sábado, 24 de fevereiro de 2018

Macrobiótica, vegetarianismo – e uns bolinhos de bacalhau como manda o figurino

P
Fugas
  Sandra Silva Costa  
Há lugares que são muito mais do que aquilo que temos à frente – é o caso do restaurante (e mercearia e padaria) O Macrobiótico, no Porto, que ainda cheira a novo. Quando passamos a porta, o que temos à frente agrada à vista, a comida é mais saborosa e criativa do que estávamos à espera e, cereja no topo do bolo, há uma história para contar neste número 63 da Rua do Bonfim – ou ao lado dele, vá. O Luís Octávio Costa apontou a bússola para a zona oriental da cidade, entrou primeiro na frutaria sem nome onde Joana Simões, a dona do Macrobiótico, cresceu e depois foi ouvi-la desmistificar o conceito de macrobiótica. “As pessoas acham que é assim uma coisa muito complicada, que é um regime. E nós gostamos de dizer às pessoas que isto não é nenhuma dieta, que é uma forma cuidada de estar na vida e de procurar os melhores produtos.” Vamos provar um kenten de pêra com praliné de avelãs e fios de casca de laranja?
Para os mais canónicos nestas coisas da mesa, temos outra opção de prato do dia: os bolinhos de bacalhau (ou o costeletão de boi) que se servem no Senhor Zé, o restaurante que trouxe de volta à Baixa do Porto Maria da Soledade e José Canelas, eles que estarão para sempre ligados a dois históricos restaurantes da cidade, a “Mamuda” e a Casa Nanda. O Senhor Zé instalou-se na Rua do Campinho com “cozinha tripeira, cortesia e carinho”, escreve o José Augusto Moreira, numa prosa que nos deixa a salivar.
Entrando agora noutro registo, convido-vos a conhecerem os caminhos menos percorridos do Peru, na companhia de Klemens Detering, que foi à procura de alternativas à incontornável Machu Picchu. E voltou com muitos quilómetros nas pernas e histórias para contar sobre Huchuy Cosqo, Choque Quiraw e Espíritu Pampa.
E como isto anda tudo ligado, é também de quilómetros nas pernas que nos fala o Sousa Ribeiro, que foi à Eslováquia conhecer os sherpas que cruzam os Altos Tatras com dezenas de quilos às costas para abastecer os refúgios mais remotos. A história de Viktor Beránek, o rei das montanhas, é emblemática e é para ler aqui.
Falta apenas apresentar-vos os protagonistas da semana. Pedro Garcia e Catarina Trindade são as caras por trás do projecto Carne, Só Viva, que quer trazer para a discussão sobre o vegetarianismo uma pitada de humor e descontracção. Estiveram à conversa com a Mara Gonçalves.
É tudo por hoje. Voltamos a encontrar-nos de hoje a uma semana, à hora do costume. Até lá, visite-nos aqui. Boas viagens!

Vale a pena voltar aqui






Quem vem jantar ao quarto secreto do Ritz?

É um projecto de luxo num cenário de luxo: a suíte presidencial do Hotel Ritz vai abrir-se para uma série de jantares especiais, com chefs estrangeiros. Em cada noite, apenas vinte pessoas se sentarão à mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário