quarta-feira, 14 de junho de 2017

360º - Mais uma tragédia em Londres: enorme incêndio em torre de habitação faz vários mortos; e os novos mails do FC Porto contra o Benfica

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... um enorme incêndio está a consumir uma torre de habitação de 24 andares em Londres. Os bombeiros já confirmaram que há vários mortos entre as pessoas que ficaram encurraladas e pelo menos 50 feridos. Quatro famílias portuguesas vivem no prédio e um delas ainda não foi contactada. 

Testemunhas dizem que houve quem se atirasse das janelasOs relatos dos sobreviventes são impressionantes. Asimagens também. Vamos continuar a seguir o que se passa na capital britânica ao longo do dia.
 
Na China, foi detido o presidente da seguradora que quis comprar o Novo Banco, o multimilionário Wu Xiaohui, da Anbang.

O parlamento espanhol vai continuar hoje a debater a moção de censura ao governo de Mariano Rajoy apresentada pelo Podemos. Ontem a discussão durou mais de 11 horas. A votação pode acontecer ao fim da manhã, mas o PSOE já anunciou a sua abstenção.

Há uma app que permite viajar sem pagar nos transportes públicos do PortoOs casos de fraude já estão em tribunal.

As vacinas obrigatórias poderão vir a ser dadas nas farmácias. Segundo a notícia do JN, a intenção do ministério da Saúde é chegar a mais pessoas. Mas o Bloco não concorda.

O FC Porto revelou mais emails que diz provarem o envolvimento do Benfica num "esquema de arbitragem".As novas comunicações envolvem agora o assessor jurídico benfiquista, Paulo Gonçalves, o ex-presidente da Liga, Mário Figueiredo, e o próprio presidente do clube, Luís Filipe Vieira. O Benfica desmentiu de imediato, mas a polémica deve crescer ao longo do dia de hoje.



Outra informação relevante

A delação premiada é eficaz na luta contra a corrupção?O Luís Rosa entrevistou dois advogados com visões opostas sobre a medida que está na base do sucesso da Operação Lava Jato no Brasil: a ex-ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, que é a favor; e Paulo Saragoça da Matta, um dos mais conhecidos especialistas na criminalidade económico-financeira, que é contra. Eis os argumentos de um e outro.

O fisco espanhol acusou formalmente Ronaldo de não ter pago, de forma “consciente” e “voluntária”, 14,7 milhões de euros em impostos. A multa pode chegar a 28 milhões e a prisão efectiva até sete anos. O advogado do jogador português considera a acusação "absurda". A Gestifute, empresa que o representa, garante que nunca houve intenção. O Públicoavança que o Fisco também está a investigar fugas aos impostos no futebol português.

Jeff Sessions, o procurador-geral dos EUA, considerou um "mentira detestável" o seu envolvimento na trama russa durante as eleições americanas. Sessions, que tinha pedido escusa de investigar o caso devido a essas suspeitas, depôs ontem no Senado. Onde confirmou apenas ter recomendado a demissão do diretor do FBI, James Comey. O New York Times elenca em editorial todas as questões que ficaram por responder.

A investigação às interferências russas continua aliás a colocar a administração Trump no centro do furacão. E não há reuniões caricatas na Casa Branca que o evitem. Agora foi o nº 2 do Departamento de Justiça a ter de negar que podia estar sobre a mesa a demissão do procurador que investiga o caso.

Por cá, duas polémicas em curso (ou serão três?): 
Ascenso Simões (demitido da direção da campanha de António Costa por causa da polémica dos cartazes, lembrados?) saiu em defesa de Carlos César depois de ser conhecido que mais um familiar do presidente do PS tinha sido contratado para a Câmara de Lisboa. O deputado socialista questionou no Facebook se os "parentes de figuras pública só podem ser pedintes". Foi a principal reação dos socialistas ao rol de críticas pela contratação da sobrinha de César como técnica especializada da Gebalis, com um salário superior a mais de 70% dos funcionários da empresa.

A notícia sobre o caso de Inês César, avançada pelo Rui Pedro Antunes na segunda-feira, é apenas um exemplo de familiares do PS (e de César) na CML durante a era Costa-Medina (e que a revista Sábado tem revelado). Hoje o i acrescenta que nem houve entrevista de emprego neste último caso.

A escolha de Lacerda Machado, amigo de António Costa, para a administração da TAP levou o próprio Marcelo a pedir para se repensarem este tipo de nomeações e a sugerir um concurso público. Mas apesar das críticas do Presidente, doPSD, do CDS e do Bloco (só para citar os últimos), Costa não vê qualquer polémica.

O Presidente, que anda com o primeiro-ministro pela América do Sul, pediu também iniciativas legislativas para pôr termo às polémicas e suspeitas sobre a EDP no caso das rendas da energia.

Do resto da atualidade:
O presidente-executivo da Uber deixou a empresa por tempo indeterminadoTravis Kalanick alega razões pessoais (a morte da mãe), mas a empresa vive há meses dias difíceis: há acusações de assédio, sexismo e de péssimas condições de trabalho.

Um recado da Europa para o Reino Unido. Quer a França,via Macron, quer a Alemanha, através de Schäuble, fizeram questão de dizer a Theresa May que o Brexit ainda é reversível (a primeira-ministra britânica é que nem está em posição de o reverter, nem provavelmente de o negociar). Mas insiste no calendário.

A Coreia do Norte libertou um estudante americano condenado a 15 anos de prisão por ter roubado um cartaz de propaganda. Detalhe: o estudante pode estar em coma.

Ainda da Coreia do Norte, onde o ex-basquetebolista Dennis Rodman está novamente de visita. Diz que quer ajudar nas relações Coreia-EUA porque é “o único homem” com relações de amizade com Donald Trump e com Kim Jong-Un.

E uma boa notícia a acabar este bloco: amanhã há como que uma espécie de fim do roaming na EuropaVeja o (pouco) que vai mudar.

Os nossos especiais

A Rita Cipriano ouviu Joshua Rubenstein, o autor do livro "Os últimos dias de Estaline", falar sobre o fim da vida do ditador soviético. "Estaline sempre teve opiniões antissemitas, mas foi obrigado a camuflá-las", contou o professor de Harvard.

A nossa opinião

  • Luís Aguiar-Conraria escreve sobre o caso Ronaldo em "Ser-se pai sem uma mulher a tiracolo": "Se uma mulher pode recorrer a um dador anónimo de esperma para ter um filho, porque não há-de um homem poder recorrer a um óvulo para ter também um filho?".
     
  • Maria João Marques escreve sobre a polémica da família de Carlos César em "Lindas histórias de amizade e amor familiar": "Fiquei enternecida com o que se passou por estes dias para os lados dos amigos e familiares do PS. Ah, o gosto de termos gente a governar-nos que trata tão amorosamente de amigos e família".
     
  • Paulo Sande escreve sobre "Cronocentrismo ou o futuro mais que perfeito": É preciso encarar o presente com cautela e determinação, obrigando nomeadamente quem nos determina o rumo a governar sem demagogias nem súbitas amnésias sobre o que futuro pode trazer".
     
  • Helena Matos escreve sobre "Do Tempo de Salazar":  "Temer não recebe Marcelo nem Costa. Logo conclui o PR: só dança quem está na roda. Portugal é hoje uma versão acanalhada do "Pátio das Cantigas".
     
  • Rui Ramos escreve sobre "Inglaterra e França: a abstenção tem vantagens?": "As eleições em Inglaterra e em França sugerem que a abstenção é tão importante como a participação para um governo democrático ser possível.Em França, o poder de Macron vem da abstenção".
     
  • Laurinda Alves escreve sobre os "Grandes!": "Em tempos como estes, tão marcados pela perversidade de movimentos extremistas que formam terroristas e activam bombistas suicidas, é preciso dar ainda mais atenção às notícias resgatadoras".


Notícias surpreendentes
Pronto, amanhã é feriado outra vez (agora em todo o país), o tempo é de verão e uma sugestão destas vem sempre a calhar: o Tiago Pais sugere 16 bons restaurantes com esplanada em Lisboa (ou perto).

Se está mais pelo norte, há uma proposta para Gaia, mas ainda longe de estar concluída. O World of Wine vai nascer onde antes estiveram os antigos armazéns de vinho do Porto. Terá cinco museus e um parque temático vinícola de 30 mil metros quadrados, mas só ficará pronto lá para junho de 2020.

Mudando de tema, uma curiosidade. Sabe porque é que os Porsche têm a chave à esquerda? É sempre bom saber, porque nunca se sabe...

Anne Frank escreveu muito mais que o seu famoso diário enquanto esteve escondida dos nazis naquele anexo de Amesterdão. A Livros do Brasil vai publicar, pela primeira vez em Portugal, um volume com toda a produção literária da jovem judia. Nós aqui no Observador antecipámos em pré-publicação um dos seus contos: o "Medo".

Aos 20 anos acumulam-se frustrações e receios. Há uma conta no Instagram que os mostra em forma de poemas e ilustrações. Ora veja lá se o que faz a Qarter Life Poetry lhe diz alguma coisa?


Espero que, apesar das más notícias matinais, tenha acabado por o deixar a sorrir. Afinal, amanhã é feriado. Com ou sem tempo de descanso, passe pelo Observador para se manter sempre a par de toda a atualidade. Cá estaremos à sua espera, sem pausas

Tenha um dia produtivo e um bom feriado. Até sexta
 

 
7c12c9e4-c229-46e4-8a2d-bdf8107e82b5.png
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário