, envolvendo assim os clientes dessas unidades a conhecerem este novo conceito de espumantes que está a ser produzido a partir da casta Baga.

A terminar o Festival, entre 1 e 3 de julho, terá lugar o Concurso e Encontro Nacional de Espumantes. O Concurso Mundial de Bruxelas realiza, pela primeira vez, um evento dedicado aos espumantes que, este ano, vai acontecer em Anadia. Simultaneamente, haverá também uma mostra nacional de espumantes. Pela primeira vez, todas as regiões de espumantes do país vão-se juntar num único sítio (Anadia) para mostrarem aquilo que de bem se faz nos espumantes nacionais.

O vice-presidente da Câmara de Anadia, Jorge Sampaio, explicou que o Município para chegar a este novo conceito, auscultou os vários intervenientes ligados ao setor vitivinícola. “Não queremos que o evento se circunscreva apenas à FVV em si. Queremos envolver os produtores, a hotelaria e a restauração. A nossa pretensão é que seja um evento muito mais abrangente”, referiu.

Por outro lado, Jorge Sampaio sublinhou que outra das pretensões de Anadia, com a realização destes eventos, “é afirmar-se como o Centro Nacional de Espumantes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário