Foi apresentada na manhã de hoje, 16 de Janeiro, no Mira Center, a ciclovia que ligará os 3 concelhos junto ao mar, inseridos na Comunidade Intermunicipal de Coimbra.
Desde a Figueira da Foz até Mira, passando pela parte litorânea do concelho de Cantanhede, serão cerca de 83 quilómetros de uma ecovia que pretende estar interligada na rede europeia de ciclovias.
Helena Teodósio, autarca de Cantanhede disse ao Jornal Mira Online que pretende unir a ecovia, que se localizará na região da Tocha, ao restante território concelhio, através de "ramificações que se interliguem" facilitando, desta forma, a moblidade "dando a oportunidade das pessoas sentirem o apelo à utilização das bicicletas, desincentivando o uso dos carros, a nível urbano". Mais a frente disse que o Município está empenhado em "realizar outros tipos de projetos, tanto pedonais como cicláveis temáticos: a da pedra, a do tremoço, a da vinha... No momento já há várias Freguesias com pequenas ciclovias que irão, certamente, juntar-se no todo deste projeto!"
Raul Almeida, Presidente da Câmara de Cantanhede enfatizou à reportagem do Jornal Mira Online o que pretende-se, no troço mirense: "já temos o troço de Mira perfeitamente identificado: passaremos junto à barrinha, o Canal de Mira, junto à Barra... mais a Sul haverá um troço completamente novo junto ao Palheirão, onde aproveitaremos o que já existe e outros trechos que ainda não estão preparados".
Segundo o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, a nova ecopista irá ser integrada na rota Eurovelo 1, da rede europeia de ciclovias, projeto da Federação Europeia de Ciclistas que pretende construir 70.000 quilómetros de ciclovias divididos em 14 rotas que irão interligar 42 países em todo o continente europeu.
A nova ciclovia, um misto de asfalto e terra batida, seguirá junto à linha de costa, através da Mata Nacional e do estuário do Mondego, devendo ligar a sul da Figueira com a ecopista em asfalto do Atlântico, que termina na Nazaré.
O percurso hoje apresentado, entre os 3 concelhos, está orçado em 1,2 milhões de euros e aguarda-se para breve uma resposta positiva à comparticipação de fundos comunitários.
Estiveram presentes na reunião desta manhã, representantes das Comunidades Intermunicipais de Aveiro, Coimbra e Leiria, bem como a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a Turismo de Portugal e a Turismo do Centro.