quinta-feira, 15 de março de 2018

360º- 20 anos depois, chegou a hora de voltar a referendar a regionalização? A "revolução" de Hawking em três teorias e os conselhos de Brazelton

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... a Proteção Civil alertou para o agravamento do mau tempo nos próximos dias.Vem aí agitação marítima, chuva e vento forte, trovoadas e queda de neve. Ontem houve um tornado em Esposende e caíram telhados de editoras e coberturas de espaços comerciais

Os alunos americanos desfilaram por todos os EUA em protesto contra o fim dos tiroteios nas escolas.

A cadeia de brinquedos Toys R Us vai fechar todas as lojas no Reino Unido e nos EUA. Depois de há seis meses ter declarado falência, ainda não encontrou compradores e vê-se obrigada a encerrar as cerca de 900 lojas que tinha nos dois países.

O Barcelona e o Bayern juntaram-se ao Real, ao Sevilha, à Roma e à Juventus nos quartos de final da Liga dos CampeõesOs catalães eliminaram o Chelsea com Messi a celebrar o seu o 100º. golo na 'Champions' (fez dois na vitória por 3-0, depois do 1-1 em Londres); já os alemães voltaram a bater o Besiktas por 3-1 na Turquia (em Munique tinha havido goleada de 5-0).

O Sporting joga hoje a passagem aos quartos de final da Liga Europa. Apesar da vitória por 2-o em Alvalade, Jorge Jesus não quer "dar abébias" na República Checa.





Outra informação relevante

A descentralização voltou ao debate político com a eleição de Rui Rio para líder do PSD. O tema foi o eleito para mais um ensaio do Observador, desta vez assinado por Carlos Guimarães Pinto. O título tem a pergunta mais pertinente: 2o anos depois, chegou a hora de voltar a referendar a regionalização?

Santana Lopes mostrou-se incomodado com o caso da informação falsa do currículo de Barreiras Duarte. Falou em "embaraço", pediu que a situação seja esclarecida o "mais depressa possível” e sugeriu que o secretário-geral do PSD fizesse um “pedido de desculpas”. Já Fernando Negrão, o líder da bancada social-democrata, rejeitou que a polémica estivesse a fragilizar o dirigente do partido, mas tratou-o como arguido, que não é.

Os fogos são o tema do debate quinzenal desta tarde, no dia em que termina o prazo para a limpeza das matas. O Público diz que o ministério da Agricultura vai criar faixas na floresta para ajudar na limpeza, prevenção e combate de incêndios: são mais 2441 km de caminhos em terrenos privados.

Ontem, uma audição à porta fechada no Parlamento com Xavier Viegas, coordenador do relatório independente sobre os fogos de Pedrógão Grande, revelou mais pormenores da tragédia.“Houve pessoas que morreram caídas na estrada com o telemóvel na mão a ligar para o 112, à espera de ser salvas".

A Lusoponte garante que já pagou pelas obras de manutenção na Ponte 25 de Abril. Em entrevista à TSFFerreira do Amaral diz que o pagamento foi feito através de um perdão de dívida ao Estado, num acordo que considera (obviamente) "razoável".

Houve mais um acordo do bloco central (alargado)O PS juntou-se à direita (PSD e CDS) para travar o PCP e o Bloco nas leis do trabalho. Nem o banco de horas individual escapou. Será que a Geringonça pode começar a desengonçar?

Costa voltou de Estrasburgo cheio de elogios a Portugal de Juncker e o apoio de Tajani sobre os impostos europeus. Já Centeno viu Bruxelas pedir um plano ambicioso para a banca e respondeu que sim (mas não terá falado do crédito fiscal dado Associação Mutualista do Montepio, que considera absolutamente legal). Hoje, em entrevista à RR e ao Público, Abel Mateus alerta que os "bancos podem exigir de novo a ajuda dos contribuintes".

Na saúde, não faltam já problemas. Antes de ir para Bruxelas, Mário Centeno esteve no Parlamento onde admitiu haver "má gestão" no sector; logo depois viu os enfermeiros das prisões denunciarem falta de pagamento e de condições; e, como se não bastasse, a DGS confirmou a existência um surto de sarampo no Norte do País, com 7 casos confirmados e 32 por confirmar.
Londres e Moscovo entraram mesmo em guerra diplomática por causa do envenenamento do ex-espião. Theresa May expulsou 23 diplomatas russos do Reino Unido e Putin falou em confrontação. Mas poucos parecem dar-lhe razão: a embaixadora britânica em Portugal fala da Rússia como "uma ameaça para a nossa segurança", a NATO diz-se "extremamente preocupada" com o caso, o Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se de emergência (embora estas reuniões já pareçam apenas protocolo) e a embaixadora dos EUA na ONU não tem dúvidas da responsabilidade do Kremlin.

Por falar em EUA, não pára a dança de cadeiras na Casa BrancaTrump escolheu para conselheiro económico Larry Kudlow, uma estrela da TV. E há mais revelações (via CNN) sobre a forma como o presidente americano tentou silenciar a prostituta com quem teve um caso sexual. Dos Estados Unidos vem ainda a notícia de que no Oklahoma as penas de morte vão são ser cumpridas com nitrogénio, que causa enorme sofrimento.

Também nos EUA, Elizabeth Holmes, a fundadora da Theranos, foi acusada de fraude pelo regulador norte-americanoA "menina querida" das startups, que perdeu 8 mil milhões de dólares, está obrigada a sair da empresa e proibida de exercer cargos executivos durante 10 anos.




Os nossos especiais

Deixo para este espaço os vários artigos que dedicámos à morte de dois homens (muito) especiais.

Começo com Stephen Hawkingo cientista exemplar, arrisco dizer o maior génio deste século, que não desistiu, apesar da doença, de fazer descobertas até ao fim:

Sigo para T. Berry Brazelton, o guru que revolucionou a pediatria e ensinou muitas mães a cuidar dos seus bebés (o médico americano faria cem anos em maio): 



A nossa opinião

  • José Manuel Fernandes escreve sobre o prazo das limpezas das matas: "As normas e prazos da lei de limpeza das matas fazem muito pouco sentido ou são inaplicáveis. Para que servem então? Para Costa poder dizer este Verão que fez tudo o que podia para evitar os incêndios".
  • Helena Garrido escreve sobre a isenção fiscal dada à Associação Mutualista do Montepio: "Escolha o que lhe é mais conveniente, parece ser o Estado de Direito que temos para alguns. Com uma margem política que só as maiorias absolutas davam, o Governo faz e desfaz o que quer".
  • Paulo Tunhas escreve sobre as críticas a Passos Coelho: "O ódio a Passos radica na sua energia, abnegação e estoicismo que surpreendeu muito boa gente – como eu, que mudei a opinião que dele tinha –, e que lhe permitiram controlar e dominar a bancarrota".
  • Eu escrevo sobre os outros sinais de que podem vir aí mais tragédias como as dos incêndios: "Estamos como antes dos incêndios. Há sinais e mais sinais de que alguma coisa grave pode acontecer. Na saúde, na educação, nos transportes. Há mais matas para limpar". 




Notícias surpreendentes
No cinema, hoje estreia o novo "Tomb Raider". O Eurico de Barros diz que há uma nova Lara Croft e que o resto é mais do mesmo, por isso dá-lhe apenas uma estrela. Mas tem mais opções para ir ver.

Na televisão, há uma série de que todos falam (e por boas razões acrescento já eu). E o que é que "A Casa de Papel" tem? Tem dinheiro, muito dinheiro, personagens bidimensionais, mas bem trabalhadas, e um dos melhores assaltos na ficção das últimas décadas.

Já para quem gosta de exposições, há uma mostra absolutamente inédita de José de Guimarães para ver no Museu do Oriente, em Lisboa.

Uma ajudinha para acabar: não se esqueça de anotar na agenda que o Dia do Pai e já segunda-feira. Pode aproveitar o fim de semana para comprar a prenda. O Mauro Gonçalves dá uma ajuda com uma boa lista de sugestões, dos 4 aos 100 euros.


Hoje há debate quinzenal, que vamos seguir como sempre em directo no Observador, para depois fazer toda a análise do que foi dito na Assembleia. Mas não faltarão outros temas e sugestões. É só passar por cá

Boa quinta-feira (apesar do mau tempo)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário