quinta-feira, 10 de maio de 2018

Segunda semifinal da Eurovisão é hoje com 18 países em competição

Dezoito países competem hoje na segunda semifinal da 63.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que decorre em Lisboa, e na qual irão atuar também Alemanha, França e Itália, automaticamente apurados para a final.
Resultado de imagem para Segunda semifinal da Eurovisão é hoje com 18 países em competição
O palco desta edição foi montado na Altice Arena, no Parque das Nações, o 'quartel-general' do concurso que Portugal venceu pela primeira vez no ano passado, com a canção "Amar pelos dois", interpretada por Salvador Sobral.
Hoje competem Noruega, Roménia, Sérvia, São Marino, Dinamarca, Rússia, Moldávia, Holanda, Austrália, Geórgia, Polónia, Malta, Hungria, Letónia, Suécia, Montenegro, Eslovénia e Ucrânia.
Além destes países, serão ainda apresentadas as canções da Alemanha, França e Itália. Estes países só competem na final, por fazerem parte do grupo dos chamados 'Big 5' (que inclui ainda Espanha e Reino Unido), os países que contribuem com mais verbas para a European Broadcasting Union (EBU, na sigla em inglês), que organiza o concurso.
Além dos 'Big5', também Portugal está automaticamente apurado para a final, mas por ser o país anfitrião. Cláudia Pascoal dá a voz ao tema "O Jardim", composto por Isaura.
Dos 18 países hoje em competição, os dez com maior pontuação passam para a final, marcada para sábado. A pontuação é decidida por televoto (com um peso de 50%) e por júris nacionais (outros 50%). Todos os júris dos países que competem na semifinal irão votar, bem como os júris de Alemanha, França e Itália.
Na terça-feira, durante a primeira semifinal, ficaram apuradas para a final as canções da Áustria, Estónia, Chipre, Lituânia, Israel, República Checa, Bulgária, Albânia, Finlândia e Irlanda.
O Festival Eurovisão da Canção é realizado pela EBU em parceria com a RTP, em Lisboa.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário