quinta-feira, 24 de março de 2022

Câmara de Águeda apoia dinâmica desportiva do concelho

 No total, foram atribuídos cerca de 412 mil euros a associações e coletividades do concelho e atletas, num incentivo financeiro que visa apoiar a atividade desportiva.

A Câmara Municipal de Águeda recebeu, hoje, no salão nobre, as 33 coletividades e 26 atletas que viram aprovados os incentivos financeiros no âmbito do Programa de Apoio Desportivo para a época 2021/2022. No total, foram atribuídos 412 mil euros a associações e coletividades do concelho e a atletas (atividade regular e mérito desportivo).

“Precisamos do envolvimento de todos e nós somos parceiros para resolver as questões que possam ter para que a dinâmica desportiva do nosso concelho continue a crescer”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, congratulando o desempenho dos atletas, clubes e associações. O Edil sublinha que “é disto que o nosso concelho precisa, de vibrar com as vitórias desportivas que vão sendo conquistadas ou construindo, todos, com a nossa atitude, trabalho e empenho, um concelho melhor”.

Na cerimónia, Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, destacou o “enorme trabalho” que as diferentes entidades têm na promoção do desporto e da atividade física, frisando que a parceria que a Câmara tem com as instituições desportivas do concelho é relevante para a regular e até aumento de oferta de iniciativas, eventos e atividades desportivas nas várias modalidades, do ponto de vista lúdico, formativo ou competitivo.

O apoio que a Câmara de Águeda presta às coletividades e atletas reconhece “este papel importante na promoção e dinamização do desporto e da formação desportiva por todo o concelho” e está alinhado com a estratégia municipal na aposta em políticas que conduzam ao aumento do número de praticantes de desporto, seja ao nível federativo, amador ou recreativo.

O Vereador do Desporto apontou a aposta do Município no Desporto Escolar, para que os jovens cada vez mais cedo pratiquem atividades desportivas, no Desporto Feminino e no Desporto Adaptado em várias modalidades. Realçou esta última área como uma ferramenta de inclusão: “O desporto pode ser uma forma muito interessante de integração”, disse.

Marlene Gaio, Vereadora da Ação Social e Educação, salientou precisamente a importância que “o desporto pode ter como forma de inclusão e de educação não formal, no sentido que cria e desenvolve valores importantes e que têm reflexos futuros, como o espírito de equipa, respeito e igualdade”.

De recordar que os incentivos concedidos resultam de um Programa de Apoio, ao qual foram submetidas candidaturas por parte de 33 associações desportivas de todo o concelho, que apresentaram 164 pedidos a diversas tipologias de apoios. Destes, foram aprovados os seguintes:

- 50 referentes à execução do plano de atividades;

- 2 para a execução do plano de atividades no âmbito do Desporto Adaptado;

- 23 para aquisição de material ou equipamento desportivo;

- 24 para a organização de atividades de caráter pontual (incluindo apoios extraordinários para organização de iniciativas de especial relevância para o Concelho);

- 16 para a participação em atividades de caráter pontual dentro ou fora do território continental;

- 19 para apoio a deslocações no âmbito da participação em provas ou iniciativas desportivas em território nacional;

- 4 para apoio social na área desportiva;

- 5 para a aquisição de viaturas;

- 4 apoios de Mérito Desportivo coletivo;

- 5 para apoio à execução de obras de conservação ou construção.

Acresce a estes incentivos, o concedido a 26 atletas que, de forma individual, se candidataram a este Programa de Apoio Desportivo.

Globalmente, foram atribuídos 411.993,65 euros, dos quais 372.843,31 euros se referiram às associações e coletividades e 39.150,34 euros para os atletas individualmente, pela atividade regular e pelo mérito desportivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário