Os serviços secretos têm informações de que pequenos grupos estão a ser encorajados pelo auto proclamado Estado Islâmico, para realizar um ataque terrorista no país.
Os serviços secretos finlandeses (Supo) elevaram o nível de ameaça terrorista, esta quarta-feira, por terem tomado conhecimento de planos relacionados com terrorismo no país, avança a agência de notícias Reuters.
“A ameaça terrorista mais significativa na Finlândia está relacionada com planos organizados por pessoas individuais ou pequenos grupos, encorajados por propaganda radical islâmica ou organizações terroristas “, afirmou o Supo em comunicado, depois de aumentar o nível de ameaça de baixo para elevado.
O país nórdico ainda não assistiu a ataques terroristas como os outros países europeus, mas a preocupação aumento depois dos recentes ataques na vizinha Suécia e Rússia.
As secretas disseram que o aumento do nível de ameaça terrorista deve-se particularmente pela saída de pessoas do país, que se juntaram ao estado islâmico, e que ganharam posições significativas dentro da organização.
“As ligações às organizações terroristas são mais séries e fortes do que nunca. Até agora ainda não tivemos de intervir e impedir um ataque em concreto”, afirmou o diretor da Supo, António Peltiari, aos jornalistas, em conferência de imprensa.
Fonte: Jornal Económico
Nenhum comentário:
Postar um comentário