Umas por chamada telefónica, outras através do Facebook. Vários portugueses contactaram o centro comunitário português com ofertas de ajuda para os portugueses afetados.
O centro comunitário português recebeu uma “onda de solidariedade” com ofertas de ajuda para os portugueses afetados pelo incêndio numa torre de habitação no noroeste de Londres, afirmou esta quarta-feira o diretor, Lino Miguel.
“Recebemos umas largas centenas de chamadas, as pessoas responderam em massa”, confirmou o responsável à agência Lusa. Chegaram também contactos através da rede social Facebook.
O Centro de Apoio à Comunidade Lusófona foi envolvido por coordenar, em conjunto com o Consulado Geral de Londres e a Missão Católica Portuguesa, o plano de contingência para situações de emergência que afetam cidadãos lusófonos.
O dispositivo foi acionado muito cedo perto das 3h00 horas porque, por coincidência, um dos residentes no bloco é João Dias, coordenador do Programa Escolhas no centro comunitário. O plano prevê assistência com alojamento, alimentação, roupas e outros produtos pessoais, documentação e até apoio psicológico. A prioridade foi localizar e saber do estado de saúde dos residentes portugueses, nenhum dos quais está em risco de vida.
“As pessoas estão realojadas, escolheram ficar em casa de amigos”, indicou. A principal preocupação passou para encontrar roupa, calçado e produtos de higiene, tendo já sido recebidos alguns donativos.
Nas imediações do edifício, a comunidade local também se mobilizou, oferecendo bebidas a residentes desalojados, polícias, bombeiros e jornalistas. Na Igreja e centro comunitário de Latymer chegou um volume elevado de donativos, nomeadamente fraldas, sapatos, brinquedos, roupa e produtos alimentares. Uma voluntária dirigiu-se aos jornalistas pelas 13h00, indicando que já tinham suficiente e que não tinham capacidade para receber mais.
Fonte: Lusa
Foto: ANDY RAIN/EPA
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