quinta-feira, 10 de maio de 2018

Figueiró dos Vinhos - Actualização . - Atribuição da distinção ao Senhor Presidente da Republica


O PSD - Partido Social Democrata, através do seu Vereador Eng.º Filipe Silva, apresentou da reunião de câmara, de ontem, 9 de maio de 2018, uma proposta para a Atribuição da Medalha de Honra do Município de Figueiró dos vinhos a Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da Câmara e a maioria PS do executivo municipal recusaram discutir e aprovar a referida proposta tendo esta ficado, no entanto, e por exigência do nosso Vereador, exarada em ata.

Relativamente a este assunto o Presidente da Câmara tem feito declarações públicas negando o que se passou e procurando desculpar-se referindo, nomeadamente que o“Presidente da República ainda não confirmou ao município a eventual presença no dia 24 de junho nas cerimónias do Dia do Concelho” e que por via disso “Não faz sentido estar a discutir esta matéria sem haver uma confirmação da presença do chefe de Estado nesse dia”

É caso para perguntar:

1.- Se o Senhor Presidente da Republica não vier ao nosso Concelho, no dia 24 de junho, já não lhe é atribuída a Medalha de Honra do Município?

2. O fundamento e a atribuição da distinção está dependente da vinda do Presidente da Republica a Figueiró dos Vinhos ou a atribuição da Medalha de Honra do Município obedece e está alicerçada em argumentos sólidos e profundos que distingam o agraciado?

Ou ainda,
3. A distinção é atribuída só a quem se desloca ao concelho ou é atribuída porque o homenageado efetivamente a merece?

Por aqui facilmente se percebe que ao escolher a partidarite aguda e a irresponsabilidade o Presidente da Câmara, Jorge Abreu, meteu uma vez mais os pés pelas mãos neste processo e à beira do precipício dá um passo em frente, fazendo lembrar a citação de Alexander Pope, “Aquele que diz uma mentira não calcula a pesada carga que põe em cima de si, pois tem de inventar uma infinidade delas para sustentar a primeira.”

Ora a atribuição da Medalha de Honra do Município nada tem a ver com a data da entrega ao distinguido. Esta é mais uma mentira, a juntar a outras, e uma desculpa esfarrapada, surreal e sem nexo, arranjada por gente pequena para procurar, sem êxito, justificar o injustificável.

Qualquer pessoa minimamente inteligente percebe que a aprovação da proposta e a atribuição da distinção nada tem a ver com a sua entrega ao homenageado e logo perceberia que nunca poderia dar essa desculpa porque ela simplesmente não colhe.

A proposta apresentada pelo PSD, e recusada pelo PS, e que é do conhecimento público, sugere que a medalha, depois de atribuída, pudesse ser entregue no Dia do Concelho, aquando da vinda do Senhor Presidente da Republica a Figueiró dos Vinhos. Tanto assim é que, pelo que corre, o programa normal nesta data já estará a ser alterado para acomodar a disponibilidade de horários do Professor Marcelo Rebelo de Sousa.

O PSD lamenta toda esta situação em que o Presidente da Câmara e a maioria PS que o suporta está a colocar o Senhor Presidente da Republica.

O alarmismo irresponsável criado hoje pelas declarações contraditórias e surreais do Presidente da Câmara contraria tudo o que passou na reunião e a verdadeira razão para a recusa da atribuição da medalha. Repare-se que numa primeira ocasião o Presidente da Câmara refere a não confirmação da data para não aprovar a proposta, para mais adiante referir “ o executivo tem um conjunto de propostas para o Dia do Concelho incluindo distinções onde se inclui a do Presidente da República".

É, caso para voltar a perguntar:
1. Se não há uma confirmação da presença do Chefe de Estado nesse dia como é que o Presidente da Câmara consegue dizer, sem se rir e tendo em conta o quem disse antes, que o executivo já tem um conjunto de propostas para o Dia do Concelho incluindo distinções onde se inclui a do Presidente da República?

Se o Presidente da Câmara e a maioria que o apoia estava de acordo com a atribuição da distinção, como agora já parece vir dizer, então não haveria razão alguma para não terem aprovado a proposta quando ela foi apresentada na reunião de câmara. Queremos acreditar que nada os move contra o Senhor Presidente da Republica. Acreditando nisto só não a aprovaram por uma simples razão: porque não foram eles que a propuseram. Não aprovaram porque a proposta foi apresentada pelo PSD e não pelo PS. Não a aprovaram por inveja, por partidarite, por pequenez e por arrogância de quem se julga poder, querer e mandar.

Vir agora dizer que o Senhor Presidente da Republica ainda não confirmou a sua vinda a Figueiró dos Vinhos, quando isso já foi notícia na comunicação social, para inviabilizar a atribuição da distinção, parece-nos mesquinho, totalmente despropositado, uma desculpa esfarrapada e uma irresponsabilidade pela situação em que colocam o mais alto magistrado da Nação.

Um Presidente de Câmara que se considere minimamente responsável, que saiba ser e saiba estar não pode ter este tipo de discurso e comportamento.

O Partido Social Democrata, ao contrário do PS local, considera que o Senhor Presidente da Republica Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa é credor do nosso reconhecimento e da nossa gratidão e merecedor desta distinção, independentemente se vem ao não em Junho a Figueiró dos Vinhos. Assim o pensamos, assim o propusemos e não mudamos de opinião.

O PSD repudia veementemente as declarações irresponsáveis do Presidente da Câmara, Jorge Abreu, que pretende, tão só, iludir a sua ação na rejeição da proposta apresentada pelo PSD. Um comportamento que já se vem tornando, infelizmente, um hábito. Veja-se o que já fez a propósito da divida da autarquia, em que mentiu vergonhosamente acerca do seu valor e foi desmentido por duas vezes pelos relatórios do Revisor Oficial de Contas, ou mais recentemente como reagiu a uma outra nossa proposta que se prende com a vinda para Figueiró dos Vinhos da Empresa Pública de Desenvolvimento e Gestão Florestal.

Se o PS e os seus dirigentes se empenhassem mais na criação de emprego, na melhoria das condições de vida das pessoas e em desenvolver o concelho, da mesma forma com que se empenham em caluniar e em fazer oposição à oposição, Figueiró dos Vinhos seria um concelho mais próspero, mais justo e mais desenvolvido.

Figueiró dos Vinhos, 10 de Maio de 2018
Partido Social Democrata de Figueiró dos Vinhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário