terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Carnaval de Ovar 2018 | Desfile Carnavais de Portugal marca abertura oficial


O Carnaval de Ovar 2018 arranca já no próximo dia 20 de janeiro, prolongando-se até 13 de fevereiro, uma vez mais com uma programação diferenciadora, arrojada, e para vários públicos.

O Carnaval de Ovar 2018 abre, uma vez mais, com um espetáculo único e diferenciador, o Desfile Carnavais de Portugal, o qual contará com a participação dos Carnavais de Alcobaça, Lazarim, Vinhais, Loures, Estarreja, Figueira da Foz, Santa Cruz da Trapa (S. Pedro do Sul), Mira, obviamente, Ovar. Este desfile inovador pretende revelar-se uma profícua experiência de partilha de ideias e sinergias entre vários carnavais nacionais e um momento único para todos os espetadores, representando ainda uma homenagem a todos os Carnavais de Portugal.
O desfile decorrerá no centro da cidade, terminando no Parque Sra. Da Graça, com um magnífico espetáculo piromusical.
A partir deste momento, a programação no Reino da Folia só terminará a 13 de fevereiro e, até esta data, são muitas as novidades e os motivos para fazer parte do Carnaval de Ovar, entre os quais, a Caminhada Noturna, o desfile da Chegada do Rei, o Carnaval Sénior, o Carnaval das Crianças, os Bailes de Máscaras, a Noite da Farrapada, a Grande Noite Mágica, as Visitas Guiadas à Aldeia, a Grande Noite de Reis, a Noite Dominó, os vários concertos do Espaço Folião e, obviamente, o Desfile Noturno das Escolas de Samba e os Grande Corsos Carnavalescos de Domingo e Terça-Feira.


Caminhada de Carnaval | 26 jan
No âmbito do programa de Carnaval de Ovar 2018, vai decorrer a quinta edição da Caminhada Noturna de Carnaval, sexta-feira, dia 26 de janeiro, pelas 21h30, no centro urbano de Ovar.
Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Ovar, através do serviço de Desporto, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da atividade física regular e, simultaneamente, proporcionar uma noite animada com a folia do Carnaval.
A concentração é na Praça da República e a Caminhada apresenta um percurso de cerca de 5 km, terminando no local de partida com uma atividade surpresa. As inscrições devem ser efetuadas na Piscina Municipal ou através do emailservico.desporto@cm-ovar.pt.


Desfile da Chegada do Rei | 28 jan

Sua Alteza – O Rei D. João O Afetuoso e Sua Alteza – A Rainha D. Ângela A Raríssima serão entronizados no dia 28 de janeiro, a partir das 15 horas, através do habitual desfile da Chegada do Rei e das Piadas Coletivas, no centro da cidade de Ovar (Avenida Sá Carneiro-Praça da República), e durante todo o período carnavalesco serão figura de destaque nos vários eventos programados, a par de uma agenda própria, que promete levar a folia e a alegria a outros espaços e iniciativas.
A escolha do Rei e da Rainha do Carnaval de Ovar representa, como habitualmente, uma homenagem a cidadãos do concelho que se destacam pelo seu envolvimento e contributo à comunidade e ao Carnaval e, nesta edição, a homenagem recaiu em João Carlos Santos, mais conhecido por Cachimbó, e Ângela Liz, dois grandes foliões do Carnaval de Ovar.    


Carnaval Sénior | 01 fev

No dia 01 de fevereiro decorre a 13ª edição do Carnaval Sénior, pelas 14h30, no Espaço Folião, envolvendo cerca de 500 seniores de várias instituições da região.
Do programa consta a atuação da Fun Swing Orchestra e a oferta de lanche a todos os participantes. Trata-se de uma iniciativa que promete animar os seniores do concelho e de concelhos limítrofes, provando que o Carnaval não tem idade.


CMOvar recupera tradicionais Bailes de Carnaval | 03 fev
Da tradição carnavalesca em Ovar, os Bailes de Carnaval foram até aos anos 80, do século passado, um ex-libris da Cidade. Recuperando essa tradição, a Câmara Municipal de Ovar vai realizar a quarta edição do Baile de Máscaras, que terá lugar no Bar do Centro de Arte de Ovar e que será animado pela Fun Swing Orchestra, que apresentará os melhores temas de sempre associados ao Carnaval. A Câmara Municipal lançou ainda o desafio a vários estabelecimentos de restauração e bebidas locais para organizarem na mesma noite Bailes de Máscaras, tendo já aderido o PH, o Progresso e o Glory’s, recriando tempos idos do Carnaval de Ovar e imprimindo uma dinâmica própria, propícia à alternância entre vários espaços de baile.


Mais de 2100 alunos no Carnaval das Crianças | 04 fev 
No dia 04 de fevereiro, domingo, a partir das 14h30, decorre um dos momentos altos do Carnaval de Ovar, o desfile das crianças no centro da cidade de Ovar, que conta com crianças de todas as freguesias do concelho. Assim, mais de 2100 crianças de 26 escolas e instituições do concelho vão apresentar-se trajados a rigor para mais um espetáculo cheio de vitamina da alegria, prometendo trazer milhares de visitantes ao centro da cidade da folia.


Espaço Folião | 02 a 13 fev
O Espaço Folião é já uma marca do Carnaval de Ovar, reconhecido pela apresentação dos melhores concertos carnavalescos. Em 2018 não será exceção, apresentando uma programação de luxo e tendo como cabeças de cartaz o artista brasileiro Arlindinho, filho do consagrado e reconhecido Arlindo Cruz, que também já atuou no Carnaval de Ovar, e o artista angolano Matias Damásio.
Neste espaço decorrerá também um espetáculo inédito e produzido para o Carnaval de Ovar “Despique”, com os Pevides de Cabaça e a Banda Filarmónica Ovarense.  Mas o Espaço Folião recebe ainda a Noite Dominó com o indispensável Quim Barreiros, a apresentação dos Sambas Enredo, Forrobodó, DJ Katy Cardoso, o MC Taty Lauren, Piruka, Phoenix RDC, Dirty Sound Boys, Los Bravos e os DJs Internacionais Third Party.


Noite da Farrapada | 09 fev
Depois do sucesso das duas primeiras edições, no dia 09 de fevereiro, a partir das 22 horas, está de regresso a Noite da Farrapada. Individualmente ou em grupo, a Noite da Farrapada proporciona a todos, sem exceção, a oportunidade de fazer parte do melhor Carnaval do país, num desfile espontâneo e divertido onde a animação e a alegria são as únicas regras. Os primeiros 1000 participantes inscritos, através de farrapada@cm-ovar.pt têm direito a um brinde surpresa.

Grande Noite Mágica e Sábado de Carnaval
Anualmente, milhares de pessoas, mascaradas ou não, rumam a Ovar na segunda-feira de Carnaval para a denominada Grande Noite Mágica, um evento no centro da cidade de Ovar com inúmeros pontos de animação para diferentes públicos.
Em 2018, à semelhança do ano transato, e numa perspetiva de melhorar as condições de acesso, circulação e segurança desta noite, será controlado o acesso ao centro da cidade e efetuados um controle das pessoas nas zonas de entrada, sendo proibido a entrada de objetos perigosos, bebidas alcoólicas, capacetes, objetos de vidro, materiais pirotécnicos, entre outros.
A entrada na Grande Noite Mágica, mantém-se gratuita, à exceção do Espaço Folião, e disponibiliza um conjunto de espaço de animação, entre os quais, a Praça da República com concerto Banda Inversão e o DJ André Guimarães, o Parque Júlio Dinis com animação por Several DJ’s, a Praça das Galinhas com P* da Loucura, o Chafariz do Neptuno com o DJ Johnny Light, o Jardim do Cáster com a Banda Sons Brasil e DJ Mark Villard, o Mercado Municipal com a banda Bailando e o Dj Sardinha.
No sábado de Carnaval e pretendendo potenciar a animação e a procura do centro da cidade, após o Desfile Noturno das Escolas de Samba, haverá animação com Forrobodó e Several DJ’s no Parque Júlio Dinis, Insert Coin animarão a Praça das Galinhas, e no Chafariz do Neptuno “The Fucking Bastards” são os artistas de serviço.  Já no domingo, o destaque são os Ena Pá 2000, na Praça das Galinhas.


Grandes Corsos Carnavalescos
Os dias 11 e 13 de fevereiro são a apoteose do Carnaval de Ovar, com os Grandes Corsos Carnavalescos que invadem a Avenida Sá Carneiro, atraindo milhares de pessoas. São cerca de 2000 figurantes, provenientes de 14 Grupos Carnavalescos, seis Grupos de Passerelle e quatro Escolas de Samba que anualmente escolhem um tema para o Grupo (ver anexo) e, posteriormente, surge um trabalho de criatividade e inovação, que tem sido aclamado pelo público.
De sublinhar que, ao longo dos últimos anos, a Câmara de Ovar tem vindo a implementar novidades e melhorias nos corsos, quer para os participantes, quer para o público, com destaque para os camarotes com catering, os estrados desnivelados para peão – que melhoram as condições de comodidade aos que adquirem bilhete de peão, as normas que desfile que melhoraram a fluidez do desfile e consequentemente incrementaram a qualidade dos corsos carnavalescos.


Carnaval de Ovar | Um Cartaz turístico em expansão
A aposta no engrandecimento do Carnaval, potenciando toda a programação, incrementando a organização, tem por objetivo atrair novos públicos ao Carnaval de Ovar. Neste sentido, a autarquia, designadamente, através do serviço de Turismo, tem implementado novas medidas e projetos. Assim, vão ser dinamizadas e ampliadas as Visitas Guiadas à Aldeia do Carnaval de Ovar, que nos últimos anos tiveram elevada procura. Estas visitas à central das operações carnavalescas, um espaço diferenciador e único no país, no qual convivem e trabalham cerca de duas mil pessoas dos 24 grupos e escolas de samba, visam dar a conhecer a verdadeira essência do Carnaval Vareiro. As visitas guiadas decorrerão nos dias 27 de janeiro e 2, 3, 9 e 10 de fevereiro, às 15h e às 17h. As inscrições devem ser efetuadas através do email turismo@cm-ovar.pt ou dos telefones +351 256 509 153 e +351 930 409 207.

Bilhetes
Os bilhetes para bancada e camarotes do desfile das Escolas de Samba e dos Grande Corsos de Domingo e Terça-feira gorda, bem como as pulseiras para o Espaço Folião, estão à venda no Centro de Arte de Ovar.
Nos dias de desfile, os bilhetes estarão à venda nas bilheteiras junto ao percurso: 10 de fevereiro – das 20h00 às 22h00; 11 de fevereiro - das 09h00 às 16h30; e 13 de fevereiro - das 09h00 às 16h30. No dia 12 funcionarão apenas as bilheteiras nº 2 (Av. Sá Carneiro - norte) e nº9 (Rua de Timor), das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.
As pulseiras para o Espaço Folião podem igualmente ser adquiridas no próprio dia, na bilheteira daquele espaço.


Preçário:
Bancada para desfile das Escolas de Samba – 5€
Bancada para desfile do Grande Corso de domingo – 13€
Bancada para desfile do Grande Corso de terça-feira – 11€
Peão – 6,00 €
Camarote – para 20 pessoas no sábado, 20 pessoas no domingo e 20 pessoas na terça-feira, incluindo serviço de catering – 3000 € ou 50€ individual/dia.

Espaço Folião – 5€/pulseira com direito a entrada nos dias 3, 10, 11 e 12 de fevereiro.  Nos restantes dias o acesso é gratuito.

Centro de Arte de Ovar
Rua Arq. Januário Godinho | 3880-152 Ovar | T. +351 256 509 160 | E. caovar@cm-ovar.pt
Horário: De 2ª a sábado - Das 10 às 12h30 e das 14 às 17h00


Telem. +351 932 031 116
Praça da República * 3880-141 OVAR
Tel. +351 256 509 118 Fax. +351 256 586 611



Nenhum comentário:

Postar um comentário