quinta-feira, 24 de março de 2022

Porto de Mós | Água, um bem de todos e para todos!


Ontem, dia 22 de março, Dia Mundial da Água, teve lugar a cerimónia que assinalou a Conclusão das Obras de Abastecimento de Água à Freguesia de São Bento. Um momento simbólico com um significado efetivo para quem, nos dias de hoje, ainda não tinha acesso a água da rede pública.

 

Estão, assim, servidos da rede de abastecimento público de água, todos os lugares do concelho de Porto de Mós, colocando fim a um problema com várias décadas.


Casal de Santo António, Covas, Covão do Frade, Espinheiro, Fontainhas, Moita do Açor, Moliana, Paiã e Pia Carneira foram os lugares que encerraram esta demanda que, incluindo repavimentações, ascende a cerca de 1 milhão de euros.

 

A cerimónia aconteceu no lugar da Pia Carneira e contou com a presença da Presidente da Assembleia Municipal, Clarisse Louro, do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vala, do Vereador da Cultura, Desporto, Turismo e Ambiente, Eduardo Amaral, da Vereadora da Educação, Ação Social, Saúde e Juventude, Telma Cruz, do Vereador da Modernização Administrativa, Tecnologias e Sistemas de Informação e dos Serviços Municipais e das Obras Públicas, Marco Lopes, do Vereador do PS, Rui Marto, do Presidente da Freguesia de São Bento, Luís Ferraria e restante executivo.

 

No âmbito do Dia Mundial da Água, o Município aderiu, ainda, à ação de sensibilização “Hora de fechar a torneira”, que decorreu entre as 22h00 e as 23h00 de ontem, numa iniciativa da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas.

 

Ontem foi, também, apresentado o Concurso “ÁGUA E ENERGIA, FUTURO PARA TODOS”, uma iniciativa do Município de Porto de Mós, que pretende sensibilizar a comunidade escolar para a poupança de água e energia, assente na premissa que  +eficiência-desperdício=+poupança.


Trata-se de um desafio à comunidade escolar para conceber e aplicar internamente um plano de redução de consumo de água e energia, e ainda, apresentar a concurso uma dica de poupança que contribua para um uso sustentável e eficiente da água e da energia elétrica.

 

A rematar o Dia Mundial da Água, o grupo de jovens que recentemente integrou a equipa Jovem Autarca, fez um vídeo de apela e sensibilização para a poupança de água, dirigido aos seus pares, com o intuito de alertar os jovens para a importância da preservação deste bem essencial.

 

Patrícia Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário