quinta-feira, 24 de março de 2022

APCC distinguida com Selo de Qualidade de voluntariado europeu

 A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) viu ser-lhe atribuído o Selo de Qualidade do Corpo de Solidariedade Europeu, o programa da Comissão Europeia que permite a jovens participar em projetos comunitários no seu próprio país ou no estrangeiro e no âmbito do qual a instituição já acolheu até hoje cerca de 60 voluntários de diversas origens e enviou mais de uma dezena de jovens portugueses para projetos noutros países europeus.

Esta distinção – que em Portugal é decidida pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação – certifica que a Associação cria as condições necessárias para a participação de jovens em atividades de solidariedade, em conformidade com os princípios daquele programa europeu. Assim, as atividades de voluntariado da instituição são reconhecidas como sendo de alta qualidade, facilmente acessíveis e inclusivas e promotoras de oportunidades iguais e da não discriminação.

O Selo de Qualidade do Corpo Europeu de Solidariedade conferido à APCC é válido para os próximos três anos e, sendo atribuído na qualidade de Organização Líder, permite continuar a assumir a coordenação de programas de voluntariado transnacional. Desta forma, garante a capacidade de proporcionar novas experiências, aprendizagens e oportunidades a jovens portugueses e estrangeiros.

Trata-se também de um reconhecimento do trabalho que a APCC realiza na área do voluntariado internacional desde 2009 e que já foi destacado em ocasiões anteriores pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação: em 2016, a Associação recebeu um Prémio Boas Práticas Erasmus + em Portugal e, no ano passado, o mais recente grupo de voluntárias europeias fez parte dos exemplos de Modelos Inspiradores escolhidos no âmbito da comemoração em Portugal do Dia Internacional dos Voluntários.

Na APCC, o voluntariado europeu é desenvolvido no âmbito do projeto “Holding Hands With Other Abilities”, em paralelo com o voluntariado nacional, com o objetivo, entre outros, de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário