quinta-feira, 24 de março de 2022

Câmara de Águeda distinguida pelas oportunidades de prática desportiva outdoor

 Prémio atribuído pelo Município Amigo do Desporto classifica Águeda como tendo as melhores oportunidades para que os cidadãos pratiquem desporto ao ar livre.

A Câmara Municipal de Águeda acaba de ser distinguida, entre as 130 autarquias que fazem parte do programa Municípios Amigos do Desporto (MAD), pelas oportunidades de prática desportiva outdoor, tendo conquistado o 1.º lugar nos municípios entre 10.001 e 50.000 habitantes.

“Águeda destacou-se uma vez mais pela dinâmica e atividade regular desportiva e ainda pelas boas práticas que implementa para proporcionar eventos e ações de caráter desportivo ao ar livre, acessível a todos”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, que agradece o reconhecimento pelo trabalho que em Águeda é desenvolvido.

A aposta estratégica do Município de Águeda, alinhada com o Plano Municipal de Desporto, centra-se na implementação de um conjunto alargado de políticas desportivas que visam a promoção e o incremento da prática de atividade física e desportiva pela população, importante para a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.

O Vereador do Desporto regista que esta intervenção junto da população “resulta, simultaneamente, da cooperação com as juntas de freguesia e de parcerias com associações desportivas, que são determinantes para a existência de uma maior e melhor rede de espaços/equipamentos, apoiando ainda na sua manutenção, promoção e dinamização”.

Este prémio distingue, em concreto, as oportunidades que são criadas pelos municípios para a prática desportiva ao ar livre, tendo Águeda sido destacada não só pelo investimento em infraestruturas exteriores como pela dinâmica imposta para atrair os cidadãos para o uso regular destes espaços.

Quanto aos espaços naturais, destaque para a dinamização do Rio Águeda e da Pateira, onde são promovidas diversas ações de natureza desportiva, de uma forma competitiva ou recreativa, como Canoagem, Vela e Stand Up Paddle, sem esquecer os percursos pedestres (11) ou os trilhos de BTT (6).

De referir ainda que, integrada na estratégia municipal, é feita uma aposta no Desporto Adaptado, quer na formação de novos atletas como à prática federada da Paracanoagem, criando sinergias que visam estimular a prática desportiva pela população portadora de deficiência.

O Município, para além de espaços verdes requalificados e que têm condições para a prática de atividade física como o Parque de Alta Vila (no centro urbano) ou o Parque da Boiça (em Valongo do Vouga), dispõe também de instalações desportivas como o Centro de BTT – Águeda Bike Park, em Recardães, ou os equipamentos desportivos ao ar livre, de que são exemplo, entre outros, o Skate Park, o Campo Street Basket, junto ao Largo 1.º de Maio ou ainda a pista de check-up e os parques intergeracionais localizados em 10 das 11 freguesias do concelho.

Contribuíram para a atribuição deste prémio a realização e/ou apoio a eventos desportivos ao ar livre, nomeadamente o Bairrada 150 Ultra Marathon, o TriChallenge, o Triatlo e Duatlo Cidade de Águeda, as Provas de Orientação, o FriendShip Tour ou o Troféu de Trail Terras de Águeda.

Os programas desportivos desenvolvidos em espaços exteriores, nomeadamente pelo Centro de Formação Desportiva de Desportos Náuticos e pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida, que desenvolve ainda dois programas específicos anuais, o “Caminhar pela Natureza” e o “Manhãs no Parque”, também foram destacados na atribuição deste prémio nacional.

Entre os muitos projetos desenvolvidos em espaços exterior, de lembrar o “Águeda Bike 4 kids”, dirigido à população infanto-juvenil; o “Orienta-te em Águeda”; o “Canoagem na Escola”; ou o Projeto Developing Intereuropean Resources Trail Builder Training (DIRTT), um projeto europeu, em que o Município de Águeda é parceiro, que visa melhorar as condições para a prática do BTT no concelho de Águeda.

Edson Santos salientou que “este prémio, a par de outros que recebemos, como o Município com melhor Plano de Comunicação no Desporto e Atividade Física atribuído no ano passado, tornam Águeda cada vez mais um município referência do ponto de vista desportivo, reconhecido pelos seus pares e pela sociedade como um Município que alicerça as suas políticas na ideia de que o desporto é para todos, distinguindo-se pelo seu caráter inovador e inclusivo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário