quinta-feira, 24 de março de 2022

EXERCÍCIO DE ACIDENTE MULTIVÍTIMAS NO IC1 FECHA MAIS UMA AÇÃO DE TREINO OPERACIONAL DO DISPOSITIVO INTEGRADO DE OPERAÇÕES DE PROTEÇÃO E SOCORRO NO ALGARVE


Nos passados dias 21 e 22 de março decorreu, em S. Bartolomeu de Messines, a quarta ação da 2ª fase do programa regional de treino operacional, neste caso dirigido à temática dos acidentes rodoviários, promovido pelo Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve.

Com a participação dos Corpos de Bombeiros de Albufeira, Messines e Silves o objetivo de testar a interoperabilidade entre diferentes unidades que no dia-a-dia trabalham em triangulação de meios foi conseguida e, foram criadas as condições com o imprescindível apoio do Município de Silves, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil de Silves e diversas unidades orgânicas, para levar a cabo uma jornada de trabalho profícua de aperfeiçoamento técnico.

Dividido entre uma componente teórica e uma componente prática, a agenda incluiu sessões sobre a organização e intervenção em teatros de operações de acidente grave, aplicação de técnicas de salvamento, triagem e evacuação de vítimas, segurança e sustentação das operações. Além da equipa de formadores dos Bombeiros da região do Algarve, integraram o painel de oradores, o Instituo Nacional de Emergência Médica, a Guarda Nacional Republicana e a Infraestruturas de Portugal.

Recorde-se que o programa regional de treino operacional comtempla quatro fases (Incêndios Urbanos/Industriais, Acidentes, Incêndios Rurais, Matérias Perigosas), com 40 ações e 24 exercícios, envolvendo mais de 1000 operacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário