sábado, 24 de fevereiro de 2018

Manhã de sábado: Elina Fraga, a mulher que partiu o PSD ao meio

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Era do CDS, mas acabou no PSD. Diz que este Governo a "repugna" por ser de esquerda, mas é defendida por pessoas de esquerda. Atacou Passos, mas subiu ao topo do partido. Como é que chegou aqui?
Numa semana, Rui Rio sofreu derrota humilhante na bancada parlamentar, irritou os funcionários do PSD e atirou-se à imprensa, que acusou de lançar uma campanha contra Elina Fraga e Salvador Malheiro.
Os líderes de PS e PSD esperam acertar acordos sobre fundos comunitários até ao verão. Seguem-se temas como a descentralização, que podem até vir a ser discutidos fora da AR.
Cristas diz que CDS é que é “a alternativa ao Governo". Na moção que leva ao congresso, diz que o voto é cada vez mais livre, por isso o CDS vai sozinho a eleições. Rio não entra na equação. Para já.
Jogador de andebol, adjunto de Goethals, campeão nacional de juniores pelo Vitória SC e seis qualificações para a UEFA, eis Manuel Machado ao vivo e a cores no histórico Café Vianna, em Braga.
Luís Filipe Vieira, arguido na Operação Lex, garantiu que "nunca misturou a vida privada com qualquer função no clube" e, portanto, não ofereceu um cargo a Rui Rangel em troca da influência do juiz.
Governo pediu avaliação de risco de estabelecimentos noturnos, na sequência do caso da Urban Beach. Ministro quer criar grupo de trabalho para reforçar segurança e pondera medidas específicas.
Especialistas ouvidos pelo Observador levantam dúvidas sobre legitimidade do Fisco para fazer avisos em nome de ministérios. CNPD admite existirem "motivos de interesse público".
O casal foi acusado de mais três crimes de abuso de menores. A mãe foi ainda acusada de um crime adicional de agressão. Uma nova audiência preliminar foi marcada para dia 14 de maio.
Chama-se Buddy, tem a cruz de Cristo nas jantes e foi desenhado em Portugal, em 2009. Agora, o carro elétrico criado pelo CEiiA está nas mãos de Matt Damon, no filme "Pequena Grande Vida".
Burocracia? Fotografia? Visualizar? Ou "twitter", que é como quem diz "gorjear"? Estas palavras tornaram-se comuns, mas têm uma história e um inventor. 

Comer/Ver/Fazer

"Fe" é o primeiro jogo a ser publicado pela chancela da EA Originals e mostra-nos uma forma interessante de contar uma fábula sem recorrer a texto, apenas com arte e música. 

Rita Santos, a proprietária desta novidade, passou um ano à procura dos produtos (e produtores) que melhor representam o património gastronómico nacional. Porquê? Para que todos os possamos provar. 

A Companhia Nacional de Bailado estreia esta quinta-feira a nova coreografia de Tânia Carvalho. "S", a nova peça, faz parte de um ciclo sobre os vinte anos de carreira da coreógrafa. 

Alexander Payne assina uma fita de FC onde as pessoas pagam para viver vidas em miniatura, mas a história devia ser mais satírica e menos bem-comportada. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas. 

De pés assentes na zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia, com todo o Douro e a sua envolvência como pano de fundo, vai poder provar as novas criações que pretendem mostrar a versatilidade desta bebida. 

Para quem não gosta de estar a treinar a olhar para a parede ou de aulas de grupo lotadas numa sala fechada, os treinos ao ar livre com grupos e professor estão a crescer e a ganhar mais adeptos. 

O nome completo é "Edição Digital de Fernando Pessoa: Projetos e Publicações" e pretende dar a conhecer a obra publicada em vida pelo poeta português. Projeto é apresentado esta terça-feira, na BNP. 

Eastwood recria com mão de mestre o atentado falhado do comboio Thalis em 2015, em "15:17 Destino Paris", usando os três heróis do mesmo como actores. Eurico de Barros dá-lhe cinco estrelas. 

A pianista Joana Gama vai atuar no Panteão Nacional e o festival lisboeta, que começa esta sexta-feira, propõe mais dez concertos em quatro noites. Esta deverá ser a última edição na Culturgest. 



Opinião

Rui Ramos
O destino de Rui Rio não é ser oposição ao governo, mas ao próprio PSD. Foi sempre assim quando, no passado, o PSD foi posto na situação em que Rio o colocou, de subordinação ao PS.

Maria João Avillez
Um mínimo de seriedade face ao PSD reclama um mínimo de benefício da dúvida. Não se sabe é onde ir buscar o empolgamento. O das manhãs do início de uma nova aventura política.

Miguel Pinheiro
Sá Carneiro tentou várias vezes fazer acordos de regime com o PS: em 1976, em 1977, em 1978 e em 1979. Ao perceber que o PS nunca aceitaria negociar, virou-se para o CDS e ganhou com maioria absoluta.

Luís Aguiar-Conraria
Declarações como as de Ferraz da Costa, do Fórum para a Competitividade, dão a entender que uma parte dos empresários continua viciada em baixos salários. Estava na altura de serem mais competitivos.

Maria João Marques
Não há nada que irrite mais o português médio que o arrojo e a ousadia alheia. O atrevimento, as ambiciosas ideias de uns têm o condão de iluminar o conformismo dos restantes, o que ninguém leva a bem

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário